Voltar para a Central
A pandemia global nos lançou em uma nova era em que as forças de trabalho híbridas (uma mistura de funcionários de escritório, remotos e de linha de frente) será a norma.
Para os líderes de RH, Comunicação e TI, a questão é como garantir que essas equipes híbridas passem (ou continuem) a ter alto desempenho. Um dos segredos é priorizar a experiência do funcionário (EX).
É por meio da experiência do funcionário que as empresas promovem uma sensação de pertencimento. Ela engloba uma série de ações, técnicas e estratégias que, em conjunto, ajudam os funcionários a criar conexões mais profundas com o trabalho, os colegas e a própria organização. Isso contribui para elevar o desempenho em toda a empresa. Afinal, quando as pessoas se sentem melhor no trabalho, elas se saem melhor no trabalho.
Promover a experiência do funcionário é um esforço em longo prazo. As empresas mais ágeis estão se concentrando nas novas regras de engajamento e saindo na frente. Elas usam essas regras para criar conexões em toda a empresa.
E estão usando o Workplace para fazer isso. O Workplace é uma plataforma de comunicação que dá vida à experiência do funcionário, pois permite que os líderes escutem, falem e se conectem com as equipes híbridas. Como? Vamos conferir as três regras para descobrir.
Nova regra 1: crie uma comunicação mais eficiente com os funcionários
No que diz respeito à experiência do funcionário, garantir que as pessoas certas recebam as informações certas independentemente de onde trabalham ou do que fazem é fundamental, ainda mais durante períodos de incerteza. Essa comunicação deve ser o mais transparente possível. Os funcionários entenderão se você não tiver todas as respostas, mas esperam manifestações consistentes e autênticas.
A comunicação mais eficaz é rápida, integrada e derruba barreiras. Com uma força de trabalho híbrida, é ainda mais importante escutar as pessoas e agir de acordo com o feedback, de onde quer que ele venha. Assim, você poderá proporcionar melhores experiências do cliente ou aumentar a produtividade.
Além disso, uma plataforma de comunicação eficaz se integrará perfeitamente às demais ferramentas da empresa e pode ser acessada por todos no escritório, na linha de frente ou em casa. Cada funcionário sentirá que tem uma voz.
Faça no Workplace: vídeo ao vivo
O vídeo ao vivo é uma solução de transmissão pronta e fácil de usar para organizar reuniões da empresa ou de departamento usando apenas um notebook (ou até mesmo um smartphone). Você não precisa ter uma equipe de tecnologia à sua disposição para começar.
Ela inclui recursos como perguntas e respostas ao vivo e legendas automáticas. Os apresentadores podem ver comentários ou perguntas em tempo real, sem precisar mudar os modos de visualização. É possível fazer uma apresentação conjunta com vários apresentadores em diferentes locais e ver estatísticas simples após a transmissão para ter uma ideia de como foi.
Use o vídeo ao vivo para:
- Organizar mesas de debate ao vivo, inclusive com palestrantes convidados
- Realizar conferências empresariais para o seu departamento ou empresa com perguntas e respostas ao vivo
- Alcançar mais pessoas com legendas automáticas e traduzi-las facilmente quando a gravação terminar
Nova regra 2: desenvolva uma comunidade
Uma empresa se torna uma comunidade quando você derruba as barreiras e permite que as pessoas trabalhem juntas. Isso também acontece quando as pessoas sentem que pertencem ao lugar. Isso é ainda mais importante para equipes híbridas. Independentemente de estarem trabalhando em uma função de manufatura na linha de frente, na sede da empresa ou em casa, os funcionários mais engajados são aqueles que compartilham o mesmo propósito e os mesmos valores, apesar de as funções individuais serem muito diferentes. Eles também confiam que os seus líderes exemplificarão esses valores.
A diversidade e a inclusão (D&I) são essenciais no desenvolvimento de uma comunidade. Falar sobre diversidade e inclusão enquanto empresa é um início. No entanto, ações valem mais que palavras. As organizações precisam de uma maneira de garantir que cada funcionário se sinta visto, ouvido e valorizado. Reunir as pessoas em uma só plataforma pode ser uma forma eficaz de fazer isso, sobretudo quando encontros presenciais são difíceis.
Faça no Workplace: grupos
Os grupos são espaços seguros e compartilhados onde os funcionários podem se reunir para trabalhar em projetos ou participar de conversas. Eles são ótimos para garantir que as pessoas certas vejam avisos importantes. Além disso, podem ser usados para o compartilhamento de arquivos com equipes internas ou externas, bem como para o fortalecimento da cultura da empresa.
Use os grupos para:
- Oferecer um espaço para os funcionários conversarem sobre a identidade deles, como comunidades negras, LGBTQI+ ou de pais e mães
- Integrar os novos funcionários e reuni-los onde quer que estejam
- Transmitir ao vivo para se conectar com comunidades específicas de maneira autêntica e ouvir o que elas têm a dizer
Nova regra 3: coloque o bem-estar em primeiro lugar
Setenta e oito por cento dos trabalhadores afirmam que a pandemia global afetou a saúde mental deles. Ao mesmo tempo, o nosso bem-estar físico foi afetado enquanto nos ajustávamos aos novos ritmos de trabalho, incluindo quando e como estabelecer limites entre a vida "em casa" e "no escritório".
As organizações podem contribuir investindo em programas e kits de ferramentas voltados ao bem-estar. Eles não precisam ser caros nem complicados. Pode ser algo simples, como recomendações sobre como preparar um ambiente de trabalho remoto eficaz, garantir que as equipes separem uma hora por semana para se conectar em torno de coisas não relacionadas ao trabalho ou continuar reconhecendo publicamente o grande impacto em um mundo onde o esforço extra se tornou menos visível. Evidentemente, se as organizações criarem esses kits de ferramentas, é importante que as pessoas saibam onde encontrá-los.
Faça no Workplace: Biblioteca de Conhecimento
A Biblioteca de Conhecimento é um local para armazenar e compartilhar conteúdo estático no Workplace. As organizações a adoram porque a criação de conteúdo é simples (leva horas, não dias). Ela é personalizável, fácil de pesquisar e ótima para usar em dispositivos móveis.
Use a Biblioteca de Conhecimento para:
- Compartilhar políticas e melhores práticas da empresa relacionadas ao bem-estar
- Fornecer acesso fácil aos benefícios da empresa, inclusive reembolsos associados a saúde e bem-estar
- Garantir que trabalhadores remotos ou da linha de frente tenham acesso fácil a documentos importantes
Comece hoje mesmo
Não há tempo a perder. As organizações precisam implementar as novas regras de engajamento hoje mesmo. Você pode começar imediatamente, pois o Workplace é extremamente simples e intuitivo. Para saber mais sobre como o Workplace pode ajudar, confira o nosso novo kit de ferramentas para vídeo ao vivo e veja etapas práticas e inspiração que ajudarão você a engajar as equipes híbridas.
Voltar para a Central
-----