x

Reconhecimento

Crie uma cultura de reconhecimento e cuidado e faça os funcionários se sentirem valorizados.

Quer compartilhar este vídeo em uma publicação do Workplace? Baixe-o aqui.

Para muitos funcionários, um elogio (e não um incentivo financeiro) faz toda a diferença quando se trata de valorização no trabalho.

Por que isso é importante?

Sam Walton, o lendário fundador do Walmart, resumiu bem essa questão: “Nada pode substituir palavras de estímulo bem escolhidas, oportunas e sinceras. Elas não custam nada, mas valem uma fortuna.”

Os funcionários concordam. Estudos globais mostram que 79% das pessoas que deixam um emprego citam a “falta de valorização” como motivo da saída.

Se feito da forma certa, o reconhecimento pode ser um dos maiores reforços à cultura da empresa. Ele influencia os relacionamentos, a satisfação e os valores: tudo de bom que você deseja que esteja associado à sua organização.

Como fazer isso no Workplace

Reconheça várias pessoas com os Selos

1. Reconheça várias pessoas com os Selos

Os selos oferecem uma maneira escalável de reconhecer os funcionários pelas funções e conquistas deles diretamente na página do perfil de cada um. O Workplace oferece uma variedade de selos automáticos e de selos concedidos por administradores. Os administradores também podem criar selos personalizados para reconhecer funcionários por conquistas específicas e ajudar a reforçar os valores exclusivos da empresa.

Os administradores do sistema, os moderadores de conteúdo, os gerentes de conta e todos os administradores com uma função personalizada que contenha a permissão "Gerenciar selos" podem gerenciar selos usando o Painel Administrativo. Os selos podem ser concedidos individualmente ou em lote por meio de uma planilha. Os administradores podem ativar ou desativar determinados selos a qualquer momento. Saiba como criar e conceder selos na Central de Ajuda.

Quer compartilhar este vídeo em uma publicação do Workplace? Baixe-o aqui.

Estimule o reconhecimento entre colegas com o Agradecimento

2. Estimule o reconhecimento entre colegas com o Agradecimento

Dar reconhecimento não é uma via de mão única dos gerentes para os subordinados diretos. Os funcionários também podem reconhecer os colegas pelo trabalho duro e suporte. Quando os funcionários podem fornecer esse tipo de reforço positivo para os colegas, os gerentes conseguem identificar melhor o alto desempenho. A cultura da empresa melhora, assim como o engajamento dos funcionários.

Possibilite o reconhecimento entre colegas com o Agradecimento.

Os funcionários podem agradecer acessando o perfil do colega e clicando no botão “Agradecer”. Eles também podem escrever uma mensagem de agradecimento e selecionar se desejam que o gerente do colega seja notificado. A mensagem de agradecimento aparecerá na linha do tempo do colega.

Use as publicações de conquista para compartilhar as conquistas da equipe

3. Use as publicações de conquista para compartilhar as conquistas da equipe

Mostre os sucessos da equipe ao compartilhar uma publicação de conquista no grupo da equipe, no grupo do departamento ou em um grupo de discussão de toda a empresa. Compartilhar as conquistas da equipe ajuda a aumentar a visibilidade do trabalho e a ganhar mais reconhecimento em toda a empresa.

Use as publicações de conquista para compartilhar as conquistas da equipe
Automatize o reconhecimento com bots

4. Automatize o reconhecimento com bots

Com as integrações de bots, como o Reconhecimento, você pode reconhecer os funcionários com melhor desempenho usando ferramentas simples que permitem que o reconhecimento seja público e feito de forma rápida e sem atritos.

Ofereça reconhecimento nos grupos

5. Ofereça reconhecimento nos grupos

  • Crie um grupo aberto chamado "Reconhecimento" e adicione automaticamente todos os funcionários.
  • Defina os critérios para pedir indicações de colegas, gerentes e líderes que estejam alinhados com os valores e a missão da organização.
  • Incentive os gestores a compartilhar histórias sobre o impacto que suas equipes estão criando no dia a dia. Faça com que os colegas valorizem aqueles que conseguiram ir além.
  • Peça que os colegas indiquem pessoas como "Destaque da semana" ou "Membro da equipe no mês". Compartilhe os resultados no grupo e dê destaque aos ganhadores com uma transmissão ao vivo.
Benefícios

Benefícios

  • Aumentar a satisfação e a retenção dos funcionários.
  • Criar uma cultura de trabalho positiva.
  • Diminuir os gastos com programas de incentivo.
  • Melhorar os relacionamentos entre os gerentes e os subordinados e criar uma cultura de confiança.
Casos de sucesso

Casos de sucesso

A Delta Air Lines criou um grupo, #deltaproud, para seus 80 mil funcionários. Ela recebe mais de 15 mil publicações e comentários por semana, todos eles compartilhando histórias de impacto, excelência e gratidão.

Como Rachael Steegar Rensink, diretora de Engajamento de Funcionários da Delta Air Lines descreveu: “O Workplace nos ajuda a acabar com os silos e a promover a valorização e o reconhecimento, não apenas hierarquicamente, mas entre colegas, de pessoas que geralmente não têm a chance de conversar e interagir. Esse é um bom lembrete do motivo pelo qual fazemos isso.”

Crie uma cultura de reconhecimento e cuidados