Virgin

Desbravando novos horizontes para a Virgin com trabalho em equipe e tecnologias mais inteligentes

Setor

Companhia aérea

Porte da empresa

10.000

Região

Global

Nas três décadas desde que a Virgin Atlantic fez sua viagem inaugural do aeroporto de Gatwick em 1984, as icônicas aeronaves vermelhas e brancas da companhia trouxeram de volta os voos com estilo. A companhia irmã, Virgin Holidays, foi fundada em 1985 sob os princípios da Virgin de serviço de excelência ao cliente, valor, confiabilidade, responsabilidade e bom humor.

Hoje, o Grupo Virgin Atlantic emprega mais de 10 mil funcionários em todo o mundo. Entre esses funcionários estão o presidente e a equipe de varejo, as equipes operacionais, os engenheiros, a tripulação e as equipes de cabine que têm seu lar na Virgin Atlantic e na Virgin Holidays.

Para a Virgin, a rota rumo ao Workplace começou em 2016 quando uma enquete interna revelou que vários funcionários se sentiam desconectados e isolados uns dos outros. Ficou claro que havia três necessidades fundamentais que não estavam sendo atendidas. As pessoas precisavam: 1. colaborar mais livremente com os colegas; 2. receber comunicações mais transparentes dos líderes da companhia; e 3. ter acesso a uma ferramenta voltada para o ambiente móvel que facilitasse o trabalho à distância.

Resultados

81%de taxa de adesão

75%de adesão mensal em dispositivos móveis

65%weekly active users

Como o Workplace ajudou

Benefícios mais inteligentes para a equipe graças a um bot

Um dos benefícios para a equipe mais populares da Virgin é a viagem gratuita. Tradicionalmente, para reservar um assento em um voo próximo, os funcionários precisavam primeiro entrar na intranet da Virgin em um computador, navegar por várias páginas e conferir a disponibilidade ou “capacidade” do voo.

Com o Workplace, a Virgin Atlantic reimaginou completamente o processo.

O bot Verificação instantânea de capacidade da Virgin Atlantic é criação da equipe interna de desenvolvimento, automatizando todo o processo. Agora as pessoas simplesmente abrem uma nova janela do Work Chat e perguntam ao bot quantos assentos estão disponíveis em um voo próximo. O bot responde de imediato com as informações de capacidade. Intuitivo e compatível com dispositivos móveis, ele possibilitou a reserva de voos em qualquer lugar.

Levando o trabalho em equipe a novas alturas

Desde que as equipes passaram a usar o Workplace, a colaboração e a solução de problemas em tempo real brotaram em todo canto da empresa.

De repente, a tripulação passou a atender às solicitações dos passageiros se comunicando livremente com as equipes de solo por meio de um grupo compartilhado. A equipe de cabine foi capaz de gerenciar facilmente junto aos colegas as mudanças de escala de última hora graças ao Workplace Chat. O CEO, Craig Kreeger, começou a ouvir ideias e feedback de pessoas da empresa com quem nunca havia falado por meio de um grupo aberto chamado “Pergunte ao Craig”.

Embarcando com mais cultura e comunicação

Para a Virgin, o Workplace se tornou a central de comunicação e o coração da cultura corporativa. O segredo do sucesso foi uma estratégia de implantação bem planejada e executada.

A equipe de Comunicação Interna lançou uma campanha chamada #GetOnBoard para divulgar e gerar empolgação com o Workplace quatro semanas antes do lançamento. A campanha destacava materiais de instrução, como guias informativos do Workplace, e um divertido vídeo de lançamento, prêmios para as equipes que apresentassem o melhor espírito Workplace além de outros materiais do Workplace para impulsionar o envolvimento, como banners de selfies e cupcakes. A campanha mostrou às pessoas como é fácil se unir ao Workplace e alcançou 70% de taxa de adesão em apenas oito semanas após a implantação.

“Graças ao Workplace, a facilidade de uso e de comunicação iniciaram de fato novas conexões que não existiam antes, o que promoveu novas conexões dentro da empresa.”

Don Langford

Don Langford

CIO da Virgin Atlantic

Principais recursos

Criar conta

Seu endereço de email