Dicas para aumentar o bem-estar do funcionário

O bem-estar no local de trabalho deixou de ser um adicional agradável para se tornar essencial. Por que isso é tão importante? Como colocar o bem-estar no centro da cultura de trabalho?

CULTURA | 7 MINUTOS DE LEITURA

Cuidar da saúde e bem-estar dos seus funcionários é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para cuidar da saúde da sua empresa. Uma organização moderna e saudável entende que o bem-estar vai além de cafés da manhã gratuitos, aplicativos de atenção plena e descontos em academias. Ela coloca o bem-estar como o foco de toda a cultura da empresa.

A pandemia pode ter despertado as organizações para a importância do bem-estar, mas muitas ainda não sabem como cultivá-lo no local de trabalho. No Reino Unido, um número crescente de organizações afirma que está sendo proativa em relação ao bem-estar, mas apenas cerca de metade tem uma estratégia formal de bem-estar dos funcionários em vigor.

Enquanto isso, o bem-estar está sendo prejudicado. Cerca de 85% dos entrevistados em um estudo global da Harvard Business Review dizem que o bem-estar diminuiu desde o início da pandemia.

Então, o que você pode fazer para melhorar o bem-estar dos funcionários na sua organização? Para descobrir, conversamos com Sharon Aneja, fundadora da Humanity Works Consultancy, uma consultoria de psicologia positiva e bem-estar.

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

O que é bem-estar no local de trabalho?

O que é bem-estar no local de trabalho?

O bem-estar não está relacionado apenas à saúde física, embora isso seja extremamente importante. O bem-estar no local de trabalho está relacionado a como as responsabilidades, expectativas, relacionamentos, níveis de estresse e ambientes de trabalho do dia a dia afetam a saúde e a felicidade geral dos funcionários.

"Em última análise, trata-se de como as pessoas se sentem no trabalho", diz Sharon. "Como elas se sentem sobre si mesmas e sobre a organização? Isso pode abranger muitas coisas diferentes: bem-estar físico, mental, emocional, social e psicológico. As pessoas ignoram o bem-estar espiritual, mas isso também é muito importante."

Você pode ver o bem-estar em termos de uma hierarquia de necessidades, ela sugere. Começando de baixo, fica assim:

  • Nível básico: bem-estar psicológico: ser pago e ter um ambiente limpo para trabalhar

  • Nível 4: segurança física e segurança psicológica: sentir segurança para ser você mesmo

  • Nível 3: bem-estar social: sentimento de pertencimento a uma organização

  • Nível 2: estima: sensação de valorização

  • Nível 1: autorrealização: ser capaz de se relacionar com o propósito do trabalho e a organização

Parece ser muita coisa? Talvez seja. Mas não há atalhos para ser alcançar o bem-estar. "Se vamos atender às necessidades humanas no local de trabalho, a nossa abordagem do bem-estar no local de trabalho precisa ser holística”, diz Sharon.

"Os programas de bem-estar de maior sucesso são aqueles que o bem-estar é colocado no centro da organização. Isso não pode ser apenas responsabilidade do RH. É responsabilidade de todos, porque o bem-estar no local de trabalho não é bom apenas para o funcionário e para a organização. É bom para as comunidades. É bom para a sociedade. É bom para a economia. São muitos benefícios além da interação entre o funcionário e o empregador."

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Qual a importância atualmente do bem-estar no trabalho?

Qual a importância atualmente do bem-estar no trabalho?

A pandemia teve um impacto sísmico na forma como trabalhamos. Mas em meio ao cenário de incerteza, os empregadores enfrentam desafios contínuos para priorizar o bem-estar. Confira cinco questões urgentes sobre as quais refletir.

Esgotamento, ansiedade e depressão

Durante a pandemia, o aumento das cargas de trabalho e a escassez de funcionários fizeram com que as pessoas trabalhassem mais horas e fizessem menos pausas. A pesquisa de Harvard cita o aumento das demandas de trabalho como o fator mais significativo que contribui para o declínio do bem-estar no local de trabalho desde o início da pandemia.

A falta de tempo de descanso pode causar níveis mais altos de estresse, com risco de esgotamento e maior rotatividade de pessoal se não for resolvido. O desafio para os líderes é enfrentar as condições que levam ao esgotamento antes que seja tarde demais.

Desafios de trabalhar em casa

O trabalho em casa e o trabalho híbrido oferecem muitos aspectos positivos: flexibilidade, deslocamento reduzido e mais tempo para a família, amigos e hobbies. Para as organizações, essa opção abriu as portas para diversos talentos e reduziu os custos de escritório. Mas a desvantagem é a falta de limites: é muito mais difícil "finalizar um dia de trabalho" quando o escritório é a mesa da cozinha. Também é mais desafiador se conectar com colegas e receber suporte imediato.

Isolamento e solidão

Bloqueios e trabalho remoto aumentaram os sentimentos de isolamento, principalmente para pessoas que moram sozinhas. Esses sentimentos podem se intensificar em tempos de incerteza. Somos animais sociais. Estar separados de outras pessoas e do ambiente de trabalho pode levar ao desengajamento e reduzir a moral, afetando o bem-estar emocional.

Instabilidade financeira

A incerteza econômica dos últimos 18 meses causou uma mudança dramática nas finanças de muitas pessoas. Enquanto alguns conseguiram economizar dinheiro, outros enfrentaram licenças, excesso de pessoal e preocupações com a segurança do emprego.

O bem-estar financeiro recebe menos atenção das organizações, de acordo com uma pesquisa do Chartered Institute of Personnel and Development.1 No entanto, as preocupações com dinheiro podem ser uma fonte significativa de estresse para os funcionários, prejudicando o desempenho no trabalho.

Desafios da liderança

Do gerenciamento de equipes remotas à introdução de medidas extras de segurança no local de trabalho, a pandemia colocou enormes demandas nos líderes. Mesmo que você esteja se sentindo tão sobrecarregado e inseguro quanto todos os outros, o trabalho de um líder é projetar calma e um sentimento de "nada mudou" para as suas equipes. Um estilo de liderança honesto, aberto e visível desempenha um papel crucial no bem-estar da equipe, especialmente em tempos de turbulência, quando os seus funcionários procuram orientação e apoio extras.

alttext

Como é o bem-estar em um mundo de trabalho híbrido?

Os benefícios de focar o bem-estar no trabalho

Os benefícios de focar o bem-estar no trabalho

Quando você melhora a saúde e o bem-estar dos seus funcionários, está ajudando a criar uma força de trabalho mais motivada, engajada e de alto desempenho, o que só pode trazer vantagens para os negócios. Os benefícios de investir no bem-estar dos funcionários incluem:

  • Atrair e reter os melhores talentos

    A pandemia mudou as prioridades das pessoas, redefinindo as medidas de sucesso. "As pessoas estão colocando bem-estar, sustentabilidade e propósito acima de dinheiro, status e poder", diz Sharon. "Todo mundo está falando sobre a grande onda de pedidos de demissão com as pessoas querendo deixar os empregos. Os funcionários estão claramente no comando agora e vão escolher empregadores que se importem e valorizem os funcionários".

    Os funcionários que se sentem cuidados e apoiados pela organização tendem a ser mais leais e querem ficar mais tempo. E como o empregador médio do Reino Unido gasta cerca de £ 3.000 e 27,5 dias na contratação de um novo trabalhador, reter os melhores talentos pode economizar muito dinheiro e tempo para as empresas.2

  • Maior diversidade e inclusão

    Focar a inclusão pode ajudar você a atrair uma força de trabalho formada por um grupo diverso de pessoas talentosas de todas as origens e mentalidades diferentes. Além de prevenir o desenvolvimento de problemas de saúde, um local de trabalho solidário e inclusivo pode dar aos funcionários que já têm problemas de saúde a ajuda e os recursos de que precisam para permanecer no trabalho e prosperar.

  • Maior produtividade

    Funcionários saudáveis, felizes e motivados chegam ao trabalho sentindo-se energizados, engajados e totalmente focados no trabalho. Isso está em nítido contraste com funcionários infelizes, sobrecarregados e cansados, que não têm energia, têm pouca concentração e são mais propensos a entrar em conflito com os colegas, o que reduz o desempenho. Apoie os seus funcionários para ajudá-los a trabalhar de maneira mais inteligente e alcançar mais.

    “Não deixe a estratégia de bem-estar para o RH. Envolva as pessoas nesse processo. Elas são o seu recurso, mas também fornecem insights e soluções. ”

  • Mais união da equipe

    Um ambiente que encoraje a colaboração, a formação de equipes e a amizade no trabalho é vital para que os funcionários tenham um sentimento de pertencimento. As pessoas que trabalham em equipe com amigos também tendem a se esforçar mais, pois se sentem responsáveis pelos colegas. Relacionamentos saudáveis podem ter um impacto extremamente positivo no bem-estar mental e na felicidade das pessoas no trabalho.

  • Moral elevada e maior satisfação no trabalho

    Os funcionários cujas necessidades de bem-estar são atendidas sentem-se mais valorizados e apreciados e geralmente têm maior autoestima do que aqueles que não são apoiados. Sentir que o trabalho que fazem tem importância é crucial para o bem-estar dos funcionários e ajuda a tornar as pessoas mais comprometidas em alcançar as metas da sua empresa.

  • Melhor relacionamento com o cliente

    Quando o bem-estar é bom, os problemas são resolvidos rapidamente, novas ideias de vendas fluem e há uma vontade de elevar os padrões de atendimento ao cliente. Se os funcionários que lidam com pessoas e os clientes se sentirem ansiosos ou deprimidos e não acreditarem no que estão fazendo, a qualidade do seu produto ou serviço sofrerá. Isso pode significar que os problemas aumentam devido à má comunicação.

Quatro dicas para criar uma estratégia de bem-estar no local de trabalho

Quatro dicas para criar uma estratégia de bem-estar no local de trabalho

Então, como criar uma estratégia de bem-estar no local de trabalho que coloca as pessoas em primeiro lugar? Comece com estas quatro dicas de especialistas.

  1. Obtenha o aval do conselho

    Líderes e gerentes geralmente enfrentam desafios para garantir o orçamento para o bem-estar, de acordo com Sharon. Portanto, o primeiro passo é elaborar um caso de negócios para o conselho com foco nos muitos benefícios do bem-estar, incluindo o ROI. Por exemplo, a Deloitte estima um retorno médio de £ 5 para cada £ 1 gasto em saúde mental.3

  2. Acerte o básico

    "O que a força de trabalho quer e o que os empregadores estão dispostos a ofertar não estão necessariamente alinhados", observa Sharon. Os empregadores podem ver o bem-estar como estratégias reativas ao lidar com problemas como ansiedade e esgotamento quando eles surgem.

    Mas os funcionários querem estratégias de prevenção. Isso significa olhar para o básico, como carga de trabalho e condições de trabalho, antes de passar para coisas mais acima na hierarquia de necessidades.

  3. Dê ênfase ao propósito

    As atitudes em relação ao trabalho mudaram durante a pandemia. "As pessoas querem sentir que estão contribuindo para algo maior", diz Sharon. É por isso que as organizações precisam tornar o que fazem (e por que o fazem) relevante para cada funcionário e o seu trabalho.

    Um conjunto de valores em uma intranet não é suficiente, os líderes precisam integrar valores no dia a dia. Como? Conversando com as pessoas individualmente, em nível da equipe ou da empresa, sobre como o trabalho delas é essencial e faz parte de um panorama maior.

  4. Use uma mensuração ágil

    Uma pesquisa de bem-estar em toda a empresa pode ser uma boa maneira de obter uma ideia inicial de como as pessoas estão se sentindo e o que desejam da estratégia de bem-estar no local de trabalho. Mas também é necessário mensurar o bem-estar de maneira contínua. Dessa forma, você pode acompanhar como as coisas estão mudando e como as iniciativas de bem-estar estão se saindo.

    Mais importante, você pode fazer alterações se precisar. "A chave é entender o que o bem-estar significa para os seus funcionários", diz Sharon. "Não deixe a estratégia de bem-estar para o RH. Envolva as pessoas nesse processo. Elas são o seu recurso, mas também fornecem insights e soluções."

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais
1"Saúde e bem-estar no trabalho", CIPD, 2021.
2 "Como calcular o custo por contratação", Glassdoor, 2020.
3 "Saúde mental e empregadores: atualizando o caso para investimento", Deloitte, 2017.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

O que são os valores da organização e por que eles são importantes?

Os valores da organização podem fornecer um direcionamento aos funcionários e uma razão para acreditar aos clientes. Descubra como desenvolver e transmitir os valores da organização.

Cultura | 8 minutos de leitura

Os quatro tipos de cultura da organização: qual é o melhor para os negócios?

Sua identidade comercial é uma combinação única de culturas da organização. Veja como identificá-las e tirar proveito dos seus pontos fortes.