Recrutamento

Recrute os melhores talentos e passe da entrevista à oferta de emprego mais rapidamente.

RecrutamentoPlay Icon

Quer compartilhar este vídeo em uma publicação do Workplace? Baixe-o aqui.

O recrutamento é um trabalho de todos. No Facebook, espera-se que cada pessoa seja responsável por usar a própria rede de contatos e encontre novos talentos. Os engenheiros individuais, na verdade, são avaliados pelas contribuições para o fluxo de recrutamento nas avaliações de desempenho semestrais. Isso mostra o quanto levamos esse ponto a sério.

Com mais colaboração e transparência no processo de recrutamento, é possível avançar mais depressa da entrevista à oferta. E quando a sua empresa está crescendo rápido, a velocidade é essencial.

Workplace para recrutamento

Como fazer isso no Workplace

Crie um grupo de planejamento de força de trabalho1. Crie um grupo de planejamento de força de trabalho

O planejamento da força de trabalho é a base de um grande processo de contratação. No entanto, isso não é fácil. É preciso reunir os setores de RH e Recrutamento na mesma sala que o Financeiro, o Jurídico e talvez até a Infraestrutura. Isso cria um espaço com muitos ruídos (para não dizer com aglomeração). O Workplace facilita esse processo.

  • Crie um grupo fechado chamado “Planejamento estratégico da força de trabalho”.
  • Adicione todas as pessoas relevantes.
  • Publique as descrições de cargo ou os documentos de planejamento de orçamento.
  • Deixe um feedback em comentários aninhados para não se perder entre as conversas.
  • Analise e aprove o efetivo.

Planejamento da força de trabalho em grupos

Atraia pessoas por meio de eventos e de vídeos ao vivo2. Atraia pessoas por meio de eventos e de vídeos ao vivo

Se você não conseguir atrair pessoas excelentes, não poderá contratá-las. Portanto, vale a pena remover todos os obstáculos para preencher o seu fluxo com a mais ampla variedade de talentos incríveis.

  • Crie grupos de recrutamento com base em habilidades (por exemplo, iOS, SQL, Java) ou função (engenharia, marketing, vendas), para que as pessoas certas contribuam com a área adequada.
  • Crie publicações fixadas que destaquem as melhores práticas de prospecção (por exemplo, como fazer pesquisas boolianas no LinkedIn) ou os princípios de contratação (incluindo questões jurídicas das quais os funcionários devam estar cientes).
  • Faça “Maratonas de recrutamento” em que os membros da equipe se reúnam para identificar pessoas com potencial entre os próprios contatos. Isso pode ser muito mais difícil para equipes ou empresas capilarizadas com funcionários remotos.
  • O vídeo é uma excelente forma de motivar as pessoas. Faça uma “transmissão ao vivo” com quem estiver conduzindo a maratona de recrutamento para que o resto da equipe acompanhe. Incentive quem estiver assistindo a deixar comentários e feedbacks.
  • Os eventos ao vivo reais são ainda mais impactantes e podem ser coordenados no Workplace usando o recurso Eventos. Crie um evento no Workplace e convide recrutadores, gestores de contratação e outros funcionários capazes de doar tempo e conhecimento.

Prospecção de talentos por meio de Eventos e de Vídeos ao vivo

Crie uma comunidade de gestores de contratação3. Crie uma comunidade de gestores de contratação

Os recrutadores podem cuidar dos detalhes técnicos, mas é preciso ter uma comunidade organizada e altamente motivada de gestores de contratação para conseguir os maiores talentos. Afinal de contas, são eles os agentes principais do processo. Portanto, certifique-se de que eles estejam totalmente envolvidos no processo e de que você esteja aprendendo com o feedback deles.

  • Crie um grupo de gestores de contratação para manter o contato com os outros gestores, recrutadores e caça-talentos.
  • Para as necessidades do dia a dia, use o bate-papo em grupo para compartilhar informações e obter respostas com mais rapidez.
  • Crie grupos de entrevistas por habilidade ou função para que os gestores contratação e os entrevistadores possam compartilhar feedbacks e dicas sobre as principais perguntas e respostas.
  • Certifique-se de que há um grupo de feedback de recrutamento geral em que todos tenham a chance de compartilhar ideias e conselhos sobre todos os aspectos do processo de recrutamento.

Feedback de recrutamento e grupos de gestores de contratação

Gerencie as entrevistas em grupos4. Gerencie as entrevistas nos grupos

O gerenciamento do processo de entrevista é parte essencial da experiência dos candidatos. Para gerenciar todo o processo de feedback de entrevistas, recomendamos criar grupos individuais por função para reunir em um só lugar o recrutador, o gestor de contratação e os entrevistadores.

  • Crie um grupo para cada função, para que o recrutador, o gestor de contratação e os entrevistadores tenham acesso às informações de que precisam em um só lugar. Pense nisso como um controle de missão para cada processo individual de contratação.
  • Publique os currículos dos candidatos, as descrições dos cargos e as perguntas da entrevista para ajudar a alinhar os entrevistadores.
  • Promova transparência e dê aos líderes a chance de fornecer orientações sobre o que priorizar durante as contratações.
  • Automatize o processo usando um bot do Workplace Chat para agendar automaticamente entrevistas, dar as boas-vindas aos candidatos e enviar lembretes. Os parceiros do Workplace podem ajudar a criar uma integração personalizada que atenda às necessidades específicas da sua organização.

Os bots de recrutamento podem agendar entrevistas, dar as boas-vindas aos candidatos e enviar lembretes, tudo de maneira automática.

Gerencie as entrevistas em grupos5. Gerencie a comunicação com os candidatos em grupos multiempresariais

O Workplace permite a colaboração com as pessoas de fora da organização em um ambiente compartilhado. Chamamos estes espaços de grupos multiempresariais. Eles são excelentes para gerenciar as comunicações com os candidatos.

  • Para convidar alguém para um grupo, basta ter o email da pessoa.
  • Depois que estiverem no grupo, você poderá agendar entrevistas, fornecer recursos úteis, compartilhar vídeos e capturar todas as interações dos candidatos em um só lugar.

Gerenciamento de comunicações com candidatos em grupos de entrevista multiempresariais

Faça ofertas em grupos fechados5. Faça ofertas em grupos fechados

Fazer ofertas é uma parte fundamental do processo de recrutamento. Isso sempre deve ser feito de maneira confidencial.

  • Crie um grupo fechado para reunir a equipe de remuneração e benefícios e compartilhar diretrizes e melhores práticas em um ambiente privado e seguro. Os grupos fechados são ideais para essas conversas. Todos da empresa podem ser adicionados a um grupo fechado, mas somente os membros podem ver as publicações.
  • Adicione os parceiros comerciais de recursos humanos relevantes para compartilhar as atualizações importantes referentes a remuneração e benefícios.
  • Crie um grupo XFN “Secreto”, Oferta@, convide o RH, o recrutador, o gestor de contratação e os líderes de negócios e de diversidade (se houver). Essa é uma forma segura de compartilhar informações confidenciais com um grupo pequeno para ajudar a tomar decisões fundamentadas e a obter uma vantagem competitiva, permitindo que você consiga fechar a oferta com mais rapidez.
Crie painéis mais inteligentes usando integrações6. Crie painéis mais inteligentes usando integrações

Acompanhar o progresso do fluxo de recrutamento é uma das partes mais difíceis do trabalho, mas também é uma das mais importantes. O Workplace ajuda a automatizar essa experiência com integrações inteligentes.

  • Ferramentas como Smartsheet e Jira podem organizar os dados do fluxo, como vagas em aberto por função, cargos preenchidos e etapas dos candidatos candidatura.
  • Configure as notificações no Workplace Chat para receber os alertas necessários (por exemplo, quando a entrevista de um candidato é alterada).
  • Por fim, analise e aprove as principais etapas do processo diretamente do Workplace Chat.

Grupo de entrevista

Benefícios

Benefícios

  • Forneça contexto, gere transparência, permita o compartilhamento, otimize processos e agilize a tomada de decisões com o uso de grupos. Dessa forma, você pode passar à etapa seguinte: encontrar pessoas excelentes.
  • Facilite o compartilhamento, torne qualquer pessoa um recrutador e democratize o conhecimento por toda a organização com grupos, transmissões ao vivo e eventos.
  • Reduza significativamente o tempo do ciclo de recrutamento conectando todo mundo.
  • Melhore a qualidade das contratações fechando o ciclo de feedbacks com os recrutadores e gestores de contratação.
  • Mensurar, monitorar e compartilhar as análises de recrutamento.
Casos de sucesso

Casos de sucesso

Valet Living usa o Workplace do Facebook
Celebre os valores e a cultura da sua empresa