MRV

Comunicação mais engajada com foco nos colaboradores

Industry

Construção Civil

Company size

24M

Region

LATAM

A MRV é a maior construtora do Brasil, de acordo com o ranking ITC (Inteligência Empresarial da Construção). Atuando no mercado imobiliário desde 1979, é a única que está presente em mais de 160 cidades brasileiras. A empresa também é a maior parceira do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” - criado em 2009 pelo Governo Federal - e oferece facilidades na compra, linhas diferenciadas de produtos, pagamentos flexíveis e parceria com os maiores bancos de financiamento imobiliário. O grupo MRV está em 22 estados do país e no Distrito Federal. São 30 escritórios regionais, 260 obras em andamento e mais de 300 lojas.

Para atender à demanda, a MRV tem uma base de aproximadamente 24 mil funcionários, a maior parte alocada nos canteiros de obras espalhados por todo o Brasil. Junto com esse número expressivo, está um desafio da mesma proporção: como garantir uma comunicação eficiente, que atinja e gere engajamento e visibilidade para os colaboradores? Como viabilizar uma integração de ponta a ponta, dando voz a quem trabalha na empresa? A organização estava em busca de uma plataforma que permitisse a interação com os conteúdos publicados, o que não acontecia nem por meio da Intranet - utilizada anteriormente e que não apresentava recursos como curtidas e comentários - nem pelos e-mails enviados pela Comunicação Interna.

Depois de avaliar várias opções, a MRV escolheu o Workplace como solução, prezando por um layout intuitivo, moderno e de fácil navegação. A empresa tem colhido ótimos resultados desde maio, mês da implantação, que foi liderada pelo time de Tecnologia da Informação, integrado às áreas de Recursos Humanos e Comunicação. Por questões de logística dos acessos, a solução foi oferecida aos funcionários administrativos dos escritórios, lojas e obras, o que corresponde a 6.770 colaboradores até o momento.

Resultados

86%de adesão

96%dos colaboradores afirmam conhecer melhor a empresa após a implantação da ferramenta

93%se sentem mais integrados ao negócio

Como o Workplace ajudou

Vídeos para uma comunicação mais humanizada

Antes da implantação do Workplace, não era frequente o uso de vídeos na comunicação interna da MRV. Com a chegada da plataforma, veio junto o entendimento de que os vídeos não precisam ser super produzidos: fazê-los com o celular acelera a produção de informação e as notícias conseguem circular mais rapidamente. É uma ótima maneira de gerar mais aproximação entre equipes e lideranças, compatível com o ritmo acelerado da companhia.

Com esse recurso, a MRV hoje se comunica de maneira eficiente e mais humana com seus colaboradores. Quando a empresa anunciou para o mercado a compra da AHS - companhia norte-americana que constrói apartamentos para locação - os diretores divulgaram no Workplace um vídeo direcionado explicando a operação, impacto e as expectativas do negócio para a companhia além das possibilidades que a operação representava para os funcionários. O material foi visto por 3.900 pessoas, gerou 740 reações, 111 comentários e 17 compartilhamentos.

Mais participação e motivação da equipe

Em uma ação divertida entre os colaboradores, a MRV realizou um concurso de talento musical por meio do Workplace, chamado “Star MRV”. Os funcionários com aptidão para o canto postaram no grupo SER MRV vídeos em que cantavam uma música de escolha própria e os dez mais curtidos foram considerados finalistas. Depois, os concorrentes se reuniram em Belo Horizonte, para uma mentoria com uma banda, e se apresentaram para os funcionários da sede, com transmissão ao vivo na plataforma.

Uma enquete no Workplace, feita durante o evento, elegeu o vencedor. Em tempo real, os colaboradores escolheram seus favoritos. A empresa contabilizou, nos dois meses de duração do concurso, 10.181 reações, 1.974 comentários e 97.500 visualizações dos vídeos dos concorrentes. Durante a competição, um colaborador fez um rap sobre segurança nas obras que será usado na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), nos canteiros, o que mostra que o Workplace pode funcionar como um convite à criatividade e ter resultados aplicáveis no cotidiano. O recurso das enquetes também é usado pela MRV para mapear dúvidas da equipe, que são respondidas posteriormente pelas áreas competentes.

Compartilhamento mais ágil de informações importantes

Se com a intranet e os e-mails os comunicados levavam mais tempo para serem produzidos e circular, o Workplace permite que a MRV comunique informações importantes com muito mais rapidez. Foi assim com a divulgação do resultado semestral da empresa. Na ocasião, o Diretor Executivo de Relações com Investidores da companhia gravou um vídeo com os principais números de interesse para o colaborador no mesmo dia da divulgação dos resultados. O post foi visualizado por 3.500 colaboradores, teve 363 reações, 23 comentários e 13 compartilhamentos.

Sentimento de integração e visibilidade para ações que beneficiam o trabalhador

Dois meses após a implementação do Workplace na empresa, a MRV fez uma pesquisa com os colaboradores para medir os impactos. Nesse estudo, ficou constatado que os funcionários aprovaram a mudança: 75% concordaram que o acesso a informações estratégicas melhorou com a chegada da plataforma, 78% afirmaram que passaram a ter ciência de informações que antes não tinham, 97% concordaram que o Workplace contribui para que se sintam integrados e 96% disseram que a solução ajuda a conhecer melhor a companhia.

Um exemplo é a distribuição dos kits de literatura infantil para funcionários com filhos até 6 anos pelo Instituto MRV. Antes, um e-mail era enviado avisando da entrega e pedindo para que eles enviassem fotos das crianças com seus kits para a Comunicação Interna selecionar alguns para serem publicadas na Intranet e na TV Corporativa. Na última distribuição, a colaboradora do Instituto fez um post sobre o envio dos kits e pediu que quem recebesse postasse imagens dos filhos com os livros. O engajamento foi expressivo: mais de trezentos colaboradores postaram aproximadamente 3.000 fotos dos seus filhos com os kits. Por meio do Workplace, a percepção dos colaboradores a respeito da dimensão, alcance e impacto do programa foi ampliada.

Otimização do tempo e resolução de problemas com o uso de bots

O Workplace permite que bots sejam habilitados no Workchat, o canal de mensagens privadas por meio do qual os colaboradores podem se comunicar diretamente. A MRV aproveitou esse recurso e instalou um bot de atendimento interno (help desk) para aprimorar a rotina de trabalho dos profissionais e resolver problemas com mais eficiência por meio da automatização de respostas.

Na mesma linha, a equipe de Tecnologia da Informação da empresa criou um personagem e faz vídeos animados abordando algumas dúvidas recorrentes dos colaboradores relacionadas à microinformática. Com os tutoriais didáticos e dinâmicos, o trabalho dos profissionais dessa área pode ser otimizado, já que, acompanhando as instruções, o colaborador pode resolver sozinho muitos dos problemas mais simples que iriam parar nas mãos dos funcionários de TI.

Comunicação multidirecional por meio dos grupos

Ao adotar o Workplace como plataforma de comunicação, a MRV decidiu descontinuar tanto a intranet quanto os e-mails enviados anteriormente pela Comunicação Interna. Com a solução, a lógica de envio de informações foi modificada: a empresa optou por não ter um grupo exclusivo para envio de comunicados e nem mesmo um perfil de Comunicação Interna. A MRV escolheu moderar as publicações em quatro grupos estratégicos, mas mantém livres todos os demais, que são mais de 170.

A grande vantagem é que a estratégia ajuda a empresa a dar voz aos colaboradores. O funcionário da área responsável por determinada informação é quem posta o conteúdo, que, antes do Workplace, era comunicado apenas pela “voz” da Comunicação Interna. E é esse mesmo funcionário que interage com as dúvidas e comentários que aparecem nos posts, respondendo perguntas e aprofundando os temas. Essa característica dá mais relevância aos profissionais e ajuda a empresa a ter uma comunicação humanizada, enxergando sua própria equipe e processos de maneira mais integrada, algo fundamental para uma companhia geograficamente dispersa como a MRV.

“O Workplace está alinhado ao processo de transformação digital pelo qual a MRV está passando. A plataforma favorece a colaboração entre as equipes, agiliza e democratiza a comunicação, além de promover a integração e o engajamento dos colaboradores – aspectos que são fundamentais num ambiente de constante transformação. E, não menos importante: permite uma grande proximidade com as equipes das pontas, que é uma questão de grande impacto para uma companhia que opera com uma grande dispersão geográfica como a MRV”

Júnia Galvão

Júnia Galvão

Diretora Executiva de Administração e Desenvolvimento Humano da MRV

Principais recursos

Criar conta

Seu endereço de email