Miniso México

Conexão cultural, sensação de pertencimento e colaboradores mais orgulhosos e dedicados

Industry

Varejo

Company size

2,435

Region

LATAM

Fundada no Japão em 2013, a Miniso fez sua estreia no México no final de 2016, na primeira expansão fora da Ásia. Depois da matriz japonesa, a Miniso México é a líder em vendas em nível mundial, além de ser responsável pela administração da companhia em outros cinco países da América Latina. Só no México, já são mais de 160 lojas distribuídas em mais de 40 cidades, que ocupam 50% do território nacional. E a expansão continua. Os MinisoLovers - como são chamados os clientes da empresa - são atraídos pela qualidade, criatividade, inovação e preços acessíveis dos produtos, que buscam satisfazer necessidades que as pessoas sequer percebiam ter até entrarem numa das lojas.

Às vésperas de completar três anos, a Miniso México iniciou seu desenho formal como organização e isso incluiu a busca de um meio institucional para se comunicar com seus colaboradores, conhecidos como Minisers. A empresa comparou diferentes plataformas (visitou criadores, avaliou serviços, alcance e medição de impacto) e realizou uma pesquisa de mercado, por meio da Associação Mexicana de Comunicadores Organizacionais, em que o Workplace apareceu como unanimidade. A plataforma foi a escolha certeira para conectar as sedes corporativas, as lojas e o centro de distribuição da companhia. Hoje, o Kazoku (nome que eles escolheram para batizar o Workplace na empresa), está disponível via dispositivos móveis aos 90% dos colaboradores que não contam com computadores durante o trabalho e é favorável à comunicação bidirecional, além de ser intuitivo e de fácil acesso.

O Workplace na Miniso México conta com um Community Manager, o “Señor Miniso”, com quem é possível tirar dúvidas e dialogar. O nome Kazoku foi eleito pelos próprios Minisers, de forma unânime. Significa família, em japonês, e é mais uma forma de conexão com o país de origem e com a cultura da empresa. Se antes da plataforma a comunicação se restringia a grupos de WhatsApp e e-mails, hoje, em tempo real, é possível reconhecer os sucessos alcançados pelas equipes, acompanhar a abertura de novas lojas, lançamentos de produtos e compartilhar as notícias mais relevantes. Esse diálogo permanente com os colaboradores propicia o sentimento de pertença a uma comunidade muito maior que o próprio centro de trabalho.

Resultados

1.4Mcontas criadas no primeiro mês de implantação

1.3Musuários ativos por mês, 980 semanalmente e 553 diariamente

99%dos colaboradores acessam o Workplace via dispositivos móveis

Como o Workplace ajudou

Organização conectada

Com o Workplace, a Miniso México ganhou uma capacidade de conexão que não existia antes. Na plataforma são divulgadas políticas de gastos de viagem e de uso de recursos, explicações sobre auditoria, informações sobre cultura de prevenção e de cuidado e todos os demais assuntos que a organização necessita abordar. Tudo isso de maneira divertida, fácil e ao alcance de todos. Um bom exemplo são as orientações sobre o furto de mercadorias, algo comum de ocorrer principalmente em lojas novas, que costumam ser mais visitadas e ter colaboradores novatos. Dentro do Workplace, a organização traz conselhos para prevenir os furtos e, ainda, sobre como proceder caso ocorram. Essas informações são divulgadas de maneira rápida e eficiente para que os colaboradores possam atuar com agilidade.

Estratégia e diversão

Temas relevantes para a empresa podem ser tratados de forma divertida no Workplace. O diálogo com a empresa via Kazoku se dá com o Community Manager, o Señor Miniso. A plataforma está muito viva e personalizada. Os colaboradores se conectam e conversam com ele, que sempre traz respostas alinhadas às estratégias da companhia. Assim, por meio de um diálogo próximo, a equipe vai absorvendo de maneira orgânica o que importa para a Miniso e compartilha essa informação também de maneira bastante natural. Isso fortalece a marca e o que se relaciona a ela – abertura de lojas, licenças, lançamentos.

Aprendizagem e padronização

A Miniso funciona da mesma maneira no mundo todo e o Workplace chega para reforçar isso. Pela plataforma é possível realizar treinamentos, alinhar e padronizar as condutas. Kazoku auxilia, por exemplo, na promoção do Protocolo Japonês através de vários cursos que ensinam desde como abrir e fechar a loja, a como receber os clientes, apresentar os produtos e se despedir deles. O atendimento previsto pelo Protocolo é impecável e a experiência criada em qualquer Miniso do mundo é o principal diferencial da empresa. Com o Workplace, a expectativa é melhorar ainda mais essa experiência.

Duplo reconhecimento

Kazoku proporciona que os colaboradores se reconheçam como parte de algo maior (como integrantes de um grupo) e também favorece o reconhecimento dos êxitos da equipe.

No primeiro caso, no dia do lançamento oficial da plataforma, em 23 de agosto de 2019, a Miniso México conectou todas as lojas do país por meio de uma live para mostrar o que têm feito e o melhor que podem fazer. Antes do Workplace, nunca havia sido possível fazer essa conexão nacional. Naquele dia, os colaboradores puderam ter a noção de que são mais que membros de um conjunto de lojas; são parte de um grupo de mais de duas mil pessoas que atuam juntas no México.

Quanto ao reconhecimento do trabalho desses colaboradores, regularmente a Miniso México realiza concursos com foco em objetivos estratégicos da empresa e os vencedores recebem caixas com produtos da loja, fazem vídeos de unboxing e compartilham no Workplace. É comum que os colaboradores comentem nessas postagens: “Señor Miniso, quando chega na minha casa?”. A empresa também já presenteou com uma caixa cheia de produtos uma colaboradora que encontrou dinheiro em uma das lojas e resolveu de maneira adequada, devolvendo ao cliente o valor encontrado, conforme as orientações disponíveis no Workplace. Seu exemplo foi compartilhado na plataforma e os companheiros de trabalho postaram elogios e depoimentos pessoais para parabenizá-la pela atitude.

Equipe empoderada

No Workplace, a ideia é que os colaboradores não se sintam como um elemento menor, e sim como pessoas que têm poder e voz para se conectar aos líderes, que antes nem conheciam. A plataforma aproxima e reforça o reconhecimento dos trabalhadores como seres humanos, propiciando que os Minisers digam o que pensam. Com isso, 80% dos diálogos são promovidos por eles. A Miniso México acredita que seus colaboradores são o coração da empresa e é por eles que o Kazoku foi implementado.

MinisoPlay Icon

“Uma surpresa muito agradável! A experiência criada para conectar todos os Minisers em tão pouco tempo oferece à Miniso uma vantagem em sua estratégia de negócio e na sua construção enquanto organização do futuro. Isso se converte em um benefício que todos os colaboradores apreciam no momento de considerar a empresa onde vão trabalhar e se desenvolver. Kazoku é fabuloso!”

Edmundo Vallejo

Edmundo Vallejo

Conselheiro da Miniso e Ex-CEO da GE América Latina

Principais recursos

Criar conta

Seu endereço de email