Equilíbrio entre o trabalho à distância e a vida doméstica

Se você está trabalhando remotamente pela primeira vez, pode parecer cansativo tentar equilibrar as prioridades da casa, da família e do trabalho.


Público Gestores de pessoas |Duração 4 min |Publicado em 24 de março de 2020

Voltar para a Central de Recursos

Se você está trabalhando remotamente pela primeira vez, pode parecer cansativo tentar equilibrar as prioridades da casa, da família e do trabalho. No entanto, com as ferramentas e o planejamento adequados, é possível encontrar formas de permanecer saudável, conectado e produtivo enquanto navega nesse novo modo de vida.

Reunimos dicas e sugestões para ajudar você a encontrar esse equilíbrio.

Estabeleça as bases adequadas

Gerencie suas expectativas

Trabalhar de casa é uma realidade nova para muitas pessoas, por isso é importante gerenciar as próprias expectativas, bem como as de sua equipe e as de sua família. Considere estes pontos:

Seja realista, mas também gentil consigo mesmo

Vamos ser sinceros, ninguém faz perfeitamente várias coisas ao mesmo tempo. Então aceite que você não será tão produtivo quanto seria se estivesse concentrado totalmente no trabalho. Mas tenha paciência consigo mesmo. Defina tarefas e metas factíveis todo dia e, se derem certo, torne-as gradualmente mais ambiciosas. Em conjunto com seu supervisor ou gestor, relacione seus projetos para decidir o que priorizar.

Mantenha-se conectado a sua equipe

A comunicação é essencial quando as equipes estão trabalhando remotamente. É fundamental que cada membro da equipe esteja por dentro dos projetos, prazos e metas dos colegas. É muito provável que a maioria dos seus colegas, ou até mesmo todos eles, também esteja trabalhando de casa, então alinhar as responsabilidades e prazos é essencial para o gerenciamento de projetos e para garantir que todos estejam cumprindo as obrigações. Considere escalonar os horários ou fazer horas flexíveis para deixar a semana menos estressante.

Estabeleça expectativas com sua família

Se seu parceiro, parceira ou filhos também estiverem em casa, entre em acordo com eles sobre horários, os ambientes que precisam de silêncio, a hora do dever de casa e, para os filhos mais velhos, em que momentos podem interromper. E não deixe de dedicar um tempo para tomar um ar fresco ou se distrair um pouco. E, acima de tudo, seja flexível e sempre veja se tudo está funcionando bem para todos.

Estabeleça as bases adequadas

Trabalhar à distância não precisa equivaler a se sentir desconectado. Dispor da estrutura adequada faz toda a diferença para a produtividade e o bem-estar. Confira se dispõe de todas as ferramentas necessárias para se comunicar e colaborar de maneira eficaz.

  • Hardware (computador, microfone, câmera) e software necessários
  • Internet de alta velocidade que suporte ligações de vídeo
  • Um ambiente de trabalho seguro e calmo
  • Um espaço de trabalho confortável e ergonômico
  • Acesso fácil aos grupos de equipe ou unidades de disco compartilhadas
  • Informações de contato de celular do gestor, da equipe e dos principais parceiros
  • Documente os horários de trabalho preferenciais compartilhados com a equipe e os parceiros
  • Documente metas, prazos e resultados

Crie uma rotina e pratique o cuidado pessoal

Estabeleça uma rotina que propicie a realização do trabalho de maneira eficiente e eficaz. Para algumas pessoas, é questão de reorganizar o ambiente doméstico de trabalho. Para outras, é estabelecer uma nova rotina.

  • Estipule limites razoáveis. Trabalhar em projetos de forma remota pode dar a sensação de estar sempre conectado
  • Priorize pausas no decorrer do dia e atente-se aos possíveis sinais de esgotamento em si mesmo e nos outros
  • Continue conectado. Conecte-se com suas comunidades sociais, incluindo os grupos de recursos empresariais e grupos de apoio (no Workplace, Facebook e Instagram) e, se fizer sentido, combine bate-papos sociais ou até um “café virtual” para estar próximo dos colegas e amigos

Atenha-se aos horários das reuniões

Trabalhar remotamente não quer dizer que você precisa estar disponível a qualquer momento. Adie conversas de última hora e reuniões espontâneas que surgem ou mudam, especialmente se não estiverem relacionadas a suas prioridades.

Estabeleça limites em seu espaço de trabalho

Tente destinar um espaço, ambiente ou método de trabalho que crie uma separação da família para quando você precisar de privacidade ou estiver em ligações. Pode ser um cômodo em sua casa, mas também pode ser um indicativo, como estar usando fones de ouvido ou fixar um aviso atrás do monitor ou de sua cadeira.

Planeje e prepare as refeições com antecedência

Neste momento, a ideia de planejar as refeições pode parecer mais um afazer em sua agenda já lotada. Porém, agora que você não está mais se deslocando para o trabalho, experimente dedicar esse tempo para preparar a refeição do dia. Tente usar as manhãs para separar os lanchinhos que vai comer ou para preparar o almoço ou, melhor ainda, use parte do fim de semana para preparar e congelar as refeições que você pode esquentar durante a semana. Essa também pode ser uma ótima forma de envolver os filhos e a família na preparação de refeições.

Socialize com os colegas

Sentir-se isolado é um problema comum quando trabalhamos de casa, e é por isso que nunca foi tão importante se reunir. Tente criar e participar de conversas de bate-papo em que os membros da equipe podem falar de interesses comuns. As ligações de vídeo são uma forma ainda melhor de se conectar com os colegas, nem que seja para um papo rápido ao fim do dia. E para os introvertidos que preferem não socializar, conectar-se de maneira periódica com a equipe ajudará você e todos com quem trabalha a se manter conectados ao trabalho e à cultura corporativa.

Comunique-se com positividade

Trabalhar de casa significa que é ainda mais importante ter total clareza no tom das comunicações. Mantenha a positividade, principalmente em emails e bate-papos, para não transparecer frieza ou indiferença. Encontre seu emoji feliz preferido, compartilhe fotos engraçadas e seja generoso com elogios e reconhecimentos. Isso mantém a motivação elevada e gera identificação.

Não esqueça que as reuniões devem ter uma pauta e um objetivo claros, e que as leituras prévias devem ser feitas com antecedência.

 

 

Encontre o equilíbrio entre o trabalho de casa, o bem-estar e a família. Siga conectado, capacitado e produtivo com suas famílias de casa e do trabalho. Acesse mais recursos sobre estar Juntos à distância em nossa Central de trabalho à distância.

Voltar para a Central de Recursos

-----