Melhores práticas para
trabalhar de casa

Nossa cultura de trabalho está mudando em escala global. Entretanto, trabalhar de casa não significa estar distante.


Público Gestores de pessoas |Duração 4 min |Publicado em 23 de março de 2020

Bozoma Saint JohnBozoma Saint John

Voltar para a Central de Recursos

Nossa cultura de trabalho está mudando em escala global. Entretanto, trabalhar de casa não significa estar distante.

O segredo é estabelecer novas rotinas de comunicação e colaboração. Isso exige estruturação e previsibilidade, mas também paciência e flexibilidade. Com as práticas apropriadas, podemos trabalhar com eficiência e unir as equipes ao mesmo tempo.

Siga estar sete melhores práticas para transformar o trabalho “remoto” em trabalho “conectado”.

Estabeleça as bases adequadas

Confira se possui todas as ferramentas necessárias para se comunicar e colaborar de maneira eficaz.

  • Hardwares (computador, microfone, câmera) e softwares necessários
  • Internet de alta velocidade
  • Um ambiente de trabalho seguro e calmo
  • Acesso fácil a grupos de colaboração de equipe e unidades compartilhadas
  • Crie uma conversa individual de bate-papo com seu gerente
  • Documente os horários de trabalho de sua preferência e compartilhe com a equipe e os parceiros
  • Documente as metas, os prazos e resultados

Discuta as preferências de trabalho com seu gerente e sua equipe

Converse sobre as preferências de comunicação (email, bate-papo, vídeo), frequência de conversas individuais, tomada de decisões e como/quando escalar. Se você é um gerente, lembre-se de fazer o acompanhamento da equipe regularmente. O trabalho remoto pode isolar, mesmo um breve "oi" pode ajudar bastante.

Discuta as preferências de trabalho com a gerência

Comunique e compartilhe o contexto regularmente

Quando as equipes estão dispersas, é difícil saber quem viu as informações e atualizações do projeto. Por isso, é importante reforçar o contexto por escrito, em conversas individuais e nas reuniões de equipe. Sempre comece pelo nível mais alto de contexto nas reuniões e nos documentos escritos garantindo que todos estejam cientes das metas, resultados e status antes de entrarem em detalhes. Caso tenha dúvidas, reitere os comunicados para que todos fiquem informados.

Gerencie bem as reuniões

Reuniões e acompanhamentos bem estruturados são fundamentais para que as pessoas mantenham a produtividade e a conexão quando parte ou toda a equipe está trabalhando de casa.

  • Procure marcar reuniões, sempre que possível, para os horários em que a disponibilidade de todos coincida. Às vezes, é difícil evitar reuniões muito cedo ou tarde durante o dia quando a equipe está remota. Nessas situações, procure alternar a inconveniência entre todos.
  • Não esqueça que as reuniões devem ter uma pauta e um objetivo claros, e que as leituras prévias devem ser enviadas com antecedência. Adicione essas informações para que o convite seja completo e facilite o acesso.
  • Se você estiver realizando uma reunião completamente remota, designe um moderador e estabeleça regras básicas para que todos sejam ouvidos.
  • Use ligações de vídeo nas reuniões, inclusive nas individuais. O vídeo ajuda a estabelecer presença e conexão. Use qualquer tecnologia de videoconferência que funcionar para sua equipe (como Workplace, Zoom, BlueJeans, Portal, Vídeo do Messenger, FaceTime etc.).
  • Considere usar fones de ouvido durante as reuniões para que você possa ouvir bem e bloquear outras distrações.
  • Quando você não estiver falando durante uma reunião remota, silencie seu microfone para que todos possam ouvir o palestrante.
  • Esteja presente. Mantenha o foco durante as reuniões e dê indicações não verbais de que está acompanhando. Pequenos gestos, como balançar a cabeça ajudam as outras pessoas a ter a confiança de que você está engajado na conversa.
  • Leve em conta as pessoas que estão trabalhando de casa quando os diversos participantes da reunião estiverem em diferentes localizações, como em um escritório ou em campo.
  • Compartilhe anotações detalhadas após a reunião. Faça publicações/documentos colaborativos para todas as reuniões e designe alguém da equipe para acompanhar e compartilhar as anotações, os feedbacks, os modelos, as decisões etc.
Discuta as preferências de trabalho com a gerência

Se precisar, ligue

Uma rápida ligação (durante o horário de expediente) muitas vezes é a maneira mais ágil de resolver um problema individual ou de um grupo pequeno. Crie uma regra de equipe definindo o uso de ligações para resolver problemas rapidamente ou quando houver problemas de conexão de internet

Seja criterioso no caso de conversas difíceis

Entenda que determinados temas podem ser mais difíceis de ser tratados com as pessoas à distância (dar feedback construtivo, por exemplo). Se precisar abordar algo delicado, comece perguntando como a pessoa está se sentindo e faça um acompanhamento posterior com ela para verificar o desenrolar da situação. Planeje esse tipo de conversa para acontecer por ligação de vídeo e não por telefone.

Pratique o cuidado pessoal

  • Crie uma rotina que funcione para você e sua equipe. Estabeleça uma rotina que propicie a realização do trabalho de maneira eficiente e eficaz. Para alguns, é questão de reorganizar a estrutura do ambiente doméstico de trabalho; para outros, trata-se de estabelecer uma nova rotina.
  • Estipule limites razoáveis. Trabalhar em projetos de forma remota pode dar a sensação de estar sempre conectado. Priorize pausas no decorrer do dia e atente-se aos possíveis sinais de esgotamento em si mesmo e nos outros. Isso é particularmente importante em período de crise, em que os membros da família podem estar em casa em vez de na escola ou no trabalho.
  • Conecte-se. Conecte-se com suas comunidades sociais (no Workplace e no Facebook) e, se fizer sentido, combine chats sociais ou mesmo um “café virtual” para estar próximo dos colegas de trabalho e amigos.

Não esqueça que as reuniões devem ter uma pauta e um objetivo claros, e que as leituras prévias devem ser feitas com antecedência.

 

 

Nunca foi tão importante ser uma empresa conectada. Com as ferramentas e o planejamento certos, trabalhar de casa não precisa ser o mesmo que estar isolado. Acesse mais recursos sobre estar Juntos à distância em nossa Central de trabalho à distância.

Voltar para a Central de Recursos

-----