Adquira conhecimento com os insights sobre a publicação

Aprenda a aprimorar as suas habilidades de publicação para redes sociais com os insights sobre a publicação

CAMPANHA DE GESTãO DE PESSOAS | LEITURA DE CINCO MINUTOS
employee engagement - Workplace from Meta

Aprender com publicações antigas é a melhor maneira de aprimorar as suas habilidades de publicação para redes sociais. É assim que você começa a ter uma ideia do que funciona e do que não funciona.

O Workplace oferece a você diversas informações sobre o desempenho das suas publicações. Depois de ler este guia, você saberá como usar essas informações para tornar as suas publicações ainda melhores.


Como encontrar os dados da publicação

Como encontrar os dados da publicação

Caso ainda não saiba, é possível obter informações detalhadas do desempenho das suas publicações. Basta clicar no ícone Insights sobre a publicação.


Noções básicas

Ouça o que os números estão dizendo

Gerentes experientes sabem como manter a conversa fluindo. Analise os insights sobre a publicação para entender o que a sua equipe acha do conteúdo que você publica e aprenda a fazer um trabalho ainda melhor ao incentivar todos a participar da conversa.

Gerentes experientes sabem como manter a conversa fluindo. Analise os insights sobre a publicação para entender o que a sua equipe acha do conteúdo que você publica e aprenda a fazer um trabalho ainda melhor ao incentivar todos a participar da conversa.

Informações básicas

Você não precisa acessar os Insights sobre a publicação para ver as informações básicas (visto por, comentários e reações). Mas elas são as primeiras estatísticas de desempenho que você deve focar. Abaixo estão algumas metas sobre como impulsionar cada uma dessas métricas.

Publicação vista por
O que a métrica informa

O número total de pessoas que viram a sua publicação por pelo menos uma fração de segundo. Basicamente é o número de pessoas que a sua publicação alcançou.

Como melhorá-la

Compartilhe a publicação em grupos diferentes

  • Escolha grupos especificamente ativos (e relevantes).

Marque gerentes ou outras equipes e superiores na publicação

  • Isso vai gerar uma notificação para eles. Não se esqueça de pedir que essas pessoas compartilhem a publicação no grupo das próprias equipes.

Marque a sua própria equipe nos comentários da publicação

  • Marcar uma pessoa a deixa mais propensa a ver a publicação no Feed de Notícias. Além disso, aqueles que interagem com essa pessoa com maior frequência também terão mais chances de verem o conteúdo.

Faça a publicação no horário e no dia certos

Comentários
O que a métrica informa

O número de comentários deixados na sua publicação é um número importante. As publicações com comentários têm mais chances de aparecer no Feed de Notícias e fazer com que as pessoas parem e também comentem algo.

Como melhorá-la

Nas suas publicações, peça que as pessoas respondam a uma pergunta ou compartilhem uma opinião

  • Coloque a pergunta no início da publicação e também a deixe no primeiro comentário para incentivar o debate.

Responda aos comentários deixados pelas pessoas

  • Se as pessoas virem que você está respondendo, elas se sentirão mais propensas a deixar um comentário. Além disso, se você marcar alguém em um comentário, essa pessoa normalmente responderá.

Marque mais pessoas

  • As pessoas que você marca são mais propensas a verem a publicação e se sentem obrigadas a comentar nela.

Dê reconhecimento

  • Sempre adicione uma seção de agradecimento às suas publicações sobre projetos ou outro trabalho concluído. Marque a pessoa que ajudou de algum modo, bem como os gerentes dela. Dessa forma, há grandes chances de elas deixarem um comentário.

Use uma linguagem mais informal

  • Normalmente, as pessoas não se sentem confortáveis de comentar em publicações muito formais. Mas elas comentam em publicações que parecem ter sido escritas por uma pessoa (principalmente se você expressar felicidade ou entusiasmo).

Aprenda a amar a palavra "Você"

  • Converse com o leitor como um indivíduo: "Isso vai ajudar VOCÊ." "Ouvimos o feedback que VOCÊ nos enviou." As pessoas são mais propensas a responder nos comentários quando sentem que a publicação foi escrita para elas.
Reações
O que a métrica informa

Esse é o número de vezes que as pessoas usaram os botões Curtir, Amei, Força, Haha, Uau, Triste e Grr. Publicações com muitas reações são mais propensas a aparecerem no Feed de Notícias. Reações emocionais também são um ótimo sinal de que as pessoas ligam para o que você está dizendo.

Como melhorá-la

Escolha uma reação e escreva algo para suscitá-la

  • De antemão, escolha um tipo de reação emocional que deseja suscitar (Uau, Amei e Haha são ótimas opções) e escreva a sua publicação de uma forma que provoque essa reação.

Peça mais reações

  • Transforme a reação em uma maneira explícita de as pessoas darem a você um feedback rápido: "Dê um AMEI nesta publicação se quiser mais [em branco]", "Curta esta publicação se concordar com a direção em que estamos indo" etc.

Verifique o seu público

  • Publique em grupos ativos, em que as pessoas tenham interesse no tópico que você está abrangendo, e escreva algo considerando as necessidades desse público (e não apenas as suas). Quanto mais personalizada a publicação for para o público, mais chances ele terá de interagir com ela.

Crie um ambiente de conversa

  • Um tom de conversa informal ajuda você a receber mais comentários e torna as pessoas mais propensas a interagir com a sua publicação. Uma linguagem emotiva funciona bem. Já uma linguagem seca não.

Informações detalhadas

Há algumas informações muito importantes sobre o desempenho da publicação que podem ser obtidas apenas em Insights sobre a publicação. Nesta seção, falaremos sobre o que essas estatísticas significam e como melhorá-las.

Taxa de conclusão da publicação
O que a métrica informa

Esse número representa quanto da sua publicação uma pessoa está lendo em média. Ele é baseado no tempo em que o usuário passa olhando para a publicação e em uma velocidade de leitura de 300 palavras por minuto. Essa métrica analisa apenas as pessoas que passam pelo menos três segundos com a publicação em exibição. Além disso, é uma das maneiras mais importantes de descobrir se o conteúdo que você publica está funcionando ou não.

Como melhorá-la

Formate tudo

  • As pessoas não leem blocos de texto gigantes. Use cabeçalhos, marcadores e blocos de citação para formatar tudo. Misture a formatação para manter a publicação visualmente interessante e ajudar as pessoas a lerem com mais facilidade.

Conteúdo chato nunca funciona

  • Já mencionamos isso muitas vezes, mas é algo importante. Palavras secas, difíceis, acadêmicas ou jargões fazem as pessoas se desinteressarem imediatamente. Um tom humorístico, informal e empolgante faz com que elas queiram continuar lendo.

Mostre as coisas boas

  • Dê às pessoas um motivo para parar e ler a sua publicação. Você pode mostrar resultados, conquistas ou metas impressionantes que empolgam (use marcadores). Nunca deixe as informações importantes por último.

Encurte a publicação

  • Elimine as palavras desnecessárias e foque no que é importante que as pessoas saibam ou façam. Se necessário, anexe um arquivo com mais detalhes e priorize os destaques na publicação. Se tiver muito o que falar, considere colocar essas informações em uma Nota e use sua publicação como um resumo.

TL;DR

  • Adicione um TL;DR (Too Long; Didn’t Read, que significa "muito longo; não li") no início do texto com uma conclusão principal ou uma frase que resuma o ponto da publicação para incentivar as pessoas a continuarem lendo.

Escreva para smartphones e tablets

  • As publicações podem parecer muito maiores em smartphones e tablets do que em computadores. Se você estiver fazendo publicações para pessoas que normalmente usam o Workplace no smartphone, saiba como a sua publicação fica no app para celular antes de publicar.
Sentimento do comentário
O que a métrica informa

Se uma publicação tiver pelo menos dez comentários, o Workplace analisará as palavras que as pessoas estão usando para dar a você uma dimensão do sentimento delas, se foi negativo ou positivo. É uma escala de -1 a 1, com 1 sendo muito positivo e -1 sendo muito negativo.

Como melhorá-la

Adicione um vídeo rápido

  • O tom é algo que pode se perder facilmente em um texto. Grave um vídeo rápido com você divulgando as informações na publicação e use o seu tom de voz e expressões faciais para mostrar empatia ou empolgação.

Preste atenção à linguagem da publicação

  • Se você não mostrar empolgação, as pessoas não deixarão comentários animados. Se você não mostrar empatia, as pessoas deixarão comentários negativos. Pense no tipo de comentário que deseja que as pessoas deixem enquanto escreve a publicação. Isso vai ajudar muito.

Personalize para o público

  • Quando se trata de notícias importantes, nem todos são afetados da mesma forma. Tente não escrever uma publicação para todos. Faça algumas publicações em grupos diferentes para falar sobre como a notícia os afetará. Assim, é mais fácil garantir que a informação seja bem recebida.

Prepare as pessoas com antecedência para receberem notícias difíceis

  • Se você vai falar algo que as pessoas não querem ouvir, converse com elas sobre isso em uma reunião primeiro. Faça com que elas se sintam ouvidas, responda às preocupações delas e *depois* faça a publicação.
Engajamento no Workplace
O que a métrica informa

Essa seção terá informações úteis somente se os administradores do sistema do seu Workplace estiverem preenchendo os campos de perfil de todos os usuários. Caso não estejam, essa métrica estará em branco ou poderá apresentar entradas aleatórias que as pessoas digitaram por conta própria. No entanto, se os administradores do sistema tiverem preenchido os campos, você está com sorte. Será possível ver como diferentes pessoas na sua organização estão (ou não estão) interagindo com a sua publicação.

Como melhorá-la

Descubra quem deveria estar interagindo com a publicação (mas não está)

  • Se um grupo de pessoas deveria estar vendo a publicação, mas isso não está acontecendo, comece compartilhando a sua publicação em grupos nos quais elas normalmente estão ativas.
  • Caso as pessoas estejam vendo as publicações, mas o engajamento de um grupo específico está baixo, talvez seja necessário criar uma publicação separada personalizada para esse público. Você também pode marcar gerentes e colegas de trabalho dessas partes da organização e pedir que eles compartilhem a sua publicação nos próprios grupos.
Engajamento ao longo do tempo
O que a métrica informa

Esse gráfico está aqui para mostrar como a publicação foi consumida ao longo do tempo. Ele pode ser usado para dar uma ideia de quais dias e horários são melhores para publicar.

Você pode analisar as informações no geral ou dividi-las por departamento, gerente e cargo se a organização estiver preenchendo esses campos.

Como melhorá-la

Teste diferentes dias e horários para publicar e analise o desempenho da publicação ao longo do tempo.

  • Muitas vezes, há dias e horários específicos em que as pessoas são mais propensas a verem publicações. Isso pode variar de acordo com o grupo. Normalmente, fazer publicações na sexta-feira não é uma boa ideia para os funcionários que trabalham em escritório, mas pode não ser o caso para aqueles que trabalham remotamente. Publicar no início do dia tende a funcionar melhor do que no final do dia. Contudo, cada público é único. O truque é aprender o que funciona melhor para cada um.

Verifique a linha diariamente pelos primeiros dias

  • Se ela começar a cair, compartilhe a publicação em outros grupos ou acesse os comentários e comece a marcar as pessoas para enviar uma notificação para elas. Quanto mais antiga for uma publicação, haverá menos chances de ela aparecer no Feed de Notícias. Publicar em novos grupos é uma forma de "atualizar" a publicação.

Espere a linha cair antes de publicar novamente a mesma informação para as mesmas pessoas

  • Não publique informações repetidas no mesmo grupo enquanto a atividade da publicação ainda estiver boa. Se possível, espere as coisas esfriarem antes de publicar algo novo.

Veja se os novos truques estão funcionando

  • Se você estiver testando algumas das estratégias que citamos para que mais pessoas leiam e interajam com as suas publicações, preste atenção em como a linha muda durante esse período. Ela deve subir vertiginosamente e permanecer assim por mais tempo. Comparar a curva da linha em diferentes publicações pode ajudar a descobrir se a sua estratégia está funcionando.

Considere este guia como um bom começo. Contudo, ainda temos muitos outros recursos para ajudar a colocar essas ações em prática. Consulte a seção Habilidades de publicação para redes sociais do Centro de Recursos para Gerentes de Pessoas e veja mais guias e recursos (veja o botão amarelo abaixo). Se precisar entender melhor os conceitos básicos de como fazer as publicações se destacarem, faça nosso curso A arte da publicação. Se estiver procurando dicas mais avançadas, faça o curso Publique como um profissional: narrativa.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback