Teste: você demonstra reconhecimento suficiente à sua equipe?

Faça o teste abaixo para saber se você está reconhecendo a sua equipe adequadamente.

EXPERIêNCIA DO FUNCIONáRIO | 10 MINUTOS DE LEITURA
employee engagement - Workplace from Meta

A maior parte do seu trabalho como gerente é manter a equipe motivada, feliz e inspirada. Muito disso se resume ao nível de reconhecimento percebido pela equipe.

Grandes gerentes integram o reconhecimento à gestão diária e as equipes gostam deles por conta isso.

Faça o teste abaixo para saber se você está reconhecendo a sua equipe adequadamente. Se deseja melhorar, não se preocupe. Temos dicas para ajudar você a chegar lá.


Você faz questão de perguntar à equipe sobre as conquistas importantes dela?

Você faz questão de perguntar à equipe sobre as conquistas importantes dela?

Você é um gerente, não um vidente (provavelmente). Se não perguntar, nem sempre saberá sobre as grandes conquistas que as pessoas da sua equipe estão tendo. Você não pode elogiar alguém por algo que não sabe.

A maioria das pessoas não gosta de se gabar para o chefe, mas falará sobre as próprias conquistas se você perguntar. Perguntar sobre isso deve ser uma prática regular, não apenas ocasional.

Quando perguntar
  • Em todas as reuniões da equipe ou mudanças de turno
  • Em publicações semanais no grupo da sua equipe no Workplace, pedindo que as pessoas compartilhem conquistas nos comentários
  • Em todas as reuniões individuais com pessoas que você gerencia
  • Nos bate-papos da equipe, ao menos uma vez por semana

Como melhorar o que já está bom:

Pergunte aos membros da equipe sobre coisas importantes que veem outras pessoas fazendo. Como as pessoas tendem a se sentir mais confortáveis com isso, você saberá de mais conquistas dessa maneira.


Você celebra essas conquistas publicamente?

Você celebra essas conquistas publicamente?

O reconhecimento do gerente é importante. Mas o reconhecimento público é ainda melhor. Compartilhe regularmente essas conquistas com toda a equipe. É assim que você integra essa prática à cultura da equipe.

Como compartilhar as grandes conquistas da equipe

Com o seu chefe
  • Tenha uma ou duas conquistas da equipe para compartilhar toda vez que você se encontrar ou apenas conversar casualmente com o seu chefe
No grupo da equipe
  • Publique as grandes vitórias da equipe da semana e comemore junto
Em cada reunião da equipe ou mudança de turno
  • Isso leva dois minutos e faz uma grande diferença. Inclua essa prática em todas as reuniões da equipe ou observações de turno
Com o restante da organização
  • Indique a sua equipe a prêmios ou reconhecimentos, se isso for uma opção. Mostre aos membros da sua equipe que você está fazendo lobby por eles

Como melhorar o que já está bom:

Dê o exemplo e sempre tenha uma “seção de agradecimentos” quando falar ou publicar sobre projetos ou outros trabalhos que as pessoas estão fazendo. Sempre reconheça as pessoas que dedicaram tempo para reconhecer os outros. Isso as incentiva a continuar.


Suas recompensas são motivadoras?

Suas recompensas são motivadoras?

A maneira como você recompensa a equipe demonstra o quanto valoriza o trabalho dela. Sejam recompensas tangíveis ou mais focadas no reconhecimento, elas precisam ser significativas. Recompensas vazias ou sem sentido fazem mais mal do que bem.

Recompensas tangíveis
  • Vales-presente ou ingressos de cinema
  • Roupas ou outros itens com o logotipo da empresa (que não podem ser adquiridos de outra forma)
  • Preferência na escolha de turno durante uma semana
  • Um intervalo extra diariamente durante uma semana
  • Um dia de folga remunerada
Recompensas baseadas em reconhecimento
  • Mural da fama: um mural físico (ou virtual) para colocar fotos dos membros da equipe quando eles conquistarem algo importante. Atualize-o anualmente
  • Um vídeo breve do funcionário falando sobre a sua grande conquista. Compartilhe com a equipe, o seu chefe e pessoas de fora da equipe (publicações no grupo e bate-papo funcionam bem)
  • Uma reunião com alguém com posição mais alta na organização (escolha feita pelo funcionário)

Como melhorar o que já está bom:

Acompanhe as recompensas que as pessoas ganharam e mencione-as durante conversas de desempenho, reuniões individuais ou até mesmo bate-papos casuais. Faça com que as conquistas sejam realmente importantes.


Suas recompensas tornam as pessoas melhores no trabalho que desempenham?

Suas recompensas tornam as pessoas melhores no trabalho que desempenham?

Prêmios surpresa no final do ano ou durante uma confraternização da equipe são muito divertidos, mas não incentivam as pessoas a mudar de postura futuramente. Grandes gerentes elaboram prêmios com base em elementos nos quais realmente desejam ver uma melhora da equipe. Depois, com antecedência, informam à equipe que eles serão distribuídos. As pessoas trabalharão para ganhar o prêmio e você terá ótimas oportunidades para elogiá-las nesse processo.

Como atribuir importância à recompensa

Envolva a equipe

Publique sobre o prêmio no Workplace e peça à equipe que indique outras pessoas por meio de exemplos específicos. Assim, todos terão a chance de serem reconhecidos

Mantenha um registro público dos vencedores

Um mural da fama físico (ou virtual) pode funcionar. Quanto mais a conquista for divulgada, melhor

Peça que o seu chefe (ou outros superiores) entregue o prêmio

Isso dá mais importância às pessoas da equipe e torna a conquista algo muito maior

Envolva as pessoas nas avaliações de desempenho

Envolva as pessoas nas conversas e discussões sobre aumentos e promoções. Deixe claro que ganhar esses prêmios fez a diferença

Was this article helpful?
Thanks for your feedback