Grupo ZAP

Um novo patamar de integração com a fusão de empresas, sistemas e culturas diferentes

Industry

Imobiliário

Company size

833

Region

LATAM

Como resultado da fusão entre os dois maiores portais imobiliários do Brasil (ZAP e Viva Real), até então rivais, surge em 2018 o Grupo ZAP, com a missão de "transformar o modo de fazer negócios no mercado imobiliário brasileiro por meio da tecnologia" e o desafio de unificar culturas, sistemas e processos diferentes para gerar a identidade da nova empresa. As duas empresas tinham em comum a presença pulverizada pelo país e a forte atuação na internet, com um histórico de inovações na busca on-line de imóveis para compra e aluguel. Mas os sistemas utilizados para comunicação interna eram diferentes e incompatíveis. Uma empresa usava soluções da Microsoft, a outra do Google. Como, então, vencer os desafios dessa fusão?

Com presença em todo o território nacional, o grupo tem hoje 26 escritórios pelo país e a maior audiência qualificada do mercado: 40 milhões de visitas nos portais que mantém. São sete milhões de anúncios de imóveis, que geram quatro milhões de contatos de interessados por mês, com atendimento premiado.

Logo após a fusão, as empresas encontraram num grupo de Facebook uma solução temporária para integrar suas equipes, até conhecerem o Workplace. Hoje, prestes a completar um ano desde a implantação, o grupo está consolidado e completamente integrado, utilizando todas as funcionalidades da plataforma para manter vivas a energia e a disposição que são marcas registradas da companhia. 100% dos funcionários em todo o país têm perfis no Workplace, incluindo a mascote Dalila, cachorrinha que é responsável, dentre outras coisas, por parabenizar os aniversariantes.

Resultados

100%dos funcionários usam o Workplace tanto no desktop quanto em dispositivos móveis

98%usam regularmente durante o mês e 76% usam todos os dias

60%foi o aumento médio na taxa de visualização dos conteúdos de Comunicação Interna, que antes eram enviados por e-mail

Como o Workplace ajudou

Transição intuitiva e instantânea

Transição intuitiva e instantânea

Com intranets incompatíveis, as primeiras comunicações após a fusão aconteciam no Facebook, enquanto a diretoria estudava qual sistema iria adotar. Quando descobriram o Workplace, não tiveram dúvidas de que seria a solução mais adequada ao novo grupo. Além disso, ela já cabia no orçamento pré-aprovado, mesmo quando combinada com uma suíte de escritório.

As informações que eram enviadas por e-mail se perdiam ou ficavam rapidamente desatualizadas. Com a adoção do Workplace, Toda a comunicação da empresa hoje é feita pelo Workplace e os funcionários agora só usam e-mail para contatos externos. A transição foi instantânea e garantiu a integração da equipe e a construção da cultura da nova empresa, que hoje troca em média mais de 15 mil mensagens por dia na plataforma.

Toda a hierarquia na ponta dos dedos

Toda a hierarquia na ponta dos dedos

Com uma estrutura tão pulverizada quanto a do Grupo ZAP, muitas vezes um funcionário levava dias até descobrir com quem deveria falar dentro da empresa sobre determinado assunto. Com o recurso de Organograma do Workplace, essa descoberta é feita em poucos segundos. Nunca foi tão simples saber quem é responsável pelo quê e onde essa pessoa está (incluindo o andar do prédio da sede, se for o caso). Além disso, não é mais necessário garimpar e-mails ou números de telefone. O contato pode ser feito com um único clique, ou toque, para quem estiver usando no celular.

Mais participação e escolhas democráticas

Mais participação e escolhas democráticas

Toda vez que uma decisão coletiva precisa ser tomada (como a escolha do nome de uma sala), todos os funcionários envolvidos são convidados a votar. Isso é feito por meio do recurso de Enquetes, que é usado com frequência no Grupo ZAP. Um exemplo foi a decisão sobre a festa de fim de ano, a primeira que aconteceu após a fusão. Uma empresa tinha costume de fazer balada, enquanto a tradição da outra era uma tarde no sítio. Com mais de 90% de participação, O resultado foi apertado, mas não poderia ter sido mais democrático. O sítio venceu por um voto. Desta vez.

Vídeos ao vivo aproximam funcionários distantes

Vídeos ao vivo aproximam funcionários distantes

A sede do Grupo ZAP em São Paulo é um prédio com onze andares. Por mais que haja espaços comuns e um auditório com capacidade para cerca de 180 pessoas, os vídeos ao vivo via Workplace acontecem pelo menos três vezes por semana e cumprem o importante papel de aproximar as pessoas. Muita gente assiste ao vivo e quem não pode assiste depois. Os vídeos costumam ter mais de 80% de audiência no Grupo ZAP. A cada duas semanas, a diretoria faz transmissões ao vivo para falar de resultados e responder perguntas, e eventos como o "Dia do Orgulho Geek" reúnem todos os funcionários do país, com direito a competições. O vencedor da edição mais recente é um funcionário remoto de uma das filiais, o que deixa os gestores muito animados com os efeitos dessa integração, pois 85% dos funcionários estão na sede, em São Paulo.

Dalila, a mascote, tem seu próprio perfil e se comunica muito bem

Dalila, a mascote, tem seu próprio perfil e se comunica muito bem

O pessoal da comunicação deu voz à mascote do grupo, a cachorra Dalila, que tem seu próprio perfil no Workplace, completinho. É ela que costuma dar os recados no Feed de Notícias, bem como parabeniza os funcionários em datas especiais e conquistas. Como ela é atenciosa e não é boba nem nada, usa o recurso de programar portagens para garantir os parabéns até nos fins-de-semana e feriados. Segundo seus colegas de trabalho, ela adorou o recurso de marcar mensagens como mais importantes, porque isso dá mais destaque e garante um alcance ainda maior. Ela já até usou o Feed para lançar uma bem-sucedida campanha de arrecadação de roupas, que foram doadas a uma ONG.

Bots com nomes criativos automatizam interações

Bots com nomes criativos automatizam interações

No Grupo ZAP, se um funcionário precisa tirar uma dúvida sobre o manual da marca, basta conversar no Workchat com o Brandon, o bot criado para responder tudo sobre o assunto (brand, sacou?). E, se o objetivo é abrir um chamado no helpdesk, é só falar com a Samara, que entende tudo de chamado, hahah. Na verdade, por algum motivo a Samara não era muito procurada, então já foi aposentada. Mas o Brandon segue firme e o grupo já planeja lançar outros bots, assim que os nomes apropriados forem escolhidos.

“Como os sistemas das duas empresas não eram interligados e a taxa de leitura dos e-mails era baixa, o único canal que nos deu eficiência na comunicação foi o o Workplace. É exatamente o que a gente precisava. O Workplace gerou uma economia para nós e resolveu o desafio de integrar pessoas, ferramentas, marca e cultura.”

Rafael Lourenço

Rafael Lourenço

Coordenador de endomarketing do Grupo ZAP

Principais recursos

Criar conta

Seu endereço de email