Vídeo ao vivo e vídeo
Vídeos ao vivo

Os vídeos ao vivo são publicações de vídeo em tempo real no Workplace que permitem o engajamento dos colegas de trabalho. Os vídeos ao vivo dos colegas de trabalho que você segue aparecerão no seu Feed de Notícias.
Notificações de vídeos ao vivo
Para ativar ou desativar as notificações de vídeos ao vivo:
  1. Clique na sua foto do perfil no canto inferior esquerdo e em Configurações.
  2. Clique em Notificações à esquerda.
  3. Clique em Vídeos ao vivo para alterar as notificações de vídeos ao vivo.
Observação: durante a transmissão ao vivo, seus colegas de trabalho poderão reagir ao vídeo ou comentar nele. Você também poderá responder aos espectadores em tempo real.
Saiba mais sobre como a largura de banda é usada em vídeos ao vivo.
Essa informação foi útil?


Perguntas frequentes

Os streams de vídeo ao vivo do Workplace usam cerca de 4,0 Mbps para transmissões (carregamentos). Para downloads de espectadores, a largura de banda consumida é proporcional ao número de espectadores simultâneos em sua rede. Como estimativa aproximada, você pode planejar um requisito de 2,0 Mbps para cada espectador de um stream de alta qualidade. No entanto, o espectador do Workplace pode usar uma taxa de bits menor com qualidade de vídeo inferior, conforme exigido pelas condições da rede.
Os usuários Enterprise podem fazer uma transmissão ao vivo com qualidade e velocidade mais altas sem ocupar uma largura de banda de rede significativa. Quando vários usuários estão assistindo ao mesmo stream ao vivo usando o Enterprise ao vivo, os vídeos são distribuídos ponto a ponto entre os espectadores. Uma transmissão com cerca de 15 a 25 espectadores pode resultar em cerca de 80%+ de economia na largura de banda da internet que eles compartilham. O Enterprise ao vivo funcionará para os espectadores em desktop.
Essa informação foi útil?
O Workplace recomenda o uso de RTMPS (RTMP over SSL) para proteger a confidencialidade de sua transmissão de vídeo. O painel de controle gerará uma URL de RTMPS por padrão. Se seu codificador não for compatível com RTMPS, você poderá desmarcar a caixa Conexão segura (SSL). Isso fará com que a URL da transmissão seja RTMP.
Essa informação foi útil?
Os codificadores Wowza Streaming Engine e Haivision KB são compatíveis com RTMPS. Também é possível adicionar suporte de RTMPS ao OBS. Basta compilá-lo com OpenSSL.
Essa informação foi útil?
Os colegas de trabalho no grupo no qual você publica e os colegas de trabalho que seguem você verão o vídeo no Feed de Notícias deles. Dependendo das configurações do grupo, outras pessoas em sua empresa também poderão ver seu vídeo ao vivo.
Essa informação foi útil?

Configuração e especificações

Sim, é possível configurar um stream ao vivo com um codificador de hardware. Os codificadores de hardware costumam ser confiáveis e produzem resultados de alta qualidade. As etapas para configurar e iniciar a transmissão variam de acordo com o codificador. Leia a documentação do seu codificador para encontrar instruções.
Essa informação foi útil?
Formato de vídeo:
  • Aceitamos vídeos com o máximo de 720p (1.280 x 720) de resolução, a 30 quadros por segundo, com um quadro principal a cada dois segundos.
  • Você precisa enviar um iframe (keyframe) pelo menos uma vez a cada dois segundos ao longo da transmissão.
  • A taxa de bits máxima recomendada é de 4 Mbps. É possível ultrapassar esse máximo, mas a transmissão ao vivo ficará bastante instável.
  • Alterar o fluxo médio da resolução tem um impacto negativo na transmissão.
  • Os títulos devem ter menos de 255 caracteres ou a transmissão falhará.
  • A Live API só aceita vídeos com a codificação H264 e áudios com a codificação AAC.
Duração do vídeo:
  • Duração máxima de quatro horas para stream ao vivo.
  • No máximo quatro horas de duração para streams de prévia (seja pelo diálogo Ao vivo ou pelas ferramentas para publishers). Após 240 minutos, uma nova chave de stream deve ser gerada.
  • As URLs de stream RTMP expirarão 24 horas depois de criadas.
Configurações de áudio avançadas:
  • Taxa de amostragem de áudio: 48 KHz
  • Taxa de bits de áudio: 128-Kbps mono
  • Codec de áudio: AAC
Configurações de vídeo avançadas:
  • Proporção de pixel: quadrado
  • Tipos de quadros: varredura progressiva
  • Codificação de taxa de bits: CBR
  • Codec de vídeo: H264
Essa informação foi útil?
Para compartilhar um vídeo ao vivo usando o computador, você precisará ter uma câmera externa ou interna.
Para compartilhar um vídeo ao vivo usando software ou hardware externo no computador:
  1. Na conta do Workplace, digite /live/create depois da URL no navegador. Por exemplo, se a sua URL for empresa.facebook.com, você precisará alterá-la para empresa.facebook.com/live/create. Assim, você será conduzido para um assistente que o ajudará a configurar a Live API do Workplace.
  2. Na parte superior da página, clique em Criar stream ao vivo e especifique onde você deseja que o stream seja transmitido no menu suspenso. Por exemplo, se você desejar transmitir o vídeo para um grupo, selecione Compartilhar em um grupo no menu suspenso e digite o nome do grupo no qual deseja compartilhar o conteúdo.
  3. Dê uma descrição e um título ao vídeo ao vivo.
  4. Copie a Chave de stream à direita da página. Ela será usada no software de streaming ao vivo que você escolheu.
  5. Abra o aplicativo de software de streaming ao vivo. Você pode usar a câmera do computador para transmitir seu vídeo.
  6. Siga as instruções do software de streaming. Você precisará colar a chave de stream nas configurações do aplicativo. Depois disso, poderá iniciar a transmissão para ver uma prévia do vídeo no Workplace.
  7. Retorne para o navegador do Workplace. Você deverá ver uma prévia do vídeo. Quando o vídeo estiver pronto, selecione Transmitir ao vivo.
Quando interromper a transmissão, você poderá excluí-la ou carregar uma versão de melhor qualidade. Para editar um vídeo ao vivo, é necessário baixar o vídeo, excluir a publicação, editar o vídeo e carregá-lo novamente. Se decidir fazer isso, você perderá todos os comentários e as reações da publicação do stream ao vivo original.
Essa informação foi útil?

Solução de problemas

A web móvel não é compatível com vídeo ao vivo no momento. Quando o vídeo ao vivo terminar de ser transmitido, o VOD (vídeo sob demanda) poderá ser visualizado em navegadores da web móvel.
Essa informação foi útil?
Se a transmissão não começar a ser processada após a sinalização do término do stream ao vivo, seu vídeo ao vivo ainda poderá aparecer como ao vivo após ter sido encerrado. Verifique se você clicou em Encerrar vídeo ao vivo na interface do usuário de Ferramentas para publishers quando o stream terminou. Se o problema for recorrente, entre em contato com nossa equipe de suporte e inclua a identificação do vídeo.
Essa informação foi útil?
A distorção de áudio pode ocorrer quando o Workplace recebe um stream de vídeo com áudio distorcido ou depois de receber os quadros, antes da recodificação para transmissão. Um motivo possível para esse tipo de erro é o uso de taxa de bits mais alta do que a conexão entre o ponto de extremidade de transmissão e o que os servidores do Workplace podem suportar. Se isso acontecer ou se um pacote for perdido, algumas das faixas de vídeo ou áudio não serão recebidas corretamente e isso resultará na distorção do áudio.
Essa informação foi útil?
Se a taxa de comentário de um vídeo ao vivo estiver alta, talvez não consigamos exibir todos os comentários durante o stream ao vivo. O objetivo é garantir que os espectadores tenham uma experiência consistente de visualização. Todos continuarão vendo os mesmos comentários e todos os comentários ficarão visíveis após o término do vídeo. As respostas aos comentários não ficarão visíveis antes do término do stream ao vivo.
Essa informação foi útil?
Os problemas de sincronização de AV podem ocorrer quando uma transmissão ao vivo com largura de banda limitada é veiculada ao cliente, ou quando o cliente não tem a largura de banda para visualizá-la durante o stream ao vivo. Se o stream recebido pelo servidor do Workplace não estiver sincronizado, o vídeo ao vivo também não estará. Verifique o hardware de gravação e codificação para identificar locais em que o áudio e o vídeo possam estar fora de alinhamento.
Essa informação foi útil?
A Live API requer áudio. O stream terminará se você tentar transmitir apenas vídeo.
Essa informação foi útil?
Seu feed ao vivo pode ser desconectado por uma falha de codificador ou conectividade de rede deficiente. Se isso ocorrer, você terá dois ou três minutos para reconectar à URL do stream original gerada para sua publicação ao vivo. Do contrário, será preciso gerar uma nova chave e URL do stream para continuar o stream ao vivo.
Essa informação foi útil?
Se não conseguir visualizar nem reproduzir vídeos no seu computador, siga estas dicas:
Se o computador estiver executando o Windows 7, o Windows Vista, o Windows XP ou uma versão anterior do Windows, o problema poderá ser solucionado com o uso de outro navegador. Quando mudar para um novo navegador da web, confira se está usando a versão mais recente dele.
Se você ainda enfrentar problemas para visualizar ou reproduzir vídeos depois de seguir essas dicas de como resolvê-los, avise-nos.
Essa informação foi útil?
Vídeos 360
Só é possível carregar vídeos 360 no Workplace usando um computador.
Um vídeo 360 é criado com um sistema de câmera que grava simultaneamente 360 graus de uma cena. Os espectadores podem fazer uma panorâmica e girar a perspectiva de um vídeo 360 para assistir a ele por diferentes ângulos.
Como carregar na linha do tempo
Se o vídeo 360 foi gravado com um sistema de câmera esférica ou 360 que adiciona metadados 360 ao arquivo de vídeo, você pode carregá-lo na linha do tempo da mesma maneira que carregaria qualquer outro vídeo.
Se o vídeo foi gravado com um sistema de câmera que não adiciona metadados 360 ao arquivo de vídeo, adicione os metadados 360 ao arquivo de vídeo e siga as mesmas etapas usadas para carregar qualquer outro vídeo na sua linha do tempo.
Os vídeos 360 têm um limite de duração máxima de 10 minutos e um tamanho máximo de 1,75 GB.
Essa informação foi útil?
Carregar, visualizar e editar vídeos
A maneira mais fácil de otimizar a qualidade de seus vídeos é carregá-los em HD.
Se estiver exportando seu vídeo de um software de edição (por exemplo, Final Cut Pro, Avid, iMovie), recomendamos as seguintes configurações personalizadas:
  • Vídeo H.264 com áudio AAC em formato MOV ou MP4
  • Uma taxa de proporção de até 1280x720 px
  • Uma taxa de quadros de 30 fps ou menos
  • Áudio estéreo com uma frequência de 44.100 Hz
O guia de seu software deve conter informações sobre como exportar vídeos com configurações personalizadas.
Lembre-se de que os vídeos devem ter menos de 240 minutos de duração e ser menores do que 4 GB. Quanto mais longo for o vídeo, maior será o tamanho do arquivo. Isso pode afetar a qualidade do vídeo.
Essa informação foi útil?
Ao carregar um vídeo em sua linha do tempo ou seu grupo, você terá a opção de adicionar legendas. O Workplace pode adicionar automaticamente legendas para conteúdo veiculado em inglês, espanhol, português, francês, árabe, vietnamita, italiano, alemão, turco, russo, tailandês, urdu e malaio. Também é possível adicionar legendas manualmente usando um arquivo .srt.

Como usar legendas automáticas
Para adicionar legendas usando o recurso de legendas geradas automaticamente do Workplace:
  1. Na sua linha do tempo, grupo ou Feed de Notícias, clique em Adicionar foto/vídeo.
  2. Selecione o vídeo que deseja carregar e clique em .
  3. Clique em Geração de legenda automática do vídeo. O Workplace reconhecerá automaticamente o idioma falado e criará legendas para você. Essa ação poderá demorar alguns minutos, dependendo da duração do vídeo.
  4. Clique em Prévia das legendas e clique em para reproduzir a prévia do vídeo. Quando estiver pronto, clique em Concluir.
  5. Diga algo sobre o vídeo e depois clique em Publicar.

Baixar uma transcrição
Para baixar as legendas no formato .txt:
  1. Acesse a publicação de vídeo.
  2. Clique no vídeo para aumentá-lo.
  3. Clique em no canto superior direito e selecione Baixar transcrição.

Baixar e editar legendas automáticas
Para baixar e editar as legendas geradas automaticamente:
  1. Na janela Ver prévia e gerenciar legendas, clique em .
  2. Um arquivo .srt será baixado em seu computador. Abra o arquivo em um editor de texto, faça as edições no texto da legenda e salve as alterações.
  3. Clique em Carregar legendas e selecione o arquivo .srt que você editou, que deve seguir esta convenção de nomenclatura: nome do arquivo.[código do idioma]_[código do país].srt.
  4. Clique em Substituir arquivo de legenda e, depois, em e em Concluir.
  5. Diga algo sobre o vídeo e depois clique em Publicar.

Carregar um arquivo .srt
Se você já tiver um arquivo .srt que siga a convenção de nomenclatura e desejar carregar suas próprias legendas:
  1. Na sua linha do tempo, no grupo ou no Feed de Notícias, clique em Adicionar foto/vídeo.
  2. Selecione o vídeo que deseja carregar, clique em e em Carregar legendas.
  3. Selecione o arquivo .srt que deseja carregar, clique em Prévia das legendas e em .
  4. Clique em Concluir, diga algo sobre o vídeo e clique em Publicar.

Legendas ao vivo
Você também pode criar legendas ao vivo durante uma transmissão. Se estiver fazendo uma transmissão, você poderá ativar as legendas ao vivo no Live Producer quando transmitir ao vivo em um grupo.
Se as legendas ao vivo estiverem disponíveis para uma transmissão ao vivo a que você está assistindo, clique em para ativá-las. Nessa área, é possível selecionar se você deseja ativar ou desativar as legendas ao vivo.
As legendas ao vivo estão disponíveis em inglês, espanhol, português, francês, italiano e alemão.
Essa informação foi útil?
A convenção de nomenclatura para arquivos SubRip (.srt) é:
nomedoarquivo.[código do idioma]_[código do país].srt
Por exemplo: minhas_legendas.en_US.srt
Abaixo estão listadas as combinações válidas de códigos de idioma e país. Saiba como usar um arquivo .srt para adicionar legendas ao seu vídeo.
Idiomas e códigos dos países
  • af_ZA (africâner)
  • ar_AR (árabe)
  • ay_BO (aimará)
  • az_AZ (azerbaijano)
  • be_BY (bielorrusso)
  • bg_BG (búlgaro)
  • bn_IN (bengali)
  • bs_BA (bósnio)
  • ca_ES (catalão)
  • ck_US (cherokee)
  • cs_CZ (tcheco)
  • cx_PH (cebuano)
  • cy_GB (galês)
  • da_DK (dinamarquês)
  • de_DE (alemão)
  • el_GR (grego)
  • en_GB (inglês – Reino Unido)
  • en_IN (inglês – Índia)
  • en_US (inglês – EUA)
  • eo_EO (esperanto)
  • es_CL (espanhol – Chile)
  • es_CO (espanhol – Colômbia)
  • es_ES (espanhol – Espanha)
  • es_LA (espanhol)
  • es_MX (espanhol – México)
  • es_VE (espanhol – Venezuela)
  • et_EE (estoniano)
  • eu_ES (basco)
  • fa_IR (persa)
  • fi_FI (finlandês)
  • fo_FO (faroês)
  • fr_CA (francês – Canadá)
  • fr_FR (francês – França)
  • fy_NL (frísio)
  • ga_IE (irlandês)
  • gl_ES (galego)
  • gn_PY (guarani)
  • gu_IN (guzerate)
  • gx_GR (grego clássico)
  • he_IL (hebraico)
  • hi_IN (híndi)
  • hr_HR (croata)
  • hu_HU (húngaro)
  • hy_AM (armênio)
  • id_ID (indonésio)
  • is_IS (islandês)
  • it_IT (italiano)
  • ja_JP (japonês)
  • jv_ID (javanês)
  • ka_GE (georgiano)
  • kk_KZ (cazaque)
  • km_KH (khmer)
  • kn_IN (canarim)
  • ko_KR (coreano)
  • ku_TR (curdo)
  • la_VA (latim)
  • li_NL (limburguês)
  • lt_LT (lituano)
  • lv_LV (letão)
  • mg_MG (malgaxe)
  • mk_MK (macedônio)
  • ml_IN (malaiala)
  • mn_MN (mongol)
  • mr_IN (marata)
  • ms_MY (malaio)
  • mt_MT (maltês)
  • nb_NO (norueguês – bokmal)
  • ne_NP (nepalês)
  • nl_BE (holandês – Bélgica)
  • nl_NL (holandês)
  • nn_NO (norueguês – nynorsk)
  • pa_IN (punjabi)
  • pl_PL (polonês)
  • ps_AF (pachto)
  • pt_BR (português – Brasil)
  • pt_PT (português – Portugal)
  • qu_PE (quíchua)
  • rm_CH (romanche)
  • ro_RO (romeno)
  • ru_RU (russo)
  • sa_IN (sânscrito)
  • se_NO (sami setentrional)
  • sk_SK (eslovaco)
  • sl_SI (esloveno)
  • so_SO (somali)
  • sq_AL (albanês)
  • sr_RS (sérvio)
  • sv_SE (sueco)
  • sw_KE (suaíli)
  • sy_SY (siríaco)
  • ta_IN (tâmil)
  • te_IN (telugu)
  • tg_TJ (tadjique)
  • th_TH (tailandês)
  • tl_PH (filipino)
  • tr_TR (turco)
  • tt_RU (tártaro)
  • uk_UA (ucraniano)
  • ur_PK (urdu)
  • uz_UZ (uzbeque)
  • vi_VN (vietnamita)
  • xh_ZA (xhosa)
  • yi_DE (iídiche)
  • zh_CN (chinês simplificado – China)
  • zh_HK (chinês tradicional – Hong Kong)
  • zh_TW (chinês tradicional – Taiwan)
  • zu_ZA (zulu)
Essa informação foi útil?
Você pode ativar ou desativar as configurações de reprodução automática de vídeos no Workplace.
Para desativar a reprodução automática de vídeos no computador:
  1. Clique na sua foto do perfil no canto inferior esquerdo do Workplace. Depois, clique em Configurações.
  2. Clique em Vídeos.
  3. Clique no menu suspenso ao lado de Reprodução automática de vídeos e selecione Desativado.
Essa informação foi útil?
O número de visualizações será exibido sob o vídeo.
A visualização de um vídeo é registrada quando um usuário assiste a um vídeo por três segundos ou mais, incluindo os vídeos de reprodução automática.
Essa informação foi útil?
Você pode ajustar a qualidade dos seus vídeos no Workplace.
Para ajustar a qualidade dos seus vídeos usando um computador:
  1. Clique na sua foto do perfil no canto inferior esquerdo e em Configurações.
  2. Clique em Vídeos no menu à esquerda.
  3. Clique no menu suspenso ao lado de Qualidade padrão de vídeo e selecione Padrão, Somente SD ou HD se disponível.
Por padrão, a qualidade dos vídeos mudará automaticamente dependendo da largura de banda disponível. Quanto mais rápida, maior será a qualidade do vídeo.
Essa informação foi útil?