Aprendizado entre colegas

Incentive o engajamento dos funcionários com programas de desenvolvimento e aprendizado que impulsionem o compartilhamento de conhecimento em escala.

Quer compartilhar este vídeo com a sua comunidade do Workplace? Baixe-o aqui.

O aprendizado entre colegas permite aproveitar o conhecimento de mundo real já existente na sua organização. Os benefícios disso são evidentes. Os funcionários que contribuem com seus programas internos de aprendizado tendem a se sentir mais valorizados e a engajar mais. Os gerentes também se beneficiam divulgando conhecimento facilmente entre a força de trabalho e identificando pessoas com alto desempenho e habilidades específicas.

O Aprendizado é um recurso do Workplace que permite o compartilhamento de conhecimento escalável, leve, acessível e fácil de consumir. Use a riqueza de mídia do Workplace para criar conteúdo de aprendizado que engaje os funcionários da linha de frente, ajudando-os a trabalhar melhor. Em seguida, crie testes e acompanhe a conclusão das unidades para ter uma ideia de como os funcionários estão interagindo com o conteúdo de aprendizado no seu grupo.

Como fazer isso no Workplace

Ative o recurso Aprendizado no seu grupo

1. Ative o recurso Aprendizado no seu grupo

Antes de criar o conteúdo de aprendizado em si, você precisará criar o seu primeiro guia. Somente administradores do grupo podem criar guias. Para fazer isso, é necessário acessar a aba Aprendizado do grupo.

A aba Aprendizado estará visível apenas para administradores do grupo até que o primeiro guia seja criado. Depois que um guia for criado, todos os membros do grupo poderão ver e navegar na aba Aprendizado.


Aba Aprendizado antes da criação de guias. O texto na tela diz: "Você pode usar os guias para: destacar publicações importantes que deseja ler, ajudar as pessoas a aprender sobre um tópico ou assunto específico, organizar informações em um lugar fácil de encontrar".

Crie um guia

2. Crie um guia

Dê um nome e uma descrição ao seu guia para que os membros do grupo saibam mais sobre quais informações poderão encontrar.


Como criar um guia. O nome do guia é "Noções básicas do Workplace" e a descrição é "Saiba mais sobre os componentes fundamentais do Workplace: grupos, bate-papo, notificações e Feed de Notícias".

É possível tornar o guia opcional. Isso significa que ele não será considerado para os dados de conclusão de guia nos insights sobre o grupo.


Guia de Noções básicas do Workplace com um texto que diz "tornar o guia opcional" em cima do menu no canto superior direito.

Crie a sua primeira publicação de aprendizado

3. Crie a sua primeira publicação de aprendizado

Crie a sua primeira publicação de aprendizado usando a mesma funcionalidade disponível nas publicações do grupo para formatar e organizar o conteúdo. Será possível adicionar links para outros recursos e mídia (como imagens, vídeos e arquivos) para fazer com que o seu conteúdo de aprendizado seja mais envolvente. Quando terminar, clique em Publicar.


Publicação de aprendizado com conteúdo e mídia adicionados

Crie um teste para avaliar a compreensão dos funcionários

4. Crie um teste para avaliar a compreensão dos funcionários

Selecione Criar teste para criar um teste rápido no seu guia. Dê um nome ao teste e escolha se deseja adicionar uma pontuação de aprovação. Os membros do grupo terão que atingir essa pontuação para marcar a publicação como concluída. Se você não incluir uma pontuação de aprovação, bastará chegar ao final do teste para marcá-lo como concluído.

Adicione as suas perguntas e respostas de múltipla escolha. Clique na marca de seleção à esquerda de cada uma das suas respostas para marcar uma como correta. Você terá a opção de adicionar mensagens curtas para explicar as respostas corretas.

Use o botão Adicionar perguntas para inserir mais perguntas à medida que avança. É possível reordenar as suas perguntas usando o botão Reordenar perguntas.


Teste de aprendizado com o título "Princípios básicos dos grupos".

Analise a compreensão dos funcionários e o status de conclusão da unidade

5. Analise a compreensão dos funcionários e o status de conclusão da unidade

Os membros do grupo receberão notificações quando publicações e testes de aprendizado forem publicados. Clique em no lado direito do teste. Selecione Baixar resultados para fazer a sua própria análise das pontuações dos funcionários. Embora os funcionários possam responder ao teste quantas vezes quiserem, os resultados baixados fornecerão informações sobre o número de tentativas e a nota recebida em cada tentativa.


Publicação de aprendizado com conteúdo e mídia adicionados

Para ver a conclusão geral do guia, os administradores podem acessar ... no canto superior direito do grupo, selecionar Opções do administrador e Aprendizado no menu à esquerda. Você pode procurar pelo nome do membro do grupo e baixar os resultados para realizar a sua própria análise.


Acesse os dados de conclusão do guia nos insights sobre o grupo.

Adicione publicações do grupo aos guias

6. Adicione publicações do grupo aos guias

Depois de ativar o Aprendizado em seu grupo, você poderá adicionar as publicações do grupo aos guias. Abra uma publicação e clique em no canto superior direito. Selecione se deseja incluir a publicação em um guia existente ou criar um novo guia. Somente administradores do grupo podem adicionar publicações do grupo aos guias.

Incentive os membros do grupo a compartilhar as suas próprias melhores práticas como publicações no grupo. Em seguida, adicione as melhores publicações aos guias. Os funcionários sentirão que estão contribuindo com os programas internos de aprendizado e terão a chance de expressar as suas habilidades e conhecimentos de forma criativa usando os recursos multimídia do Workplace.

Benefícios

Benefícios

  • Crie um conteúdo de aprendizado multimídia envolvente que os funcionários possam acessar facilmente pelo celular.
  • Divulgue conhecimento de maneira rápida e fácil entre as equipes.
  • Identifique tópicos com os quais os funcionários enfrentam problemas usando testes.
  • Acompanhe o engajamento com a conclusão da unidade.
  • Incentive o compartilhamento de conhecimentos entre colegas e identifique os melhores desempenhos.
Mais recursos úteis

Mais recursos úteis