Comgás

Comunicação horizontal e agilidade na troca de informações

Industry

distribuição de gás natural

Company size

1,298

Region

LATAM

A Companhia de Gás de São Paulo, Comgás, é uma empresa brasileira com 147 anos de história, hoje de capital privado. É a maior distribuidora de gás natural do Brasil em volume, segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Com mais de 1.200 funcionários em seu time, a organização está presente em 88 municípios em sua área de concessão: Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Região Administrativa de Campinas. São mais de 16 mil quilômetros de rede de distribuição, funcionando 24 horas por dia, para atender 1,9 milhão de clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo. A Comgás ainda viabiliza projetos de cogeração e disponibiliza gás para usinas de termogeração.

Um dos maiores orgulhos da empresa são os prêmios conquistados pela qualidade dos serviços prestados e pelo bom relacionamento com seus clientes — a companhia ultrapassa a marca de 98% de clientes satisfeitos. Foi reconhecida pela Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (ABRAREC) como uma das empresas que desenvolvem as melhores práticas de fortalecimento da relação com o consumidor, venceu o Prêmio CIC | Cliente SA por sua contribuição tecnológica e tem também o Prêmio Smart Utilities e Telecom como destaque em inovação em relacionamento. A Comgás ainda foi eleita uma das organizações que mais respeitam o consumidor, sendo a melhor no setor de gás encanado (Prêmio Consumidor Moderno). O Prêmio Best Performance concedeu à companhia reconhecimento em Excelência no Atendimento Digital do Cliente/Consumidor, categoria que destaca as melhores práticas de utilização de canais e ferramentas digitais em campanhas de ativação, atendimento e relacionamento.

Antes de adotar o Workplace, a Comgás tinha o desafio de facilitar os processos de comunicação de uma maneira que não fosse unilateral e permitisse a troca de informações entre os colaboradores, garantindo ainda o engajamento de todos de uma forma mais ágil, prática e simples. Foi então que, a partir de esforços da agência de comunicação Loures e das áreas internas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, a companhia adotou o Workplace em agosto de 2019, possibilitando a disseminação de ideias em tempo real e uma comunicação multilateral, com equipes mais integradas.

Resultados

83%de adesão da base de funcionários já na primeira semana de uso

97%de contas ativas hoje

85%dos funcionários ativos semanalmente na plataforma

Como o Workplace ajudou

Mais agilidade, participação e eficiência na Comunicação Interna

Antes de aderir ao Workplace, a Comgás utilizava como canal de interação um portal que apresentava notícias divididas em áreas de atuação da empresa. Apesar da possibilidade de postar comentários, o recurso não era usado com frequência pelos colaboradores. A publicação de notícias para grupos específicos era um processo complicado, que exigia a criação de páginas no Sharepoint, um esforço significativo de webdesign e suporte de desenvolvimento.

Em transição para um formato de colaboração, a Comgás precisava de uma solução que fosse coerente com a premissa cultural da companhia, migrando de um modelo unilateral centralizado no envio de e-mails para uma comunicação aberta e participativa. O Workplace atendeu o propósito de digitalizar a comunicação e alinhá-la à forma como as pessoas consomem informação atualmente. O formato intuitivo estimula a participação na criação de conteúdos e efetivamente dá voz aos funcionários da Comgás. Além disso, o compartilhamento em tempo real de vídeos e fotos diretamente pelo perfil dos líderes da empresa gera maior engajamento dos times e mais proximidade e identificação entre os profissionais. Logo na primeira semana de implementação do Workplace, o vídeo produzido com variados perfis de colaboradores opinando sobre a utilidade da plataforma teve 125 curtidas e 932 visualizações. Na primeira semana de uso, foram contabilizadas 226 publicações e 217 comentários.

Acolhimento e orgulho de pertencer

Manter os funcionários engajados é um dos maiores desafios de uma organização e boa parte dessa motivação se dá a partir do sentimento de fazer parte de um time. A Comgás adotou uma ótima ação nesse sentido: quando um novo colaborador chega, é apresentado aos veteranos com um post de boas-vindas, com direito a foto. A estratégia apresenta alto nível de engajamento na companhia e reforça a sensação de pertencimento dos funcionários.

Além de ajudar no acolhimento de novos profissionais, o Workplace possibilitou iniciativas de valorização de quem já estava na empresa há mais tempo. No lançamento, foram feitas sessões de fotos com colaboradores para garantir uma boa imagem para o perfil na plataforma. Mais de um terço da base de funcionários fez questão de aproveitar a oportunidade. Para dar suporte a essa transição e deixar seu time ainda mais confortável com a mudança, a Comgás investiu também na presença de promotores e bexigas de emoticons nas unidades de Faria Lima, Campinas e Centro Operacional (CO) na capital, com distribuição de panfleto com QR Code para baixar o aplicativo do Workplace, instruções de acesso e adesivos com reações sociais (curtida, risada e coração).

Maior integração entre as equipes e estímulo à cocriação

Com o recurso do feed de notícias, cada colaborador pode comunicar o que está sendo feito na sua área, ajudando na transparência e na troca ágil de informações, de forma independente da hierarquia. Assim, as chamadas "ações cross" da empresa — aquelas nas quais mais de uma área atua em um mesmo projeto — são potencializadas: um profissional faz um post, outro comenta, compartilha, marca outras pessoas. Bem diferente do que a Intranet, usada anteriormente como canal de Comunicação Interna, permitia. Com o Workplace, os colaboradores das equipes de campo, conhecidos como gasistas, que não conseguiam acessar o antigo portal com frequência, agora interagem por meio do celular, melhorando a comunicação interna de toda a empresa.

Os grupos do Workplace promovem maior integração entre as equipes, deixando as fronteiras entre as interações virtuais e presenciais mais fluidas. Um exemplo é o grupo “Comgás Talks”, onde são publicados os temas dos próximos encontros presenciais voltados para segurança, inovação e resultados, o que estimula as inscrições e gera maior interação entre os participantes.

Outros grupos também se destacam no Workplace da Comgás. Um deles é o “Interligados”, que substituiu a antiga newsletter de mesmo nome. Já o grupo especial “Meu Mundo” convida colaboradores a conhecerem seus colegas para além do âmbito profissional. A partir dele, foi feita a campanha "Qual seu hobby?", que registrou ótimo engajamento. O colaborador responsável pela foto com mais curtidas ganhou um "vale experiência", para trocar por experiência ou produtos.

Comunicação mais rica e humana por meio de vídeos no feed

Se os vídeos fazem muito sucesso em redes sociais abertas, como Facebook e Instagram, por que não fariam numa plataforma empresarial? Por meio de uma linguagem que conjuga áudio, imagens e outros recursos, é possível estabelecer uma comunicação mais humanizada com a equipe, e ainda mais atrativa. Comentado pelo presidente da Comgás, Nelson Gomes, um vídeo veiculado na plataforma com histórias de transformação foi um exemplo disso, gerando aproximação e engajamento. A publicação de vídeos, cards, infográficos e enquetes têm sido recursos bastante utilizados para atrair a atenção dos colaboradores, gerando maior aproximação e engajamento. Os conteúdos abordados vão desde a apresentação de novos colaboradores do Programa de Trainee até a divulgação de campanhas institucionais como o Outubro Rosa.

Agilidade na comunicação e resolução de demandas

O recurso de Organograma do Workplace trouxe mais agilidade na identificação dos colegas com quem cada colaborador precisa se comunicar para tornar sua rotina de trabalho mais dinâmica. Sempre atualizado e com fotos e a localização de cada funcionário, esse recurso mostrou-se mais prático do que a solução anterior da empresa, que estava hospedada na intranet. Além disso, o organograma disponibiliza os dados do, supervisor de cada colaborador retroalimentada constantemente com informações supervisor de cada colaborador e éatualizadas.

O Workplace possibilita a realização de enquetes, que são fundamentais para decisões corporativas que envolvem opinião de muitas pessoas. O programa de voluntariado feito em outubro, por exemplo, com visita a uma grande escola da região do Brás, em São Paulo, gerou um concurso: a redação mais bem feita, produzida pelos estudantes, seria premiada com uma bolsa de estudos. Por meio do recurso de enquete no Workplace, a decisão foi tomada de maneira democrática e ágil pelos próprios colaboradores da Comgás.

Política de uso comunicada de maneira atrativa

Antes da implantação do Workplace, a Comgás escolheu criar um manual de etiqueta. Para que os colaboradores adotassem as orientações, a empresa criou a série de posts denominada #ficaadica, aproveitando a familiaridade dos funcionários com a linguagem das redes sociais. De maneira leve, a empresa consegue dar dicas do que evitar ao publicar conteúdos na plataforma interna e também melhores práticas, como ideias para tirar uma boa foto de perfil.

“Usamos o Workplace para reforçar a nossa cultura, comunicando de forma clara e transparente nosso propósito e atitudes, especialmente relacionados à Segurança e Gestão de Pessoas, e para disseminar o conhecimento, de maneira descentralizada, por toda a companhia”

Elisangela Martins

Elisangela Martins

Diretora de Recursos Humanos da Comgás

Principais recursos

Criar conta

Seu endereço de email