Pioneiros do Workplace: como o uso do Workplace está conectando funcionários ocasionais e da linha de frente na Elkjop

Na segunda parte da nossa entrevista com a gerente de comunicações para países Nórdicos da Elkjop, descobrimos como o Workplace está conectando os funcionários ocasionais e da linha de frente e por que a empresa acredita que outros varejistas deveriam implementar o Workplace.

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA

Line Oddekalv liderou a equipe responsável pela implementação do Workplace na Elkjop e foi a força motriz para a transformação que o Workplace está ajudando a criar.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Mas, para ela, qual é o impacto mais perceptível do uso do Workplace?

“É difícil escolher apenas um”, afirma, antes de decidir que revolucionar a forma como eles se comunicam como organização deve estar no topo da lista.

Impacto imediato

Impacto imediato

“Ser capaz de conectar a todos, especialmente quando você não tem uma maneira de se comunicar com outras pessoas na mesma empresa. E, de repente, chegamos lá! É uma solução visual. Até vemos nossos rostos com fotos do perfil. Podemos conversar ao vivo.”

O poder dessas reações imediatas e transparentes durante as conversas da empresa ficou claro logo no início, quando o gerente de Line publicou sua primeira mensagem em um grupo do Workplace.

“Quando ele percebeu a velocidade com que as pessoas viam o conteúdo e o número de reações e curtidas, ficou impressionado. Posso afirmar que aquele foi um momento inspirador para ele. E quando seu gerente passa por um desses momentos, você sabe que vai dar certo.”

Por que os varejistas deveriam implementar o Workplace

Por que os varejistas deveriam implementar o Workplace

Conectar funcionários casuais e da linha de frente é fundamental. E o Workplace permite fazer isso com rapidez e eficácia.

Pois o Workplace prioriza dispositivos móveis e as pessoas familiarizadas com ele podem interagir imediatamente com o restante da empresa, onde quer que estejam. Elas usam o Feed de Notícias para se manterem atualizadas com as notícias da empresa. Também usam o Workplace Chat para ficar em contato com outras lojas ou enviar sugestões e feedback diretamente do chão de fábrica.

E isso traz vários benefícios para as pessoas e para os negócios. “Depois de conseguir a atenção e o engajamento dos funcionários da linha de frente, você obtém as informações necessárias para ser mais relevante. Você também poderá ser mais amigável com o cliente, porque essas são as pessoas que sabem exatamente do que o cliente precisa.”

Usar o Workplace para engajar os funcionários da linha de frente traz a percepção necessária para ser mais relevante.

Usar o Workplace para engajar os funcionários da linha de frente traz a percepção necessária para ser mais relevante.

O mesmo se aplica aos funcionários de meio período e de turnos. “Este é outro ótimo caso de uso”, diz Line. “Você nem sempre tem as pessoas ali, ao mesmo tempo, para garantir que todos recebam as mesmas informações. Com o Workplace, é possível fazer isso.”

Como os varejistas devem implementar o Workplace

Como os varejistas devem implementar o Workplace

Obter informações é a chave para fazer o lançamento do jeito certo. “Primeiro, você precisa reunir informações gerais da empresa. Da parte de todos”, afirma Line. “É necessário saber quais processos eles têm e para que eles precisam do Workplace.”

Também é muito importante envolver os gerentes desde o primeiro dia como parte desse processo. Explorar os casos de uso de cada departamento para que eles tenham clareza sobre os benefícios que o Workplace proporcionará. Dessa forma, eles ajudarão você a entregar o projeto e serão os “impulsionadores do engajamento”.

Como resolver problemas da linha de frente

Como resolver problemas da linha de frente

Line compartilha um ótimo exemplo de como o Workplace pode ajudar em desafios específicos de varejo. Tem a ver com fornecer e agir com base no feedback na loja.

“Às vezes as coisas dão errado”, diz ela. “O preço errado em um item ou informações imprecisas do produto. Nosso pessoal sabe disso. Eles podem perceber e nossos clientes dizem isso a eles.”

“Temos grupos para feedback no Workplace. Basta informar o problema ao grupo e ele é corrigido instantaneamente. Isso gerou um grande impacto.”

“Temos grupos para feedback no Workplace. Basta informar o problema ao grupo e ele é corrigido instantaneamente. Isso gerou um grande impacto.”

— Line Oddekalv, Elkjop

Historicamente, os varejistas demonstram dificuldade em relatar isso à matriz. Mas com o Workplace é diferente. “Agora, temos grupos de feedback no Workplace. No momento em que você vê algo errado, basta informar ao grupo para que seja corrigido instantaneamente. Isso gerou um grande impacto.”

Melhorias na integração, com os bots e no treinamento

Melhorias na integração, com os bots e no treinamento

É empolgante saber que Line e sua equipe estão apenas começando e têm grandes planos para utilizar ainda mais o Workplace.

“Podemos fazer tantas coisas! Vamos introduzir alguns bots, inclusive um bot de inventário.” Um desenvolvimento que a empresa pretende usar para automatizar ainda mais os processos de estoque e inventário.

“Também queremos um bot que lembre as pessoas de que existem algumas aulas ou programas de treinamento online que elas nunca experimentaram.”

“Também queremos um bot que lembre as pessoas de que existem algumas aulas ou programas de treinamento online que elas nunca experimentaram.”

Eles também estão analisando como os bots no Workplace podem ajudar as equipes de RH a incorporar novos recursos de apresentação no negócio. Itens como bate-papos automatizados para recém-contratados, dando acesso imediato às informações de que precisam para começar rapidamente.

“Também queremos ver um bot que lembre as pessoas de que existem algumas aulas ou programas de treinamento online que elas ainda não experimentaram.”

Essa é uma ótima maneira de usar o Workplace para permitir que as pessoas desenvolvam suas carreiras. “Queremos que as pessoas façam isso”, afirma Line, “para que possamos desenvolver funcionários ainda mais competentes.”

Agradecemos imensamente à Line Oddekalv da Elkjop.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como os Pioneiros do Workplace estão usando o Workplace para transformar as organizações

Steve Clarke, Pioneiro do Workplace, foi uma parte fundamental da implementação de sucesso do Workplace na Virgin Atlantic e na Virgin Holidays. A nova entrevista em vídeo com os Pioneiros do Workplace traz mais informações.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como a Airtel está usando o Workplace para conectar funcionários da linha de frente e trabalhar mais rapidamente

Conversamos com Vani Venkatesh, CEO de varejo da Airtel Limited. Airtel nos conta como está usando o Workplace para reunir funcionários da linha de frente, conectar um ambiente de varejo distribuído e trabalhar mais rapidamente.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Novidades no Workplace Novembro de 2018

Nosso resumo mensal de todos os avisos mais recentes sobre produtos do Workplace.