Shoulder

A eficiência dos vídeos ao vivo gera impacto na satisfação de colaboradores e clientes

Industry

Varejo

Company size

1100

Region

LATAM

Com suas 61 lojas de varejo para o público feminino, espalhadas em 15 estados brasileiros, a Shoulder se destaca no mercado de moda desde 1980, por estar sempre conectada às últimas tendências internacionais. Sua missão é “trazer para a mulher brasileira roupas com DNA urbano que respirem sofisticação, elegância, versatilidade e conforto”. Dos 1.100 funcionários, cerca de 700 trabalham nas lojas.

A empresa, que iniciou suas atividades sem um setor de comunicação, hoje se destaca e dita tendências nessa área. Com pouco mais de dois meses desde a implementação do Workplace, a companhia acumula conquistas importantes, como o aumento expressivo no alcance e na participação dos colaboradores, que duplicou em relação à rede social empresarial usada anteriormente.

Resultados

75%dos colaboradores aderiram ao Workplace no primeiro mês

93%desses colaboradores usam a plataforma no celular

80%estão ativos mensalmente

135grupos criados em menos de um mês

Como o Workplace ajudou

Vídeos ao vivo e mudança de mindset

Na Shoulder, o Workplace se revelou mais que uma ferramenta de trabalho e comunicação. Hoje, a plataforma se tornou uma rede eficiente de tomada de decisões. Os colaboradores se mantêm engajados não apenas nos grupos, mas também nas pesquisas, enquetes e, especialmente, vídeos. Mesmo com tão pouco tempo de uso da ferramenta, a diretoria já relata a mudança de mindset da equipe e um retorno positivo tanto nos colaboradores do varejo quanto nos times de operação e administrativo. A comunicação com as lojas ficou mais rápida e assertiva e as equipes estão trabalhando de forma mais produtiva.

Os vídeos são o recurso favorito dos colaboradores. A área da Qualidade, por exemplo, usa lives para alinhamento sobre especificações de produtos. Eles também usam vídeos para explicar coisas como o motivo de não se poder utilizar o steamer (a passadeira a vapor) em certas peças ou para passar dicas de criação de looks no momento da venda. As lives de dicas de looks e combinações ficam a cargo da área de Marketing e têm até um grupo dedicado ao assunto, chamado Fashion Lab. Esse uso das lives é uma maneira eficiente de compartilhar experiências e, nesses exemplos, proteger o produto e ajudar a melhorar o atendimento a clientes e aumentar vendas. Os vídeos com dicas de looks alcançaram mais de 400 pessoas em menos de três dias. E a equipe de Visual Merchandising passou a fazer uma live semanal para demonstrar como devem ser feitas as montagens das vitrines.

Integração de todos os colaboradores

No segmento do varejo, com colaboradores espalhados por diversas regiões, nada é mais efetivo do que uma ferramenta que garanta a interatividade sem restrições geográficas. Todos os colaboradores da Shoulder estão habilitados a usar a plataforma e 85% deles já reivindicaram suas contas. Destes, 80% estão ativos mensalmente e 93% usam a ferramenta em dispositivos móveis. A empresa divide suas equipes em pequenos grupos multidisciplinares com objetivos específicos, chamados squads. Por isso, o recurso de grupos do Workplace serviu como uma luva.

Conforme planejado, o WhatsApp deixou de ser utilizado para assuntos de trabalho e foi naturalmente substituído pelo Workchat, único messenger em que é possível se comunicar com o CEO. Mais de 50% dos colaboradores se comunicam semanalmente pelo Workchat.

Lives com o CEO

No dia de lançamento do Workplace, o CEO, Beny Majtlis, deu as boas-vindas aos colaboradores num vídeo ao vivo e aproveitou para reforçar os objetivos da empresa com a implementação da ferramenta. Mesmo com colaboradores de outros turnos ainda não tendo se cadastrado na plataforma naquela tarde, 86 pessoas assistiram a transmissão ao vivo. Hoje, o vídeo já foi visualizado por mais de 700 colaboradores e conta com 115 comentários.

A ferramenta permitiu ainda que a empresa realizasse algo que antes não seria possível: os colaboradores puderam acompanhar pelo Workplace a viagem que o CEO fez à China com o time de Planejamento de Produto. Do outro lado do planeta, eles enviaram vídeos e compartilharam a experiência diretamente com os funcionários, que se sentiram parte da comitiva.

Majtlis já fez outras lives e divulgou outros vídeos na plataforma e a diretoria avalia que essa participação ativa do CEO aumentou a sensação de pertencimento dos funcionários. A possibilidade de falar ao vivo para todos os colaboradores trouxe ainda outra vantagem para a Shoulder: antes da implementação da plataforma, ao inaugurar uma nova loja, era preciso aguardar fotos do evento para compartilhar com o restante da empresa. Agora, essa divulgação acontece em tempo real e os diferenciais da nova loja já são evidenciados diretamente no vídeo ao vivo.

Ferramenta jovem para um público jovem

A maior parte dos funcionários tem entre 25 e 35 anos de idade, então era essencial para a empresa obter uma ferramenta que atendesse aos valores e demandas deles. O Workplace permitiu uma comunicação mais fluida, com linguagem mais expressiva e uso de recursos como reações, emoji, gifs e vídeos. Agora, os funcionários agem como bloggers e se comunicam usando termos de influenciadores digitais, o que deixou o dia a dia de trabalho mais descontraído, divertido e, o principal, mais interativo. Com isso, a satisfação dos colaboradores aumentou.

Para o CEO, o Workplace é perfeito, pois se insere no universo dos jovens e ainda fornece as ferramentas necessárias para que a empresa consiga integrar os canais físico e digital e seguir as tendências do varejo em tempo real.

Vendedores sempre atualizados

Mesmo com o pouco tempo de uso da plataforma, os colaboradores da Shoulder já não imaginam a possibilidade de voltar a trabalhar sem o Workplace. A agilidade na solução de problemas e no compartilhamento de informações é chave para a satisfação de funcionários, clientes e diretoria hoje.

Com o Workplace, a equipe de Vendas agora recebe do Marketing em primeira mão o conteúdo que as clientes vão ver no Instagram, enriquecido de dicas para cada produto, como, por exemplo, uma blusa que tenha amarração diferente ou um lenço que possa ser usado de diversas maneiras, auxiliando no momento da venda. Assim, não há mais gap: os colaboradores sempre estão preparados para atender às últimas demandas do público, mesmo que a cliente tenha acabado de ver a nova publicação no Instagram.

Com a agilidade da plataforma e o recurso de compartilhamento de arquivos integrado às soluções internas, a ferramenta esvaziou as caixas de e-mail. Hoje, qualquer novo software que venha a ser adquirido pela empresa precisa oferecer integração com o Workplace como pré-requisito.

A empresa também já planeja implementar bots para auxiliar automaticamente os colaboradores e desafogar algumas áreas, a começar pelo RH.

“O Workplace está muito alinhado aos nossos valores como companhia, principalmente 'Relações Sem Barreiras' e 'foco no cliente'. A plataforma aproximou mais os times e diminuiu os ruídos na troca de informações. O time da Matriz está mais engajado com as Lojas e gera conteúdo para o time de vendas, pensando nas melhores formas de ajudar. Nós temos atuado muito forte com a área de OmniChannel e o Workplace conversa muito com esse universo. Além disso, as Gerentes de Loja compartilham as boas práticas de suas unidades, os incentivos e campanhas que preparam para o time e, assim, uma vai motivando a outra!”

'Beny Majtlis

Beny Majtlis

CEO da Shoulder

Principais Recursos

Criar conta

Seu endereço de email