WWF

Como conectar e capacitar uma comunidade global de ambientalistas

Setor

Sem fins lucrativos

Porte da empresa

6.800

Região

Global

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) é uma das organizações sem fins lucrativos mais conhecidas do mundo. Há quase 60 anos, o WWF protege o futuro do planeta preservando a vida selvagem e espécies ameaçadas.

O WWF está presente em mais de 100 países, com mais de 6.800 funcionários, da Zâmbia ao Camboja, da Áustria ao Azerbaijão. Cada escritório nacional trabalha para enfrentar os problemas e promover as campanhas da região, e o WWF Internacional garante a coordenação e o suporte globais. O WWF trabalha em nove áreas: vida selvagem, florestas, oceanos, água doce, clima e energia, alimentos, finanças, mercados e governança.

Antes do Workplace, os escritórios nacionais trabalhavam de forma extremamente isolada uns dos outros, com visibilidade limitada em relação às atividades desenvolvidas por escritórios de outras partes do mundo. As ferramentas de colaboração líderes do Workplace colocaram todos os escritórios e equipes em sintonia e criaram uma nova maneira de trabalhar em conjunto. O Workplace criou uma comunidade global mais unida e capaz de gerar um maior impacto em relação à preservação ambiental.

"O Workplace está ajudando o WWF a desenvolver uma forma de trabalhar nova, mais aberta, transparente e colaborativa; unindo escritórios e pessoas em todo o mundo, dando voz a eles e mostrando diversidade de ideias e de perspectivas que são fundamentais para o enfrentamento dos desafios ambientais mais importantes e urgentes do planeta." – Kate Cooke, Diretora de Comunicações da Rede.

Resultados

200%de aumento no envolvimento na Conferência Anual 2018 do WWF, após um piloto com o Workplace na conferência de 2017.

400membros da equipe externa e do WWF colaboraram na Hora do Planeta em um grupo multiempresarial.

100%da organização WWF agora pode participar da Conferência Anual com o vídeo ao vivo.

Como o Workplace ajudou

Como mobilizar a comunidade global para gerar um melhor impacto ambiental

Com tantos ambientalistas e especialistas dedicados trabalhando no WWF, o Workplace ajudou a identificar competências na comunidade interna. Os escritórios nacionais compartilham regularmente atualizações com as quais outros escritórios podem aprender e contribuir, o que era mais difícil antes do Workplace. Isso ajudou o WWF a aprimorar a colaboração, facilitar o compartilhamento, evitar trabalhos em duplicidade, ampliar a inovação e criar uma comunidade global mais conectada.

Agora que os trabalhos são compartilhados abertamente nos Grupos e no Feed de Notícias, o Workplace permitiu ao WWF executar sua filosofia #TogetherPossible (#JuntosConseguimos), que diz respeito ao poder da coletividade. O Workplace criou um espaço para colaborar abertamente, ouvir com atenção e inovar sem medo, buscando causar um impacto.

“Eu usei o Workplace para chamar a atenção para atividades da rede e stories a fim de orientar as narrativas da equipe e descobri esforços em campo, casos de sucesso no combate a caça ilegal, campanhas de ação não focadas nos EUA e muito mais. Também usei o Workplace para alertar minha equipe sobre essas oportunidades. Ele é rápido, as notificações são integradas a nosso estilo de uso intenso do Facebook, e acho a interface fácil de usar e agradável.” – Alex MacLennan, Diretor Editorial do WWF EUA.

Vídeo ao vivo impulsiona o envolvimento na Conferência Anual

Tradicionalmente, a Conferência Anual do WWF conta com a presença de partes interessadas seniores e membros da diretoria. Neste ano, com o Workplace, o WWF pôde envolver a organização por inteiro, abrindo a conferência para toda a equipe por meio de uma transmissão ao vivo. Isso impulsionou significativamente o envolvimento com a conferência e ajudou o WWF a obter informações e sugestões valiosas de funcionários por meio de comentários nas sessões ao vivo.

O aplicativo móvel do Workplace também se tornou uma ferramenta essencial dos eventos. As pessoas compartilham fotos e vídeos para manter a comunidade informada, e os líderes compartilham vídeos recapitulando rapidamente o evento.

O Diretor de Comunicações da Rede do WWF, Paolo Mangahas, compartilhou: “O Workplace nos ajudou a mobilizar toda a organização internamente, o que nos permitiu cobrir e apoiar, de forma eficiente, metas globais bastante ambiciosas com inovação e agilidade, o que era muito mais difícil de organizar de maneira impactante antes do Workplace”.

Grupos multiempresariais promovem parcerias e a Hora do Planeta

Como uma organização sem fins lucrativos que precisa agir com rapidez em resposta a questões bastante delicadas, como o comércio ilegal de animais silvestres, tentar trabalhar de forma rápida com os parceiros usando o email vinha se tornando um desafio. Os grupos multiempresariais (MCGs) do Workplace transformaram completamente a forma de trabalhar do WWF com partes interessadas externas. Agora, a equipe pode compartilhar arquivos e atualizações instantaneamente, respondendo comentários e transformando os projetos com muito mais rapidez.

Um dos grupos multiempresariais mais importantes do WWF se chama Hora do Planeta. Iniciado pelo WWF em 2007, o Hora do Planeta é um dos maiores e mais bem-sucedidos movimentos globais do WWF e tem ajudado a chamar a atenção para as mudanças climáticas e, mais recentemente, para outras questões ambientais. Com 400 parceiros de dentro e de fora do WWF no MCG, ele é o canal oficial de comunicação para organizar e executar o evento. O MCG é usado principalmente para divulgar atualizações, ativos e material criativo essenciais em tempo real. Ele também é usado para mostrar como o evento Hora do Planeta é comemorado em 188 países e territórios em todo o mundo e para dar às pessoas uma ideia do impacto que elas podem causar em uma escala global.

“Para mim, o Workplace potencializa o poder do OneWWF. Ele gera sinergia, dá mais visibilidade ao grande trabalho de preservação que realizamos, ajuda a despertar ideias por meio de exemplos do que está acontecendo a nosso redor, além de nos unir enquanto colegas e amigos em uma única Rede.” – Akash Shrestha, Diretora-Adjunta de Comunicações e Alcance do WWF Nepal.

Workplace em ação

“Ele nos ajudou a criar uma comunidade do WWF mais informada, inspirada e envolvida, com uma cultura mais informal de compartilhamento. Agora ficou fácil compartilhar informações, atualizações e ideias com rapidez. Um conteúdo de qualidade se tornou mais aberto e passou a ser usado ou adaptado para outros mercados. E a temática nem sempre está relacionada ao trabalho! Um grande percentual do que fazemos no Workplace tem relação com o trabalho, mas também há uma janela em que as pessoas podem ver interesses em comum, o que humaniza os colegas. Isso ajuda a tornar o trabalho um pouco mais humano.”

Alex MacLennan

Paolo Mangahas

Diretor de Comunicações da Rede WWF

Principais recursos

Criar conta

Seu endereço de email