Transmissão ao vivo no Workplace

Oito dicas que vão ajudar a sua próxima transmissão ao vivo a ser um sucesso.

Devido à popularização do trabalho remoto na atualidade, você precisa de ferramentas para alcançar todas as pessoas na sua organização, não importa quem seja. É preciso estabelecer uma comunicação pessoal, acessível e que gere engajamento.

Com os vídeos ao vivo no Workplace, você pode transmitir o que desejar, desde comunicados da empresa até painéis de discussão com diretores ou convidados externos. Basta ter um smartphone ou um computador.

Este guia oferece oito dicas para ajudar você a fazer uma transmissão ao vivo de sucesso. Você aprenderá a:

  • Escolher o dispositivo adequado para o stream ao vivo
  • Alcançar o público certo
  • Preparar-se para o sucesso
  • Gerenciar um vídeo ao vivo com vários participantes
  • Remover barreiras comuns que atrapalham o consumo do vídeo
  • Incorporar elementos visuais
  • Engajar o público
  • Monitorar o desempenho do vídeo e a análise da transmissão

Como fazer isso no Workplace

1. Escolha o dispositivo

1. Escolha o dispositivo

Fazer uma transmissão ao vivo pelo smartphone facilita a conversa com a equipe e o compartilhamento de atualizações com toda a empresa.

Comunicações por meio de vídeos curtos ao vivo são excelentes para reconhecer o trabalho de membros da equipe, transmitir mensagens de fim de ano e de épocas comemorativas dos líderes e manter todos atualizados sobre os avisos da empresa.

Para engajar o público e usar recursos relacionados mais avançados, faça uma transmissão ao vivo no desktop com o Live Producer. Com esse recurso, você pode:

  • Fazer uma transmissão ao vivo com vários organizadores
  • Programar vídeos ao vivo com antecedência
  • Compartilhar a tela
  • Engajar o público com sessões de perguntas e respostas ao vivo e enquetes interativas
  • Monitorar o sucesso do stream ao vivo ao analisar importantes métricas e registros de evento

Para ver instruções passo a passo sobre como iniciar um vídeo ao vivo, clique aqui.

Para obter informações sobre como transmitir ao vivo usando equipamento de vídeo profissional, acesse os Recursos técnicos.


Vídeo ao vivo em um smartphone Android

2. Alcance o público ideal

2. Alcance o público ideal

Para alcançar um público específico, seja toda a empresa ou somente a sua equipe, compartilhe um vídeo ao vivo em um grupo. Os membros do grupo vão receber uma notificação que os direcionará à sua transmissão. O vídeo da transmissão será automaticamente publicado depois que ela terminar para que as pessoas em fusos horários diferentes possam vê-la mais tarde.


Vídeo ao vivo publicado em um grupo de comunicados da empresa

3. Prepare-se para o sucesso

3. Prepare-se para o sucesso

Caso você precise fazer uma transmissão ao vivo de um evento da empresa, como uma conferência ou uma sessão de perguntas e respostas, realize um ensaio completo para se preparar para imprevistos.

Ensaiar o evento inteiro permite que todos possam se planejar em relação ao tempo, evitar problemas técnicos e identificar falhas que provavelmente pegariam você de surpresa. Teste as transições, os microfones, o software de vídeo e peça para os diretores praticarem a fala diante da câmera. Dessa forma, todos podem se sentir confortáveis no dia do evento.

Veja outras dicas úteis para fazer um stream ao vivo sem problemas:

  • Ficar de frente para uma janela permite obter uma boa fonte de luz natural. Dessa forma, a sua imagem aparecerá nítida no quadro do vídeo.
  • O som é tão importante quanto a iluminação. Por isso, use um microfone. Pode ser o fone de ouvido que veio junto com o seu dispositivo ou um microfone com fio.
  • Verifique se a sua conexão de rede é boa. Afinal, não é legal perder a conexão no meio da transmissão.
  • Recomendamos reiniciar o seu dispositivo aproximadamente meia hora antes de fazer a transmissão ao vivo para evitar que ele desligue ou pause para instalar uma atualização durante o evento.
  • Use o modo Não perturbe para desativar todas as notificações e todos os alertas que o Workplace envia para o seu dispositivo. Esse modo impede que você seja interrompido por ligações, mensagens e notificações durante a transmissão.

4. Gerencie um vídeo ao vivo com vários participantes

4. Gerencie um vídeo ao vivo com vários participantes

Em eventos com vários participantes, como painéis de discussão, conferências ou sessões de perguntas e respostas com moderador, use o Live Producer para fazer uma transmissão ao vivo com diversos organizadores.

Chame uma pessoa para ajudar a criar o vídeo ao vivo. Ela poderá monitorar o sucesso da transmissão, gerenciar sessões de perguntas e respostas ao vivo e publicar enquetes durante o evento. Você pode optar por incluir essa pessoa no evento. Peça que ela leia perguntas do público ou comunique os resultados das enquetes. Caso contrário, peça a ela que desative a câmera e o microfone enquanto faz o gerenciamento nos bastidores.

Para ver instruções detalhadas sobre como configurar um vídeo ao vivo com vários organizadores, acesse a Central de Ajuda.


Live Producer com a opção de transmitir "Com outras pessoas" selecionada.

5. Remova barreiras comuns que atrapalham o consumo do vídeo

5. Remova barreiras comuns que atrapalham o consumo do vídeo

Com as legendas ao vivo automáticas, as suas transmissões ao vivo nunca foram tão acessíveis. Quando você ativa essas legendas, o Workplace detecta automaticamente o idioma falado e transcreve as falas do seu vídeo em tempo real. As legendas ao vivo estão disponíveis para falantes de inglês, espanhol, português, francês, italiano e alemão.

Além disso, elas podem ser geradas novamente, traduzidas e editadas depois que o vídeo da transmissão ao vivo for publicado. Dessa forma, você pode verificar se as legendas estão corretas e aumentar o alcance do seu conteúdo de vídeo. As legendas geradas automaticamente para vídeos pré-gravados estão disponíveis para vídeos em inglês, espanhol, português, francês, árabe, vietnamita, italiano, alemão, turco, russo, tailandês, urdu, malaio e japonês.

Para saber mais sobre as legendas no Workplace, assista ao vídeo abaixo.

Quer compartilhar este vídeo com a sua comunidade do Workplace? Baixe-o aqui.

6. Incorpore elementos visuais

6. Incorpore elementos visuais

Para transmitir uma mensagem visualmente atrativa, considere usar vários meios de comunicação, como vídeos, apresentações multimídia e infográficos. Durante a transmissão, qualquer participante pode compartilhar a própria tela. Porém, é interessante analisar os elementos visuais com antecedência e treinar o compartilhamento de telas durante o ensaio.


Ligação ao vivo com vários participantes e compartilhamento de tela

7. Engaje o público

7. Engaje o público

Peça para os apresentadores fazerem perguntas aos espectadores e incentive os funcionários a compartilhar ideias nos comentários do vídeo ao vivo. Em seguida, responda aos comentários dos funcionários chamando-os pelo nome. Caso esteja conduzindo um painel de discussão, use os comentários e as reações para ajudar a guiar a conversa.

Você também pode incentivar a contribuição do público ao publicar enquetes ao longo do evento. O público verá a enquete sobreposta no vídeo ao vivo e poderá votar nela ao clicar nas opções disponíveis. Por isso, escolha cuidadosamente o momento de compartilhar uma enquete. Não publique uma enquete quando fizer comunicados importantes ou compartilhar uma apresentação com elementos visuais na tela que demandam a atenção do público.

Seu vídeo ao vivo também é uma ótima oportunidade de ouvir e responder a perguntas dos funcionários em um fórum aberto. Para coletar perguntas dos funcionários em tempo real, ative a opção "Incluir perguntas e respostas" antes de fazer a transmissão ao vivo. Quando você começar a gravar, os funcionários poderão fazer perguntas e dar upvote em perguntas feitas pelos colegas de trabalho.

As perguntas aparecerão no painel lateral. As que tiverem o maior número de votos aparecerão no topo. O criador do vídeo ao vivo poderá marcar as perguntas como respondidas à medida que as dúvidas forem sanadas.


Ligação ao vivo com vários participantes e compartilhamento de tela

8. Monitore o desempenho do vídeo e a análise da transmissão

8. Monitore o desempenho do vídeo e a análise da transmissão

Role a tela para baixo e acesse a aba Integridade do Stream. Nela, você encontrará as principais métricas e os principais registros de eventos, tudo em um só lugar. Em tempo real, confira o desempenho dos seus vídeos ao vivo e identifique rapidamente se há algum problema. Para encontrar especificações técnicas e recomendações sobre streams, acesse os Recursos técnicos do Workplace.

Depois que o stream ao vivo terminar, você verá um resumo dele com a análise da transmissão, o detalhamento das visualizações do vídeo, o tempo médio de visualização, o engajamento e muito mais.


Pop-up da análise da transmissão sobre a tela do vídeo ao vivo.

O vídeo ao vivo é uma forma muito eficaz de distribuir informações importantes e engajar os funcionários. Ao fazer a transmissão de painéis de discussão, conferências ou comunicados, você pode alcançar em um só lugar as pessoas certas, desde a sua equipe e o seu departamento até a empresa toda.

Benefícios

Benefícios

  • Compartilhe vídeos facilmente em toda a empresa. Basta usar um celular, computador desktop ou notebook, software de streaming ou equipamento de produção de alto nível.
  • Faça vídeos ao vivo com vários organizadores para transmitir painéis de discussão com diretores ou convidados externos.
  • Torne o seu vídeo ao vivo acessível e mais fácil de consumir com as legendas e as traduções de legendas automáticas.
  • Use o compartilhamento de tela para que o conteúdo de vídeo promova mais engajamento.
  • Colete as perguntas dos funcionários e as responda em tempo real durante o stream ao vivo.
  • Use enquetes para interagir e se engajar com o público.
  • Monitore o desempenho do seu stream ao vivo e solucione problemas de maneira proativa.
  • Explore como os espectadores estão consumindo e interagindo com o seu conteúdo de vídeo ao vivo.