Como uma pioneira do Workplace está melhorando a visibilidade da liderança e o compartilhamento de conhecimentos

Em nosso novo vídeo, conhecemos a gerente de comunicações dos países Nórdicos da Elkjop para descobrir por que ela escolheu o Workplace e como ele está transformando a maneira como a Elkjop trabalha em equipe.

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA

Os Pioneiros do Workplace são os Diretores do Workplace mais sofisticados e inovadores do mundo. Nesta nova série, aprenderemos por que eles escolheram o Workplace e o impacto que ele está causando em suas organizações.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Esta semana, Maria Purcell, do Workplace, fala com Line Lauvsnes Oddekalv, que liderou a equipe por trás da implantação do Workplace na Elkjop, a maior varejista de eletrônicos de consumo nos países nórdicos.

“O início da nossa história”, começa Line, “é conhecido por muitas empresas...”

é conhecido. Line relembra uma história repleta de elementos que já vimos muitas vezes: a intranet antiquada e desatualizada. A força de trabalho jovem e vibrante, ávida por tecnologias melhores. E a desconexão contínua entre as pessoas nas 400 lojas.

Um cenário ultrapassado que Line e sua equipe estavam determinados a atualizar.

“Sendo uma empresa de tecnologia formada por jovens, realmente precisávamos nos atualizar”, continua Line. “Eu pensei em quais empresas eram realmente ótimas em comunicação. Quem engajava os funcionários e era boa em desenvolver culturas? Uma dessas respostas foi o Facebook.”

E na hora certa Line ouviu falar do Facebook at Work (que se tornou o Workplace do Facebook). Eles estavam prontos para começar.

Transformando as comunicações

Transformando as comunicações

O impacto foi imediato. E ajudou a Elkjop a transformar sua abordagem de comunicação e colaboração. “O Workplace é o nosso principal canal de comunicação. Usamos para tudo.”

O Workplace foi usado inclusive para finalmente desativar a intranet desatualizada da empresa. “Desativamos nossa antiga intranet quando implantamos o Workplace. Basicamente, você precisa estar no Workplace para saber o que pode fazer no trabalho.”

Acesso rápido ao conhecimento e resolução de problemas mais ágil

Acesso rápido ao conhecimento e resolução de problemas mais ágil

Essa decisão facilitou e agilizou o compartilhamento de conhecimento em toda a empresa.

“Nosso maior caso de uso é o compartilhamento de conhecimento. Temos tantas pessoas competentes espalhadas em locais diferentes. Antes elas não tinham como se comunicar.”

Usar o Workplace mudou isso. “Agora, todas essas pessoas que sabem muito sobre o que estamos vendendo, o que estamos fazendo e como ajudar os clientes podem usar o Workplace para interagir e ajudar umas às outras, além de compartilhar conhecimento.”

“As pessoas usam o Workplace para interagir e ajudar umas às outros, além de compartilhar conhecimento.”

"Os funcionários da loja dizem que, quando estão com clientes no estabelecimento (e se precisam saber algo), usam o Workplace. Eles perguntam aos colegas e obtêm respostas dessa maneira."

Aumentando a visibilidade dos líderes

Aumentando a visibilidade dos líderes

Usar o Workplace também conecta o topo e a base da hierarquia, tornando os líderes muito mais visíveis para o restante da organização.

“Nosso CEO começou na função há alguns anos e as pessoas não sabiam quem ele era. E durante uma viagem, conheceu uma jovem que trabalhava em uma das lojas na Suécia. E quando ele se apresentou, ela disse: "Quem é você?!"

Mas isso foi antes do Workplace permitir que as pessoas construíssem relacionamentos mais fortes. Um senso de comunidade que não seria possível em situações tradicionais.

“Então agora, quando viaja”, Line ri, “as pessoas querem tirar uma selfie com ele! Ele se tornou quase uma celebridade interna. E ele usa bastante o Workplace. Ele realmente está aberto à plataforma.”

O futuro do trabalho na Elkjop

O futuro do trabalho na Elkjop

O mundo do trabalho está mudando. Osso é algo que Line e sua equipe trabalharam duro para entender. Eles identificaram algumas das principais tendências e se mobilizaram para ajudar a Elkjop a entender a nova realidade do trabalho, além da necessidade de mudança.

“Falamos muito sobre o futuro do trabalho”, diz Line. “Bem, o futuro está aqui! Na Elkjop, temos pessoas com 20 anos de idade.”

É uma geração acostumada a usar redes sociais como uma ferramenta cotidiana e que tem padrões mais elevados quando se trata de tecnologia. “Eles têm demandas diferentes sobre as ferramentas que usam”, explica ela. “E são abertos a poder expressar opiniões e serem ouvidos.”

Como manter uma boa comunicação com os trabalhadores de meio período e de turnos? Com o Workplace isso é possível.

Quando você adiciona trabalhadores por turnos e de meio período a essa receita, a pressão sobre a capacidade do varejista em permanecer conectado aumenta.

“Como manter um bom fluxo de comunicação com todos?” questiona Line. “Bem, com o Workplace isso é possível...”

E essa é uma boa história. É por isso que teremos uma continuação...

Não perca a segunda parte dessa entrevista na próxima semana para saber como a Elkjop está usando o Workplace para conectar funcionários da linha de frente e de meio período, e por que ela acha que os varejistas de todos os lugares devem implantar o Workplace.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Faça sua organização parecer mais horizontal e intimista. Experimente o Workplace gratuitamente por 90 dias.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como os Pioneiros do Workplace estão usando o Workplace para transformar as organizações

Steve Clarke, Pioneiro do Workplace, foi uma parte fundamental da implementação de sucesso do Workplace na Virgin Atlantic e na Virgin Holidays. A nova entrevista em vídeo com os Pioneiros do Workplace traz mais informações.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Insight do CEO: como a Taronga Conservation Society está usando o Workplace para aprimorar a comunicação

Conhecemos a Taronga Conservation Society Austrália e vimos como o uso do Workplace está aumentando a visibilidade em toda a organização, desde a linha de frente até a matriz.