Conexão cultural e funcionários mais orgulhosos e dedicados

Sediada no Japão, a Miniso se expandiu para o México em 2016 e, desde então, passou a administrar empresas em outros cinco países latino-americanos. Os clientes da empresa, conhecidos como MinisoLovers, são atraídos pela qualidade, pela criatividade e pelos preços acessíveis dos produtos.

Às vésperas de completar três anos, a Miniso México começou a se estruturar formalmente como uma organização. Isso incluiu a busca por uma plataforma de mídia empresarial para se comunicar com os funcionários, conhecidos como Minisers.

A empresa comparou diferentes plataformas (visitou desenvolvedores, avaliou os serviços e mensurou o alcance e o impacto) e realizou uma pesquisa de mercado por meio da Associação Mexicana de Comunicadores Organizacionais, em que o Workplace foi escolhido por unanimidade. A plataforma foi a escolha certa para conectar as sedes corporativas, as lojas e o centro de distribuição da empresa. Hoje, o Kazoku (nome escolhido para o Workplace na empresa) está disponível via dispositivos móveis a 90% dos funcionários que não usam computadores durante o trabalho e é favorável à comunicação de duas vias, além de ser intuitivo e de fácil acesso.

O Workplace da Miniso México inclui um gerente de comunidade conhecido como “Sr. Miniso”, que pode ser usado para esclarecer dúvidas e conversar. O nome Kazoku foi escolhido por unanimidade pelos próprios Minisers. Significa família, em japonês, e é mais uma forma de conexão com o país de origem e com a cultura da empresa. Se antes da plataforma a comunicação se restringia a grupos de WhatsApp e emails, hoje, em tempo real, é possível reconhecer as conquistas alcançadas pelas equipes, acompanhar a abertura de novas lojas e lançamentos de produtos, bem como compartilhar as notícias mais relevantes. Esse diálogo permanente com os funcionários propicia o sentimento de pertencer a uma comunidade muito maior que o próprio local de trabalho.

Varejista
2.435
LATAM

“Uma surpresa maravilhosa! A experiência criada para conectar todos os Minisers em tão pouco tempo ofereceu à Miniso uma vantagem na estratégia de negócios e na construção enquanto organização do futuro. Isso se converte em um benefício que todos os funcionários apreciam no momento de considerar a empresa onde vão trabalhar e se desenvolver profissionalmente. Eles acham o Kazoku fabuloso!”

Edmundo Vallejo
Conselheiro da Miniso e ex-CEO da GE América Latina

Resultados

1,400
contas configuradas no primeiro mês da implementação
1,300
usuários ativos mensais, 980 semanalmente e 553 diários
99%
dos funcionários acessam o Workplace usando dispositivos móveis

Organização conectada

Com o Workplace, a Miniso México ganhou uma capacidade de conexão que não existia antes. Na plataforma são divulgadas políticas de gastos de viagem e de uso de recursos, explicações sobre auditoria, informações sobre a cultura de prevenção e de cuidado e todos os demais assuntos que a organização necessita abordar. Tudo isso de maneira divertida, fácil e econômica. Um bom exemplo são as orientações sobre o furto de mercadorias, algo comum de ocorrer principalmente em lojas novas, que costumam ser mais visitadas e ter colaboradores novatos. Dentro do Workplace, a organização traz conselhos para prevenir os furtos e, ainda, sobre como proceder caso ocorram. Essas informações são divulgadas de maneira rápida e eficiente para que os funcionários possam atuar com agilidade.

Estratégia e diversão

Temas relevantes para a empresa podem ser tratados de maneira divertida no Workplace. O diálogo com a empresa via Kazoku se dá por meio do gerente de comunidade, o Sr. Miniso. A plataforma está muito viva e personalizada. Os funcionários se conectam e conversam com ele, que sempre traz respostas alinhadas às estratégias da empresa. Assim, por meio de um diálogo personalizado, a equipe absorve de maneira orgânica o que importa para a Miniso e compartilha essas informações também de maneira bastante natural. Isso fortalece a marca e o que se relaciona a ela: abertura de lojas, licenças e lançamentos.

Aprendizado e padronização

A Miniso funciona da mesma maneira no mundo todo e o Workplace ajuda a reforçar isso. Pela plataforma, é possível realizar treinamentos, alinhar e padronizar as condutas. O Kazoku auxilia, por exemplo, na promoção do Protocolo Japonês por meio de vários cursos que ensinam desde como abrir e fechar a loja, a como receber os clientes, apresentar os produtos e se despedir deles. O atendimento previsto pelo protocolo é impecável. A experiência criada em qualquer loja Miniso do mundo é o principal diferencial da empresa. Com o Workplace, a expectativa é melhorar ainda mais essa experiência.


Principais recursos

Grupos

Conecte-se às ferramentas que você já usa.

Feed de Notícias

Acompanhe as informações importantes para você.

Vídeo ao vivo

A maneira mais autêntica de se comunicar com a sua equipe.

Baixar agora

Leia mais sobre como a Miniso conectou a empresa e fortaleceu a cultura com o Workplace.