Diversidade de gênero: 7 benefícios para o local de trabalho

A diversidade de gênero é importante. Garantir a representação igualitária das mulheres no mercado de trabalho pode ter efeitos positivos em toda a sua organização. Aqui estão alguns deles.

CULTURA | 2 MINUTOS DE LEITURA
gender diversity in the workplace - Workplace from Meta

Diversidade de gênero no local de trabalho

Pode parecer que a presença das mulheres no mercado de trabalho é algo comum, mas globalmente - apesar de representarem 50% da população – o trabalho feminino gera apenas 37% do PIB.

Então, por que diversidade e inclusão são importantes no local de trabalho e como as organizações perdem ao não acertarem no equilíbrio de gêneros? Continue lendo para explorar 7 razões pelas quais a diversidade de gênero é boa para os negócios ou assista ao vídeo para descobrir como dois CEOs estão abrindo caminho para mulheres líderes e empreendedoras.

  1. Um pool de talentos mais amplo

    Um pool de talentos mais amplo

    Empresas que não incentivam a contratação de mulheres estão perdendo os talentos e habilidades de metade da população. Aproveitar isso pode fazer uma enorme diferença na sua produtividade e nos seus resultados.

  2. Perspectivas diferentes

    Perspectivas diferentes

    Ter um mix de mulheres e homens em suas equipes significa que você se beneficia dos diferentes pontos de vista e abordagens que vêm de diferentes experiências de vida.

    Uma multiplicidade de perspectivas pode estimular a criatividade e a inovação e ajudar as organizações a identificar e aproveitar novas oportunidades, além de desafiar os estereótipos de gênero.

  3. Colaboração aprimorada

    Colaboração aprimorada

    Ter uma presença feminina nas equipes pode ajudar a melhorar os processos e aumentar a colaboração em grupo. Pesquisadores observaram que as mulheres têm mais habilidade em reconhecer “pistas” não-verbais.

    Eles também concluíram que grupos com mais mulheres foram melhores em se revezar na conversa, o que os ajuda a aproveitar ao máximo os conhecimentos e habilidades combinadas.

    Isso beneficia os grupos enquanto estiverem colaborando em projetos presenciais ou através de ferramentas modernas de comunicação empresarial, que permitem às pessoas compartilhar ideias, iniciar conversas e coletar feedback.

  4. Melhor retenção de funcionários

    Melhor retenção de funcionários

    Ter uma cultura inclusiva em seu local de trabalho aumenta o moral e as oportunidades. Locais de trabalho inclusivos tendem a ter menores taxas de rotatividade de funcionários – o que representa uma grande economia em termos de tempo e dinheiro gastos em recrutamento.

  5. Um melhor reflexo de seus clientes

    Um melhor reflexo de seus clientes

    Os clientes vêm de todas as esferas da vida. Quanto mais a sua organização refletir seus clientes, maior a probabilidade de você se comunicar de forma efetiva com eles.

    Isso significa garantir que suas equipes tenham uma diversidade de gêneros, origens e etnias. As mulheres são extremamente influentes quando se trata de tomar decisões de compra – em 2018, as mulheres gastaram globalmente cerca de 40 trilhões de dólares, um incrível poder de compra para se conectar!

  6. Melhor recrutamento e reputação

    Melhor recrutamento e reputação

    Ter um local de trabalho inclusivo é uma poderosa ferramenta de recrutamento. De acordo com uma pesquisa da PwC, as mulheres da geração millenium procuram empregadores com um forte histórico de diversidade, com 85% dizendo que é algo muito importante para elas.

    Uma reputação como empregador inclusivo também demonstrará os valores positivos de sua empresa, o que melhora sua reputação no mercado de recrutamento.

  7. Maior rentabilidade

    Maior rentabilidade

    Cada vez mais, evidências apóiam a teoria de que a diversidade de gênero tem um impacto positivo nos resultados. De acordo com a consultoria McKinsey, empresas com maior diversidade de gênero têm 21% mais chances de obter lucratividade acima da média.

    E um relatório da MSCI mostra que ter mulheres na diretoria de uma empresa aumenta a produtividade.

Você também pode estar interessado em:

Mantenha-se conectado

Receba nossas últimas notícias e insights.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber do Facebook comunicações eletrônicas relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a assinatura de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Por que diversidade e inclusão são importantes?

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Por que diversidade e inclusão são importantes?

Saiba mais

Posts Recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura Empresarial: como criar uma cultura positiva e aumentar a produtividade

A cultura empresarial é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o que significa cultura empresarial e como melhorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

Quais são os valores organizacionais e por que são importantes?

Os valores organizacionais podem fornecer uma bússola para os funcionários e passar confiança para os clientes. Descubra como desenvolver e comunicar valores organizacionais.

Cultura | 8 minutos de leitura

Os quatro tipos de cultura organizacional: qual o melhor para o seu negócio?

A identidade da sua empresa é uma combinação única de culturas. Veja como identificá-las e aproveitar seus pontos fortes.