O guia executivo para eventos de vídeo ao vivo

Principais dicas e melhores práticas para ajudar você a se preparar para a sua próxima transmissão de vídeo ao vivo.

Embora muitos executivos sejam, naturalmente, ótimos oradores, até mesmo os líderes mais bem-sucedidos podem se beneficiar de uma preparação melhor para um evento virtual. É preciso prática para inspirar, conectar e motivar um público, principalmente quando as pessoas não estão presentes fisicamente.

Veja algumas dicas para ajudar você a se sentir mais capaz e mais bem-preparado:

Escolha o dispositivo

Escolha o dispositivo

Transmitir ao vivo usando o próprio smartphone é uma forma fácil de compartilhar uma mensagem rapidamente ou de fazer um anúncio para toda a empresa. Para eventos virtuais que usam recursos de vídeo ao vivo avançados, recomendamos fazer uma transmissão ao vivo de um computador.

Para isso, também é possível usar equipamentos de vídeo profissionais. Notifique a sua equipe de TI com antecedência para que ela possa se preparar. Acesse os recursos técnicos para ajudar a configurar um vídeo ao vivo com equipamentos audiovisuais profissionais.


Homem sorrindo enquanto fala em frente a uma câmera

Crie uma pauta clara

Crie uma pauta clara

Os eventos internos são ótimas oportunidades para você manter os seus funcionários informados sobre novidades e acontecimentos importantes da empresa. Além disso, eles também são uma chance para você ouvir a opinião dos seus funcionários, sentir o clima da sua organização e passar a mensagem de que todos estão no mesmo barco.

Embora possa ser tentador encaixar uma lista de avisos, o evento deve priorizar tópicos sobre os quais os seus funcionários querem saber mais. Duas semanas antes do evento, compartilhe uma enquete no grupo de toda a organização, pedindo que os funcionários adicionem e votem em tópicos que gostariam de ver em debate durante a transmissão. Use os tópicos identificados para criar uma pauta com a qual os funcionários gostarão de interagir.

Trabalhe com a sua equipe de comunicações para criar uma pauta detalhada, incorporando cada segmento do evento. Isso ajudará todos a saberem o que acontece e quando, além de manter a duração do evento dentro do planejado.


Mulher em uma mesa de conferência sorrindo e segurando os óculos. Há três outras pessoas sentadas à mesa.

Aborde pontos positivos e negativos

Aborde pontos positivos e negativos

Obviamente, será necessário informar os seus funcionários de problemas graves. Entretanto, não se esqueça de disponibilizar tempo para compartilhar e celebrar sucessos. Nas semanas antes do evento, solicite indicações para premiar funcionários. Para isso, use enquetes no grupo do evento. Depois, compartilhe as premiações e destaque para toda a comunidade os funcionários que fazem o possível e o impossível para alcançar objetivos da empresa.

Tenha concisão

Tenha concisão

Independentemente de o evento ser composto de uma ou de várias apresentações, a duração de cada sessão deve ser de 30 a 60 minutos. Se passar desse tempo, é arriscado perder a atenção do público e os principais pontos podem ser esquecidos. Reserve um tempo para interagir com o público e responder a perguntas.

Conte uma história

Conte uma história

Pode ser tentador inserir diversos tópicos em apenas uma apresentação, mas menos é mais. Busque identificar de dois a três tópicos em que os funcionários estão interessados e não fuja dos pontos principais. Ao falar sobre tópicos financeiros, não inclua gráficos completos e opte por identificar os pontos em que a empresa precisa melhorar.

Sobretudo, conte uma história. Seja explicando uma iniciativa estratégica, seja analisando estatísticas, conte histórias divertidas sobre o envolvimento dos funcionários e sobre o que estão fazendo para atingir esses objetivos. Considere usar vários exemplos, estudos de caso, vídeos e funcionários para ajudar a contar as histórias.


Mulher com fones de ouvido olhando para a tela do computador e sorrindo

Prepare-se para o sucesso

Prepare-se para o sucesso

Veja algumas das melhores práticas para ajudar você a se preparar e garantir que o seu evento ocorra sem problemas:

  • Ficar de frente para uma janela proporcionará uma ótima fonte de luz natural. Dessa forma, a sua imagem aparecerá nítida no quadro do vídeo.
  • O som é tão importante quanto a iluminação. Por isso, use um microfone. Pode ser o fone de ouvido que veio junto com o seu dispositivo ou um microfone com fio.
  • Ajuste o enquadramento para que os espectadores consigam ver a sua cabeça e ombros.
  • Verifique se a conexão de rede é boa.
  • Reinicie o seu dispositivo aproximadamente meia hora antes de fazer a transmissão ao vivo para evitar que ele desligue ou pause para instalar uma atualização durante o evento.
  • Para impedir interrupções durante a transmissão, desative os alertas no seu dispositivo e todas as notificações do Workplace usando o modo Não perturbe.

Ensaie a apresentação completa

Ensaie a apresentação completa

Ensaiar o evento inteiro permitirá que você possa se planejar em relação ao tempo, evitar problemas técnicos e identificar falhas que provavelmente pegariam você de surpresa. Praticar em frente à câmera também pode ajudar você a se sentir à vontade no dia do evento.

Faça uma transmissão ao vivo em um grupo secreto pequeno e peça a algumas pessoas que a assistam, comentem ou façam perguntas durante a transmissão. Assim, você saberá o que esperar. O ensaio também é uma boa forma de verificar se você tem a largura de banda de carregamento necessária para fazer a transmissão. Verifique com os espectadores se está tudo certo com o seu vídeo.


Mulher ajustando os fones de ouvido enquanto olha sorrindo para a tela do computador

Gere engajamento com o público

Gere engajamento com o público

O engajamento com o público é fundamental para o sucesso dos eventos. Enquanto estiver apresentando, garanta que haja pessoas de prontidão para responder aos comentários do público quando você não puder. O criador do vídeo ao vivo também deve ser responsável por monitorar as perguntas enviadas pela sessão de perguntas e respostas e engajar os espectadores com enquetes.

Conduza as suas sessões por meio de perguntas feitas pelo público e incentive os funcionários a responderem nos comentários. Ao responder a perguntas ou comentários de funcionários, use o primeiro nome do espectador para tornar a interação mais pessoal.


Mulher sentada em um sofá cinza sorrindo e acenando para a câmera

Aja com autenticidade

Aja com autenticidade

Embora seja importante seguir um roteiro para não ultrapassar o tempo previsto e cobrir os principais pontos, também é extremamente importante parecer natural. A apresentação não deve ser um monólogo de 90 minutos. O ideal é que você esteja bem preparado e não fuja dos pontos de discussão. No entanto, isso deve ser feito de maneira natural, conversacional e verdadeira.

A beleza do vídeo ao vivo é que ele permite que você compartilhe as suas experiências em tempo real e faça uma conexão mais humana com o público. Tente dar um passo a mais e seja vulnerável. Compartilhe histórias e mostre ao seu público um lado mais pessoal seu.


Publicação de vídeo ao vivo com o texto "Olá, equipe! Estamos ao vivo agora para compartilhar algumas mudanças importantes que afetarão a nossa empresa neste ano." Homem com camisa azul fica em pé e sorri para a câmera. No canto esquerdo, é possível ver que 4,5 mil pessoas estão assistindo à transmissão.

Como ser uma estrela de vídeos ao vivo do Workplace

TREINAMENTO AO VIVO

Junte-se a especialistas do Workplace nesta sessão de treinamento ao vivo interativa. Saiba como configurar um vídeo ao vivo, criar uma experiência envolvente para os participantes e manter o engajamento após o fim da transmissão.

Inscreva-se aqui

Demonstrações interativas ao vivo

CURSO EM RITMO INDIVIDUAL

Explore um guia passo a passo completo da experiência de vídeo ao vivo, desde a configuração até a análise da transmissão. Essas demonstrações interativas permitem que você simule a criação de vídeos ao vivo para que a sua próxima transmissão seja um sucesso.

Explorar demonstrações
Como cinco empresas estão usando o vídeo ao vivo para incentivar o engajamento

ARTIGO

Saiba como as organizações estão usando o vídeo ao vivo em iniciativas de engajamento de funcionários para conectar pessoas, compartilhar informações e fortalecer a cultura da empresa.

Ler agora