RHB

Aumentar o envolvimento dos funcionários em 40% com o Workplace

Setor

Financeiro

Porte da empresa

17 mil

Região

APAC

Apesar de já ter um portal para colaboradores, o envolvimento dos funcionários continuava sendo um desafio para o RHB. Como permitia somente comunicações unidirecionais, o portal não fomentava um companheirismo entre as filiais e as equipes de operações do banco em Singapura. A solução: uma plataforma de comunicação aberta com um design familiar e que o usuário pudesse usar intuitivamente, facilitando a adoção pelos funcionários sem qualquer treinamento.

Por recomendação de um funcionário, a equipe de gerenciamento sênior do RHB analisou o Workplace como uma possível solução. Eles descobriram que o Workplace poderia ajudá-los a resolver mais de 50% dos desafios atuais sem exigir complexidade significativa de implantação, treinamento e custo. Além disso, a solução ofereceria aos funcionários uma abordagem de 360 graus para o feedback e as avaliações de desempenho, construindo uma cultura de local de trabalho saudável e transparente.

Resultados

90%dos funcionários do RHB em Singapura usam o Workplace todos os meses

40% de aumento no envolvimento dos funcionários após o lançamento do Workplace

Como o Workplace ajudou

Promoção de uma cultura organizacional forte e coesa

O fato de ter mais de 17 mil funcionários em toda a região e diferentes culturas trabalhando em várias funções dificultava a criação das condições para incentivar a união da equipe, muito embora o banco tivesse um portal para os funcionários. Limitado pela comunicação unidirecional de seu portal anterior, que tinha uma taxa de envolvimento de menos de 30%, o banco lutava para dar autonomia aos funcionários, acompanhar os marcos dos negócios e promover um sentimento de pertença.

No entanto, com os novos recursos de Vídeo ao vivo e do Feed de Notícias do Workplace, os funcionários do RHB agora têm uma plataforma aberta e transparente para se comunicar com os pares regionais em tempo real. Sua interface intuitiva permite que os funcionários compartilhem fotos sobre os últimos eventos corporativos, publiquem feeds ao vivo de atividades de treinamento e organizem atividades de formação de equipes, como o Dia da Família.

Construir um modelo operacional eficiente e eficaz

Com 334 filiais localizadas regionalmente, gerenciar a troca de ideias e a documentação para sinalização e aprovação em locais diferentes estava custando caro à instituição financeira. Quer por meio de email ou de publicações, o RHB precisava encontrar uma maneira de trabalhar que fosse mais inteligente, mais rápida e que se adequasse às necessidades de sua força de trabalho moderna.

Com os Bots do Workplace, o RHB conseguiu automatizar e programar tarefas administrativas comuns, como agendamentos e reservas de salas de reunião. Trabalhos que antes eram vistos como tediosos e demorados agora exigem pouca ou nenhuma intervenção humana. Agora, essas tarefas estão livres de erros, e os funcionários do RHB podem investir o tempo com muito mais eficiência nas áreas que afetam o resultado final, como fornecer melhores experiências aos clientes.

Mensurar a produtividade e a motivação dos funcionários remotamente

Manter o controle do progresso de cada funcionário após o recrutamento no RHB era uma tarefa difícil, especialmente por haver vários funcionários em escritórios diferentes. A equipe de Recursos Humanos (RH) achava desafiadora a adaptação dos requisitos de aprendizado de novos funcionários sem uma comunicação consistente.

Para superar esse desafio, o RHB implantou o Enboarder, um Parceiro do Workplace, em seu ambiente de trabalho. Essa mudança deu à equipe de RH as ferramentas ideais para configurar e orquestrar pontos de contato regulares durante o processo de integração e acompanhar o desempenho remotamente. Com os processos contínuos e consistentes de integração, o RHB observou uma melhoria significativa na retenção de funcionários, pois os novos membros de suas equipes passaram a se sentir bem-vindos. Houve também, entre os funcionários antigos, um aumento de 40% em relação ao sentimento de que faziam parte de um grupo mais amplo, tendo havido ainda um aumento no envolvimento do pessoal.

Desde o lançamento do Workplace, em 2017, o RHB viu funcionários de diferentes escritórios regionais, departamentos e níveis hierárquicos se envolverem mais na plataforma, quebrando a mentalidade de silos e aumentando a colaboração, a cooperação e a comunicação em toda a instituição financeira.

“O RHB se esforça para ser um ótimo lugar para se trabalhar, e uma das formas de fazer isso foi criar uma cultura vencedora e inclusiva. Queríamos ter uma maneira de celebrar juntos como uma empresa e não como equipes separadas.”

Luke Diep

Luke Diep

Chefe de Marketing de Marca e Comunicações

Principais recursos

Criar conta

Seu endereço de email