Defendendo sua equipe: cinco coisas que você deve e não deve fazer

Confira cinco coisas importantes que você deve (e não deve) fazer para se tornar um gerente inesquecível.

CAMPANHA DE GERENCIAMENTO DE EQUIPE | 10 MINUTOS DE LEITURA
employee engagement - Workplace from Meta

Bons gerentes inspiram a equipe com elogios, criam espaços seguros para os funcionários compartilharem opiniões e os ajudam a ir além das metas definidas. Além disso, sabem promover o ótimo trabalho que está sendo realizado, para que líderes e tomadores de decisões invistam na equipe.

Se isso não for algo natural para você, não se preocupe. Estamos aqui para ajudar.

Confira cinco coisas importantes que você deve (e não deve) fazer para se tornar um gerente inesquecível:


Elogie os funcionários na frente de pessoas que têm autoridade dentro da empresa

ELOGIE os funcionários na frente de pessoas que têm autoridade dentro da empresa

Por que você deve fazer isso:

O elogio público na frente de tomadores de decisões ajuda você a conseguir promoções para a sua equipe, aumento de salários e novas oportunidades de trabalhos incríveis. Isso também facilita o aumento do orçamento, dos integrantes da equipe e do suporte que vocês recebem. Trabalhe nisso ao longo do ano. Você verá que pessoas ficarão muito mais propensas a dizerem sim quando pedir algo.

Como você pode fazer isso:
Converse com o seu chefe
  • Em reuniões, converse com o seu chefe para contar as coisas incríveis que a sua equipe e as pessoas nela estão fazendo. Se você gerenciar uma equipe que trabalha em turnos, inclua essas histórias nas observações de turno.
Repasse o feedback
  • Se você ouvir um feedback ótimo sobre a sua equipe, não hesite em repassá-lo para o seu chefe e outras pessoas importantes. Você não está fazendo nenhum favor à sua equipe ao não compartilhá-lo com ninguém.

Indique a sua equipe
  • Sempre indique as pessoas na sua equipe para receber prêmios ou reconhecimentos internos. Deixe a sua equipe ciente de que você está fazendo isso.
  • Sempre inclua uma seção "Conquistas da equipe" nas publicações mensais de recapitulação da equipe. Não tenha medo de elogiar as pessoas!
  • Quando alguém receber um ótimo feedback sobre sua equipe e contar para você, compartilhe-o na hora com seu chefe pelo bate-papo.
Não desestimule pensamentos diferentes dos seus

NÃO desestimule pensamentos diferentes dos seus

Por que você deve evitar isso

Sua equipe levará o seu feedback como líder mais a sério se os funcionários sentirem que você realmente considera o que eles dizem. Parece simples, mas é muito fácil passar a mensagem errada sem perceber.

Como evitar o problema
Seja uma pessoa disposta a aprender (e não um sabe-tudo)
  • Aprenda a responder a ideia de outras pessoas com uma pergunta neutra em vez de dar a sua opinião. Deixe que elas terminem de falar sem interrompê-las. Faça perguntas que as incentivem a se aprofundar e pense de verdade sobre o assunto antes de tomar uma decisão.
Não imponha as suas opiniões
  • Se você expressar uma opinião de forma muito enfática, a sua equipe será bem menos propensa a expressar o que pensa. Guarde as opiniões fortes para os assuntos que realmente importam e passe o restante do tempo ouvindo em vez de falando.

Compartilhe a sua opinião por último
  • Nunca é fácil para a sua equipe discordar de você (principalmente em público). Não dê a sua opinião em conversas até que todos já tenham falado. Quando você dá a sua opinião, as pessoas que pensam diferente tendem a achar que a conversa já foi encerrada.
  • No grupo da equipe, faça uma publicação e peça opiniões sobre tópicos importantes um dia antes de discuti-los em uma reunião. Dessa forma, você receberá respostas mais embasadas e honestas.
  • Publique o que você acha sobre problemas importantes da equipe e peça que os funcionários façam as próprias considerações. Dessa forma, será seguro discordar de você. Além disso, é uma ótima maneira de obter ideias incríveis.
  • Outra opção é criar uma publicação de enquete para que sua equipe dê as próprias ideias sobre como abordar um problema. Adicione a sua opinião no final e peça que a equipe vote nas opções que prefere. Leve essa discussão para a próxima reunião da equipe.
Encontre oportunidades de crescimento para sua equipe

ENCONTRE oportunidades de crescimento para a sua equipe

Por que você deve fazer isso

Passar projetos que ajudarão os funcionários da equipe a alavancar a própria carreira ou desenvolver novas habilidades é a melhor forma de manter a equipe motivada e com vontade de permanecer na empresa. Também é uma ótima maneira de transformar um desempenho mediano em um alto desempenho. Você será um gerente inesquecível.

Como você pode fazer isso
Descubra o que os funcionários gostam de fazer
  • Com ajuda da sua equipe, elabore uma lista das coisas que cada funcionário gosta de fazer e gostaria de fazer mais vezes. Leia essa lista com frequência.
Converse com outros gerentes
  • Mantenha contato com outros gerentes e o seu chefe para identificar possíveis projetos em que os membros da sua equipe possam trabalhar. Priorize atividades que darão a eles a experiência necessária para alavancar a própria carreira.

Crie oportunidades para eles
  • Se não conseguir encontrar uma atividade, elabore um projeto com os membros da equipe ou dê a eles uma tarefa na qual possam trabalhar com algo que sempre quiseram.
Tenha conversas frequentes sobre carreira
  • Encontre-se com as pessoas na sua equipe pelo menos uma vez a cada três ou quatro meses para falar sobre metas de carreira. Não espere até a análise anual de desempenho para que essas conversas aconteçam.
  • Participe de grupos que ajudam você a ver o que está acontecendo em outras partes da organização e em níveis mais altos.
  • Passe 15 minutos todos os dias lendo as publicações de atualização e de projeto, a fim de buscar oportunidades para sua equipe.
  • Com o Workplace, você pode conversar com qualquer pessoa na organização. Não tenha vergonha de criar conexões e apresentar pessoas à sua equipe.
  • Você também pode fixar as listas em seus grupos individuais para serem lembradas e fáceis de encontrar.
Dê boas orientações

boas orientações

Por que você deve fazer isso

Dar boas orientações à sua equipe é uma das partes mais importantes do seu trabalho. É como você pode ajudar os seus funcionários a aprender e crescer profissionalmente. Investir na carreira e no crescimento deles e garantir que eles saibam disso também ajuda a manter os melhores talentos por perto.

Como você pode fazer isso
Dê o exemplo
  • Busque momentos de aprendizado para a equipe. Se você gerenciar uma conversa difícil com o cliente, explique por que a conduziu daquela forma. Se errar, converse com a equipe e explique o que poderia ter feito diferente.
A equipe precisa do seu feedback construtivo
  • Se você deseja melhorar o modo como compartilha feedback construtivo, siga esta fórmula: o feedback deve sempre mencionar uma situação específica, apontar determinado comportamento, explicar como ele afetou você ou outra pessoa e sugerir ações concretas que podem ser realizadas de forma diferente da próxima vez.

A equipe também precisa do seu feedback positivo
  • É fácil cair no hábito de dar feedback apenas quando algo errado acontece. Faça questão de compartilhar um feedback positivo regularmente a fim de manter a sua equipe motivada, mas não faça isso para compensar um feedback construtivo.

Não faça pouco caso das suas experiências e erros passados

NÃO faça pouco caso das suas experiências e erros passados

Por que você deve evitar isso

Essa é uma ótima maneira de mostrar empatia à sua equipe quando ela mais precisar. Além disso, transmite a ideia de que não há problemas em cometer erros, contanto aprendam com eles. Seu feedback também pode se tornar muito mais eficaz.

Quando mencionar experiências passadas
Quando alguém estiver se sentindo mal com um erro que cometeu
  • Para ajudar alguém a se sentir melhor, é interessante comentar sobre um erro semelhante ou até mesmo mais grave que você já cometeu no passado. Assim, a pessoa se sente menos sozinha e é mais fácil focar a conversa na lição a ser aprendida.
Quando quiser que alguém leve o seu conselho a sério
  • Conselhos tendem a ser mais bem recebidos quando soam como "isso funcionou bem para mim no passado" em vez de "você tem que fazer tal coisa".

Para ajudar a equipe a evitar erros futuros
  • Se quiser que alguém mude um comportamento, fale sobre os problemas que esse comportamento causou para você no passado. Isso é muito mais convincente do que falar sobre um problema hipotético no futuro que pode ou não acontecer.
  • Ao publicar algo sobre o seu trabalho, sempre fale sobre o que não funcionou ou as metas que não foram atingidas. Depois, conte o que você aprendeu com tudo isso. Isso é mais útil para a sua equipe e facilita a abertura dos funcionários quanto aos próprios aprendizados.
  • Nas sextas-feiras, compartilhe uma publicação contando sobre erros que cometeu no passado. Sua equipe se beneficiará das lições que você teve que aprender a duras custas. Além disso, você pode focar naquilo que deseja que a sua equipe faça diferente.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback