Central de Recursos para o Cliente
/
Começar
/
10 estratégias para aumentar a adoção do Workplace

10 estratégias para aumentar a adoção do Workplace

Dicas e táticas úteis para aumentar a participação da sua organização no Workplace.


A parte mais desafiadora de lançar uma nova ferramenta para a sua empresa é conseguir a participação de todos. Mudar os hábitos de trabalho das pessoas não é fácil, mas essas mudanças comportamentais tendem a gerar grandes resultados. Com o Workplace, alta adoção e engajamento podem significar mais acesso a conhecimento e informações, maior alcance das comunicações internas e mais oportunidades para construir relacionamentos entre equipes e locais.
Ajudaremos você a aumentar a participação da sua organização no Workplace. Confira o nosso guia com dez estratégias importantes que ajudarão você a tornar mais pessoas ativas e engajadas no Workplace.
1. Adicione o Workplace ao seu processo de integração
1. Adicione o Workplace ao seu processo de integração
Inclua o Workplace no processo de integração existente na sua organização ao:
  • Compartilhar instruções de ativação de perfil com novos funcionários no primeiro dia. Para ativação de perfis por meio de código de acesso, clique aqui.
  • Interagir com os novos contratados em um grupo de integração de novos funcionários no Workplace.
  • Armazenar materiais de integração na sua Biblioteca de Conhecimento.
Quer saber mais sobre como usar o Workplace para a integração de funcionários? Confira este guia.
2. Incentive os gerentes de equipe a participar
2. Incentive os gerentes de equipe a participar
Os gerentes de equipe são incrivelmente influentes. Quando eles levam o trabalho diário para o Workplace, os seus subordinados diretos tendem a fazer o mesmo. Eduque os gerentes sobre o valor que o Workplace pode agregar à equipe deles. Veja alguns pontos essenciais que você pode compartilhar:
  • O Workplace é simples, familiar e fácil de usar. Ele permite que todos na equipe participem de conversas, colaborem e se mantenham atualizados.
  • Com o Workplace, as equipes podem aumentar a visibilidade na organização. Usando grupos de avisos de equipes abertos, como "Informações de Marketing", você consegue compartilhar vitórias e momentos de orgulho com mais pessoas do que antes.
  • O Workplace disponibiliza comunicações síncronas e assíncronas. O bate-papo e a ligação de vídeo permitem que você obtenha respostas rápidas e que colabore em tempo real (síncrono). As publicações são mais utilizadas para comunicações que não exigem uma resposta imediata e precisam ser encontradas facilmente dias, semanas e meses após a publicação (assíncrono).
Uma ótima maneira de atrair mais gerentes de equipe é criar um grupo fechado ou secreto de “Gerentes de Equipe da [nome da empresa]”. Use o grupo para compartilhar as melhores práticas de gerenciamento e incentive os membros a compartilharem as próprias percepções e aprendizados por meio de publicações.
Para ajudar os gerentes de equipe a começar a usar o Workplace, compartilhe os seguintes recursos:
  • Guia do gerente de equipe: guia de início rápido para gerentes que são novos no Workplace.
  • Seja o melhor chefe que os seus funcionários já tiveram: e-learning interativo que mostra como gerenciar a sua equipe ou o seu departamento no Workplace, cobrindo de relacionamentos individuais com subordinados diretos até o gerenciamento do relacionamento com partes interessadas externas.
  • Capacitar equipes híbridas: kit de ferramentas para baixar que contém aprendizagens da nossa equipe de pesquisa e melhores práticas para a criação de equipes híbridas de alto desempenho (uma combinação de funcionários remotos e presenciais).
3. Envie lembretes semanais para contas não reivindicadas
3. Envie lembretes semanais para contas não reivindicadas
Envie lembretes para pessoas que foram convidadas, mas ainda não ativaram as contas. Para fazer isso no Workplace:
  • Navegue até a página Pessoas do Painel Administrativo.
  • Clique no menu no canto superior direito da tela.
  • Selecione Enviar notificação de reivindicação.
  • Escolha se deseja enviar uma notificação para todas as contas não reivindicadas ou enviar lembretes de reivindicação para contas específicas usando um modelo CSV.
  • Personalize o convite, destacando os benefícios exclusivos que o Workplace pode oferecer aos funcionários e à organização como um todo.
  • Clique em Enviar.
Você também pode enviar lembretes de líderes usando mala direta. Lembretes de reivindicações enviados por líderes da organização têm mais probabilidade de chamar a atenção das pessoas do que um convite do Workplace. Eles também sinalizam para todos que a comunicação e o engajamento no Workplace são uma prioridade organizacional.
4. Use plugins para compartilhar conteúdo do Workplace com outras ferramentas
4. Use plugins para compartilhar conteúdo do Workplace com outras ferramentas
Os plugins permitem que os administradores compartilhem com segurança publicações ou feeds de grupos do Workplace com outras plataformas, como o SharePoint, sites internos e intranets. Você pode usá-los para melhorar a descoberta de atualizações importantes da empresa e aumentar o alcance do seu conteúdo.
Os plugins do Workplace respeitam a privacidade do conteúdo original, mostrando-o apenas aos usuários que estão conectados ao Workplace no mesmo navegador. Isso incentiva mais pessoas a entrar no Workplace para visualizar conteúdos importantes compartilhados em outros canais da empresa. Acesse a página Recursos técnicos para saber mais sobre os plugins.
Workplace post embedded in SharePoint5. Centralize os recursos da empresa na sua Biblioteca de Conhecimento
5. Centralize os recursos da empresa na sua Biblioteca de Conhecimento
Faça do Workplace a local central para os principais recursos da empresa, como:
  • Benefícios, despesas, folgas remuneradas e políticas de viagens
  • Guias de funcionários e materiais de integração
  • Missão, valores e objetivos da empresa
  • Recursos sobre diversidade, inclusão, saúde e bem-estar
  • Recursos para equipes e departamentos
Armazenar esses recursos em um só lugar economiza o tempo das pessoas e reduz a disseminação de desinformação, além de permitir que mais pessoas descubram avisos e comunicações importantes da empresa e desenvolvam a comunidade existente no Workplace. Saiba mais sobre a Biblioteca de Conhecimento na Central de Recursos da Biblioteca de Conhecimento.
Knowledge Library benefits category6. Organize competições de reivindicações amigáveis
6. Organize competições de reivindicações amigáveis
Organize competições de reivindicação entre equipes, departamentos ou regiões para incentivar a ativação de perfis. Você pode distribuir prêmios para as taxas de reivindicação mais altas, como almoços especiais ou vales-presente.
  1. Acesse Insights no Painel Administrativo e navegue até a aba Pessoas.
  2. Role a tela para baixo até a tabela Pessoas de todo o Workplace e filtre os resultados por localização, departamento ou função.
  3. Decida o tipo do concurso de reivindicação e qual será o prêmio dos vencedores.
  4. Compartilhe as regras, os prazos e os incentivos do concurso com os gerentes. Inclua a taxa de reivindicação atual de cada localização, equipe ou departamento e um incentivo atraente para quem obter taxas de reivindicação acima de 80%.
  5. Faça o acompanhamento com os líderes para monitorar o sucesso.
  6. Comemore e compartilhe o sucesso de cada equipe.
As organizações também costumam usar doações para instituições beneficentes para incentivar a ativação de perfis. Por exemplo, para cada perfil ativado, a organização doará um valor fixo para uma causa importante.
7. Leve fluxos de trabalho comuns para o Workplace
7. Leve fluxos de trabalho comuns para o Workplace
Crie grupos para fluxos de trabalho repetitivos que podem ser realizados no Workplace. Veja alguns exemplos:
  • Grupo de perguntas e respostas do departamento de Recursos Humanos ou grupo da Central de suporte da área de TI: para permitir que os funcionários encontrem respostas às próprias dúvidas rapidamente.
  • Grupos de instalações: para permitir que os funcionários relatem problemas com equipamentos e instalações de maneira rápida e eficiente.
  • Grupo de cobertura de turno: para permitir que os funcionários da linha de frente solicitem cobertura de turno ou escolham os turnos disponíveis. Saiba mais sobre a cobertura de turno na Central de Ajuda.
Você pode usar bots para automatizar tarefas e fluxos de trabalho repetitivos diretamente no Workplace. Por exemplo, o bot Workplace Zendesk da Azuronaut permite que as pessoas criem e recebam atualizações de tíquetes de suporte de TI nos Grupos e no Workplace Chat.
As integrações de compartilhamento de conteúdo são ótimas para fazer com que mais pessoas interajam no Workplace. Elas permitem que as equipes aproveitem arquivos de ferramentas, como SharePoint, Google Drive, Dropbox, Box e outras mais, e os compartilhem no Workplace com os membros do grupo que têm acesso. Explore todas as integrações disponíveis no Diretório de Integrações.
integrations8. Faça sessões de perguntas e respostas ao vivo com os líderes da empresa
8. Faça sessões de perguntas e respostas ao vivo com os líderes da empresa
As sessões de perguntas e respostas fornecem aos funcionários uma oportunidade única de tirar dúvidas e interagir diretamente com a equipe de liderança. Por esse motivo, elas são uma estratégia muito popular para engajar os funcionários e aumentar a adoção do Workplace.
Com o vídeo ao vivo, você só precisa de um smartphone ou um computador para transmitir para todos na empresa. Organize uma rápida sessão de perguntas e respostas com o CEO ou reúna alguns membros para fazer um debate completo, incluindo convidados externos. Obtenha inspiração com cinco empresas no Workplace que usaram o vídeo ao vivo para incentivar o engajamento dos funcionários.
Encontre tudo o que você precisa saber sobre a realização de um evento interno usando vídeo ao vivo no Workplace na Central de Recursos do vídeo ao vivo.
Live video with multiple hosts9. Adicione lembretes visuais aos espaços de trabalho
9. Adicione lembretes visuais aos espaços de trabalho
Promova o Workplace para todos os funcionários usando uma variedade de cartazes, guias rápidos e outras mídias impressas. Veja todos os materiais promocionais disponíveis aqui.
10. Experimente estas soluções de TI
10. Experimente estas soluções de TI
Sua equipe de TI pode ajudar a atrair mais pessoas ao fazer alterações nos dispositivos gerenciados pela empresa. Veja alguns exemplos:
  • Torne o Workplace a tela inicial padrão dos navegadores da web.
  • Mude o plano de fundo da área de trabalho dos usuários e use protetores de tela que promovam o Workplace em todos os computadores.
  • Adicione o Workplace ao Inicializador do Office 365.
  • Instale o aplicativo Workplace Chat em todos os computadores gerenciados pela empresa usando o nosso MSI. Acesse a página Recursos técnicos para saber mais.
Incentivar a adoção do Workplace leva tempo e há muitas outras estratégias além das listadas aqui que podem funcionar para a sua organização. Verifique os recursos disponíveis aqui na Central de Recursos para o Cliente e na Workplace Academy para descobrir novas maneiras para você e os seus usuários aproveitarem ao máximo o Workplace. Confira alguns dos recursos disponíveis: