Não entendeu o significado? Saiba como as ferramentas de colaboração estão aproximando equipes globais

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA
bring translate - Workplace from Meta

Quando sua equipe se estende por todo o mundo, o uso estratégico de ferramentas de colaboração e comunicação pode ultrapassar diferentes fusos horários, culturas e barreiras linguísticas. Veja três maneiras de aumentar a produtividade.

No mundo globalizado atual, as empresas abrangem fusos horários, culturas e idiomas. Isso é um enorme desafio para organizações que querem possibilitar que pessoas em lugares diferentes trabalhem juntas.

"McKinsey cita um aumento de US$ 2,8 trilhões no PIB dos fluxos globais de dados digitais em 10 anos"

De acordo com a McKinsey, os fluxos de comércio internacional e finanças estagnaram ou diminuíram desde 2008. Mas a globalização ainda está crescendo com os fluxos digitais. Em um relatório recente sobre Digital globalization: The new era of global flows, a McKinsey citou um aumento de US$ 2,8 trilhões no PIB dos fluxos globais de dados digitais em 10 anos. Isso representa um impacto maior do que o comércio internacional de mercadorias.

As ferramentas de colaboração para negócios são uma solução essencial para manter a comunicação internacional de pessoas e atingir as metas de negócios em conjunto. Mas essas plataformas precisam de determinadas ferramentas para permitir que as pessoas continuem a conversar e superar barreiras geográficas.

Como lidar com fusos horários

Como lidar com fusos horários

O primeiro obstáculo para a colaboração internacional são os fusos horários. Além de os seus colegas provavelmente terem agendas diferentes, eles também estarão em outro horário comercial. Nos piores casos, há uma janela muito pequena em que todos estão disponíveis.

As pessoas não se importam de verificar atualizações de status ou mensagens instantâneas fora do horário de trabalho, mas ainda consideram os emails como “trabalho”

Para contornar esse obstáculo, você pode definir algumas horas em que todos estarão disponíveis no espaço de colaboração. Também pode aproveitar o fato de que muitas ferramentas de colaboração comerciais permitem usar dispositivos móveis. Muitos trabalhadores não se importam de verificar comunicações como atualizações de status e mensagens instantâneas no smartphone fora do horário de trabalho. No entanto, eles ainda consideram emails ou trabalhar em documentos compartilhados como trabalho.

Seja qual for a abordagem que escolher, é importante lembrar o fuso horário de cada membro da equipe. Configure o grupo da equipe para conter todos os fusos horários. Isso vai garantir que os membros da equipe não deixem outros colegas desconfortáveis enviando uma mensagem inadequada em um horário impróprio.

Como falar a mesma língua

Como falar a mesma língua

Barreiras linguísticas podem prejudicar a colaboração entre escritórios em diferentes países. A última coisa de que você precisa é que a equipe fique dividida por dificuldades linguísticas. Se os membros da equipe estiverem realizando conversas "privadas" em canais públicos em idiomas que nem todos entendem, você está perdendo a batalha da comunicação.

Se os membros da equipe estiverem realizando conversas em idiomas que nem todos entendem, você está perdendo a batalha da comunicação

Usar uma ferramenta de colaboração como o Workplace, que tem um recurso de tradução automática integrado, ajuda os funcionários a se comunicarem de modo contínuo. Você também pode ajudar no engajamento atribuindo idiomas específicos a grupos de projetos e trabalho. Além disso, é possível alternar o idioma todo mês para que todos tenham a chance de usar a língua nativa.

Conheça seu público

Conheça seu público

Como líder de uma equipe global, é importante usar os canais de comunicação de modo estratégico e enviar a mensagem certa na hora certa. Por exemplo, às vezes a maneira mais eficaz de comunicar informações é pessoalmente.

Usar videochamadas em bate-papos em grupo em tempo real é uma forma de superar os problemas de tempo e espaço óbvios com os quais ferramentas tradicionais têm dificuldades. Isso ajuda você a transmitir as mensagens importantes quando necessário e incentivar outros membros da equipe a fazer o mesmo.

Também é preciso estar ciente das diferenças culturais: algumas pessoas verificam os emails logo pela manhã, outras antes de sair e outras respondem ao longo do dia. Estabeleça horários de check-in para todos (dessa forma, eles saberão quando a equipe pode precisar deles) ou sinalize comunicações importantes com uma atualização de status do grupo.

Sem as ferramentas de colaboração certas para conectar equipes globais, as empresas não conseguirão ter os benefícios de uma presença internacional

No mundo digital, até mesmo pequenas empresas podem se tornar micromultinacionais. No entanto, sem as ferramentas de colaboração certas para conectar equipes globais, as empresas não conseguem ter os benefícios de uma presença internacional.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Veja como o uso do Workplace está ajudando o Mercado Livre a vencer barreiras linguísticas e ser mais produtivo. Experimente o Workplace Premium gratuitamente por 90 dias.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

As ferramentas de colaboração estão inspirando uma nova era de trabalho ágil?

Na primeira parte desta publicação, analisamos alguns dos desafios enfrentados pelos métodos ágeis no ambiente de trabalho moderno.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Um guia rápido para colaboração baseada em nuvem

As empresas estão usando cada vez mais ferramentas de colaboração baseadas em nuvem para reunir equipes de todo o mundo. Saiba como aproveitá-las nos seus negócios.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Por que os membros da geração Y esperam uma abordagem colaborativa no trabalho?

Como a geração pioneira das redes sociais, a geração Y não é conhecida por ficar apagada em segundo plano.