Valorização do funcionário: como mostrar gratidão no local de trabalho

Valorizar os funcionários no local de trabalho é essencial para manter a equipe feliz. Conheça algumas das maneiras mais eficazes de agradecer a equipe pelos esforços realizados. Além disso, saiba mais sobre o Dia de Valorização do Funcionário.

CULTURA | 10 MINUTOS DE LEITURA
Employee Appreciation

Todos querem se sentir valorizados. É uma necessidade básica humana. Como disse o psicólogo americano do século XIX, William James: “O princípio mais profundo da natureza humana é o desejo de ser valorizado”.

Isso não se refere apenas aos relacionamentos pessoais, mas também à vida profissional...

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

O que é valorização do funcionário?

O que é valorização do funcionário?

A valorização do funcionário pode ser definida como o ato de reconhecer alguém pelas contribuições que faz ao local de trabalho. Isso tem a ver com celebrar o valor dessa pessoa como colega e ser humano, não só pelo trabalho que ela faz, mas também por suas qualidades pessoais, como a disposição de ajudar os outros ou ao manter a calma em uma crise. Valorizar as pessoas é algo fundamental em qualquer local de trabalho. Elas precisam saber que seus líderes e colegas enxergam seus esforços (e não apenas as grandes conquistas).

Valorização não deve ser confundida com reconhecimento. Embora essas palavras sejam frequentemente usadas de maneira intercambiável, elas não são a mesma coisa. O reconhecimento tem a ver com o desempenho e os resultados dos funcionários. Por exemplo, se um funcionário atinge uma meta ou se fecha um grande contrato, geralmente é recompensado com um bônus, um prêmio, um aumento de salário ou uma promoção.

A valorização, por outro lado, não está ligada a um objetivo ou conquista específica. Trata-se mais de elogiar alguém pelas pequenas coisas que faz todos os dias, tornando o trabalho um lugar melhor.

Tipos de valorização

A gratidão pode ser demonstrada de várias formas. Confira alguns dos tipos mais comuns de valorização do trabalho:

  • Pública: elogiar um funcionário em um fórum aberto, por exemplo, nas reuniões da equipe, nos emails de grupo ou nas atualizações sobre a empresa.

  • Privada: reconhecer um funcionário discretamente, seja por meio de um bate-papo privado, email ou nota por escrito.

  • Entre colegas: quando um colega, e não um gerente, elogia outro funcionário por seus esforços.

  • Com base em um evento: reações positivas relacionadas a um evento específico, como um aniversário de trabalho.

  • Informal: um rápido agradecimento ou reconhecimento no app de mensagens da empresa.

Por que a valorização do funcionário é importante?

Por que a valorização do funcionário é importante?

Os funcionários querem se sentir valorizados. Não é necessário bajular as pessoas constantemente, no entanto, um elogio sincero de vez em quando é bem-vindo, pois pode melhorar a autoestima e a sensação de orgulho e confiança. Outros benefícios para a empresa incluem:

Moral em alta

Se os funcionários estão se esforçando, mas se sentem subestimados, é provável que ocorra uma queda no nível de entusiasmo. Valorizar a equipe pode evitar que sentimentos negativos surjam. Funcionários que se sentem valorizados e reconhecidos por sua contribuição se conectam mais ao trabalho, aos colegas e à organização como um todo. A sensação de que seu trabalho é importante e faz uma diferença genuína é um grande motivador.

Embora seja mais difícil praticar a valorização em um ambiente remoto, é importante fazê-lo para evitar sentimentos de isolamento e moral baixo.

Aumento na produtividade

Se os funcionários souberem que você se importa com eles, estarão mais dispostos a se esforçar mais. Na verdade, 65% dos trabalhadores dizem que trabalhariam mais se sentissem que suas contribuições foram notadas pela gerência.

Funcionários valorizados que entendem o próprio papel no cenário como um todo se sentirão parte do sucesso da sua organização, tendo vontade de ajudá-la a crescer.

Menor rotatividade da equipe

Você pode gastar todo o tempo, dinheiro e energia do mundo no processo de contratação e integração para conseguir as pessoas certas para a sua empresa, mas se não se empenhar igualmente para retê-las, reconhecendo as suas contribuições, logo elas deixarão a empresa.

As estatísticas confirmam isso. As pessoas que trabalham para organizações que priorizam o reconhecimento e a valorização dos funcionários têm 56% menos chances de procurar um novo emprego. Pense desta forma: é muito mais barato agradecer a um funcionário do que o substituir.

Desenvolvimento da confiança

Quando as pessoas tratam umas às outras com respeito em todos os níveis do local de trabalho, uma cultura de confiança e fidelidade se desenvolve.

Os funcionários confiam em líderes que valorizam suas opiniões e não descartam suas questões. Quando as conexões entre os colegas de uma empresa começam a ficar mais sólidas, os laços entre as equipes se fortalecem.

Dois terços dos funcionários nos EUA afirmam que nem sempre se sentem valorizados por suas contribuições no trabalho. Portanto, parece que as organizações ainda têm um longo caminho a trilhar para conquistar a confiança e fazer com que suas equipes se sintam valorizadas.

O que é o Dia de Valorização do Funcionário?

O que é o Dia de Valorização do Funcionário?

Realizado na primeira sexta-feira de março, o Dia de Valorização do Funcionário é um evento no qual empregadores de todo o mundo podem fazer um esforço extra para agradecer aos funcionários por sua dedicação e trabalho árduo.

Desde que foi realizado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1995, um número crescente de organizações têm usado a ocasião para reconhecer as contribuições de seus funcionários por meio de eventos especiais, presentes e surpresas. Funcionários de empresas que celebram em conjunto têm 20 vezes mais chances de se sentirem conectados à organização e quererem ficar, de acordo com o Global Culture Report de 2022 da OC Tanner.

Não importa se os seus funcionários estão trabalhando presencial ou remotamente, todos devem se sentir incluídos nas comemorações. As ideias para trabalhadores remotos durante o Dia de Valorização do Funcionário incluem enviar um cartão de agradecimento sincero, participar de um jogo online de enigmas, fazer uma reunião virtual com a equipe para comemorar as conquistas ou enviar um presente personalizado para a casa deles.

Embora seja uma ótima ideia comemorar o Dia de Valorização do Funcionário, a ocasião não deve durar apenas um dia. Valorizar é algo que precisa estar enraizado na cultura da sua empresa sempre.

Ideias para a valorização do funcionário

Ideias para a valorização do funcionário

Você pode demonstrar gratidão aos funcionários por tudo o que eles fazem de várias maneiras. Confira algumas ideias para a valorização do trabalho que você pode experimentar.

  • Reuniões de acompanhamento regulares com a equipe

    Realizar reuniões regulares e informais com a equipe pode trazer informações valiosas sobre o desempenho dela e os tipos de desafios que talvez estejam enfrentando. Use esse tempo para mostrar que você está lá para dar apoio, para que saiam do bate-papo se sentindo melhor consigo mesmos e bem preparados para ter sucesso em suas funções.

  • Comemore aniversários e marcos

    Faça com que os funcionários se sintam especiais nos aniversários, aniversários de trabalho e outros marcos importantes. Embora nem todas as pessoas gostem de chamar atenção, outras vão adorar ganhar um cartão e compartilhar um bolo no trabalho. Se o orçamento permitir, considere oferecer folgas flexíveis como um privilégio de aniversário.

    Para o aniversário de trabalho de cada funcionário, faça questão de agradecê-los pelo serviço contínuo durante um anúncio com toda a empresa.

  • Faça elogios durante as reuniões da equipe

    Valorizar pode ser tão simples quanto elogiar publicamente os funcionários que estão apresentando um ótimo trabalho. Elogiar um membro da equipe deve ser algo fácil de fazer, por exemplo, durante uma reunião regular ou em algum momento no final da semana para dar os cumprimentos. Geralmente, os colegas de trabalho estão em melhores condições do que os gerentes para reconhecer os esforços "invisíveis" do cotidiano.

    A valorização realizada na frente do grupo tem mais chances de ser eficaz do que se feita isoladamente, pois promove uma atmosfera de trabalho em equipe e respeito.

  • Dê recompensas significativas com base em interesses individuais

    Nada demonstra mais apreço do que personalizar esse gesto. Adotar uma abordagem padronizada para recompensas não é a melhor maneira de demonstrar gratidão. Se você realmente deseja mostrar o quanto aprecia uma pessoa, comece descobrindo seus interesses, hobbies e o que a motiva. Depois, crie recompensas baseadas nisso.

    A valorização se torna mais importante quando é feita de maneira oportuna, pessoal e significativa.

  • Ofereça oportunidades de crescimento

    Uma recompensa baseada na carreira beneficia o funcionário e a empresa. Permita que os funcionários escolham uma aula online que gostariam de realizar ou treine-os na tecnologia mais recente como realidade virtual, para mostrar seu compromisso com a inovação. É importante que o treinamento virtual seja tão bom e detalhado quanto aqueles realizados presencialmente. Isso torna a experiência do funcionário excelente para todos.

  • Peça feedback

    Ouvir os funcionários de maneira genuína pode fazer com que eles se sintam valorizados, especialmente se você estiver disposto a tomar medidas quando eles oferecerem feedbacks construtivos. Quando as pessoas têm a chance de opinar sobre os valores da empresa e o ambiente de trabalho, é mais provável que sintam que suas opiniões são levadas a sério.

    Considere realizar pesquisas de clima organizacional periodicamente para coletar esse feedback e tome medidas de acordo com as respostas que receber. Dar voz à equipe pode ser mais eficiente do que dar a eles um vale-presente.

  • Organize um dia de bem-estar

    Nos últimos anos, o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional tornou-se um tema muito discutido. Problemas como burnout e estresse podem afetar gravemente a saúde mental e a produtividade dos funcionários. É por isso que os empregadores estão reconhecendo cada vez mais a importância do bem-estar emocional das pessoas dentro e fora do local de trabalho.

    Organizar dias de bem-estar pode mostrar que sua empresa valoriza esses desafios. Ofereça atividades de autocuidado, como massagens na cabeça, sessões de consciência plena e exames de saúde gratuitos.

    Juntas, essas formas de demonstrar gratidão podem ajudar a reter a equipe, aumentar o fator de bem-estar e criar um ambiente de trabalho mais positivo. Quando seus funcionários estão felizes, quase todas as demais coisas dão certo. Portanto, demonstre apreço regularmente às pessoas que trabalham para tornar a sua empresa bem-sucedida todos os dias. Nunca se sabe, mas talvez um dia essa gratidão seja retribuída com um cartão de agradecimento deixado para você em sua mesa.

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Descubra as últimas atualizações para clientes e parceiros no Workplace Newsroom.

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Tópicos relacionados

Descubra as últimas atualizações para clientes e parceiros no Workplace Newsroom.

Saiba mais

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

O que são os valores da organização e por que eles são importantes?

Os valores da organização podem fornecer um direcionamento aos funcionários e uma razão para acreditar aos clientes. Descubra como desenvolver e transmitir os valores da organização.

Cultura | 8 minutos de leitura

Os quatro tipos de cultura da organização: qual é o melhor para os negócios?

Sua identidade comercial é uma combinação única de culturas da organização. Veja como identificá-las e tirar proveito dos seus pontos fortes.