Como a FamilyMart está usando o Workplace para conectar a equipe da linha de frente com a sede
Com mais de mil lojas de varejo em toda a Tailândia, a FamilyMart queria uma maneira de conectar os funcionários e melhorar a experiência do cliente. Veja por que a implantação do Workplace foi a solução perfeita.
Novas expectativas de clientes e maior possibilidade de escolha para os consumidores estão mudando as formas como varejistas pensam em relação aos seus negócios e funcionários.
Com equipes desconectadas dispersas em lojas e depósitos, a comunicação eficiente pode ser um desafio. Os varejistas que conseguem unir suas organizações podem ter uma vantagem competitiva significativa em relação àqueles que não fazem isso.
É um desafio que a FamilyMart já conhece. A empresa sabia que criar vínculos entre o cliente, o trabalhador da linha de frente e os tomadores de decisão na sede seria fundamental para o sucesso operacional da empresa.
Para criar esses vínculos e conectar a organização, a varejista escolheu o Workplace. Saiba o motivo.
Assista ao vídeo
Superando a demora na comunicação
A demora em fornecer feedback rápido da linha de frente para a sede estava causando problemas. Comunicar as respostas para toda a organização causava ainda mais.
Para criar esses vínculos e conectar a organização, a varejista escolheu o Workplace
Como explica Akarin Phureesitr, diretor de aprendizado corporativo e desenvolvimento: “No passado, demorava muito tempo para coordenar a sede e a linha de frente. Mas o que isso significava? Que, após nossas ideias serem formuladas, podia levar de duas a três semanas para que elas chegassem aos clientes.”
Em um ambiente de varejo acelerado, Akarin e sua equipe identificaram isso como um problema grave. “Percebemos que não conseguíamos responder às necessidades dos clientes a tempo. Dessa forma, não éramos capazes de nos adaptar ao mercado competitivo.”
Conectando trabalhadores da linha de frente e melhorando a experiência do cliente
Para a FamilyMart, a resposta foi implementar um conjunto de ferramentas “competitivas” encontradas no Workplace. Os resultados foram impressionantes.
“Agora que usamos o Workplace, todas as filiais se conectam com a sede como se fossem o mesmo escritório”, conta Akarin. Com ferramentas como o Workplace Chat, as pessoas podem compartilhar ideias, informações, feedback do cliente e novas oportunidades com toda a organização de forma eficiente.
Agora que usamos o Workplace, todas as filiais se conectam com a sede como se fossem o mesmo escritório
Isso é melhor para os funcionários e melhor para os clientes da FamilyMart.
Maneiras mais inteligentes de trabalhar
Também é uma visão compartilhada pelas equipes operacionais da FamilyMart. Phornphol Treenawaporn é líder de projetos no suporte a operações divisionais. Ele acredita que a interface familiar e a riqueza de mídia (como ligações em vídeo e até mesmo GIFs) elevam a experiência do usuário, além de facilitar e agilizar a colaboração.
Usar grupos para compartilhar arquivos e vídeos torna nosso trabalho muito mais conveniente e eficiente
“Usar grupos para compartilhar arquivos e vídeos”, conta Phornphol, “e fazer transmissões ao vivo para grupos com o vídeo ao vivo torna nosso trabalho mais conveniente e eficiente.”
Essas ferramentas permitem que os trabalhadores em lojas ajam rapidamente. Quando eles recebem novos produtos, usam o Workplace para compartilhar imagens dos formatos nas prateleiras ou de como os produtos são exibidos.
Isso ajuda a garantir que todos tenham o mesmo padrão. Mas também pode dar às pessoas ideias sobre como melhorar e aprimorar as coisas.
As ferramentas do Workplace permitem que os trabalhadores em lojas ajam rapidamente
Bots que resolvem processos simples
A FamilyMart também está usando bots para automatizar e melhorar processos ainda mais.
Bots como o “Som Sri”, que ajudam a melhorar a precisão operacional para que as pessoas possam acessar relatórios e dados de vendas melhores. Ou o “Mee Suk”, um bot de RH que compartilha notícias e atualizações relevantes com as pessoas para motivar e informar a todos.
O Workplace nos ajuda a estar mais próximos uns dos outros. Mesmo que raramente nos encontremos.
No fim, trata-se daquela palavra “todos”. Ferramentas que aproximam todos na organização, além de tornar o trabalho mais eficaz e melhorar a experiência do cliente.
Como Pitchanan Mejai, gerente de loja da FamilyMart, comenta: “O Workplace nos ajuda a estar mais próximos uns dos outros. Mesmo que raramente nos encontremos.”
Varejistas de todo o mundo talvez concordem com essas palavras.