Guia do gerente de equipe

Confira dicas e melhores práticas para ajudar você a começar.

Se você é um gerente de equipe, sabe que uma comunicação eficaz é fundamental para o sucesso. O Workplace permite centralizar a comunicação da sua equipe, aumentar a visibilidade e a transparência e promover colaboração. Este guia orientará você com as melhores práticas de uso do Workplace para gerenciar sua equipe.

Baixe o resumo do Guia do gerente de equipe e compartilhe-o com outros gerentes de equipe em sua comunidade do Workplace.

Crie um grupo da equipe

1. Crie um grupo da equipe

Crie um grupo fechado ou secreto para sua equipe e adicione subordinados diretos. Os grupos são um lugar central para toda a comunicação da equipe. Use o grupo da equipe para publicar atualizações, compartilhar arquivos, coletar feedback e muito mais.

Os grupos com menos de 250 membros tem um bate-papo próprio. Use o bate-papo para fazer perguntas que precisam de respostas rápidas. Os bate-papos tendem a ser ágeis. Por isso, informações importantes podem se perder na conversa. Publique conteúdo importante na página do grupo para que ele possa ser facilmente acessado pela equipe.


Como criar um grupo do Workplace

Fixe uma publicação

2. Fixe uma publicação

Escreva uma publicação que descreva as metas, os recursos disponíveis, os prazos e outras diretrizes importantes para a equipe. A publicação fixada será uma fonte confiável única que as pessoas poderão consultar facilmente a qualquer momento, na parte superior do grupo.

Organize reuniões

3. Organize reuniões

As ligações de vídeo e voz estão disponíveis em todos os bate-papos no Workplace. Com elas, você pode organizar reuniões com pessoas em diversos fusos horários e localizações diretamente em uma conversa existente no bate-papo.

Use o Live para fazer transmissões de reuniões presenciais. O vídeo ao vivo é publicado automaticamente no grupo. Assim, os membros da equipe que não puderem participar presencialmente poderão se atualizar depois.

Colete feedback com enquetes

4. Colete feedback com enquetes

As enquetes podem ajudar você a tomar decisões em equipe mais rapidamente. Use-as para coletar feedback, criar pautas e definir horários de reuniões. Os membros da equipe podem votar e adicionar itens.


Use as enquetes para definir horários de reuniões, criar pautas e coletar feedback.

Acompanhe reuniões com notas e itens de ação

5. Acompanhe reuniões com notas e itens de ação

Crie um documento diretamente no Workplace para compartilhar notas de reuniões com sua equipe. Adicione uma foto da capa para destacá-lo no feed do grupo e disponibilize-o selecionando "Todos os membros do grupo podem editar este documento". Os documentos do Workplace são ótimos para compilar notas de reuniões e desenvolver materiais de planejamento de projetos.

Após a reunião, compartilhe uma publicação no grupo da equipe com itens de ação. @mencione colegas para atribuir itens a eles. Eles poderão marcar itens de ação quando concluídos, para que todos os membros da equipe estejam atualizados sobre o status deles.

Acompanhe reuniões da equipe com publicações de itens de ação
Compartilhe arquivos

6. Compartilhe arquivos

Use o Workplace para compartilhar arquivos de outras ferramentas que você usa todos os dias. Clique na caixa "Escrever uma publicação" e veja de quais ferramentas você pode extrair os arquivos. As prévias autenticadas fornecerão uma pré-visualização chamativa do conteúdo apenas às pessoas que receberem acesso. Além disso, nosso recurso de vinculação de pastas permite compartilhar uma série de ativos que são sempre atualizados.


Compartilhe arquivos em uma publicação.

Use a barra de pesquisa na página do grupo para encontrar publicações, arquivos ou comentários que você precisa consultar. Todos os arquivos compartilhados no grupo podem ser encontrados novamente com facilidade na guia Arquivos da página do grupo.


Acesse a guia Arquivos para encontrar os arquivos compartilhados em seu grupo.

Publique atualizações semanais

7. Publique atualizações semanais

Peça à sua equipe que publique atualizações semanais na página do grupo. As atualizações semanais aumentam a visibilidade do trabalho da equipe e mantêm todos informados sobre o progresso das pessoas, as prioridades e os problemas que precisam ser resolvidos.

Reconheça os membros da equipe

8. Reconheça os membros da equipe

Use as publicações de conquista para reconhecer o desempenho dos membros de sua equipe. O reconhecimento pode melhorar o moral, aumentar a produtividade e ajudar a criar uma cultura de trabalho positiva. Crie uma publicação de conquista agradecendo as contribuições de um membro da equipe. Não se esqueça de mencioná-lo com @nome para ter certeza de que ele verá a publicação.

Você também pode usar as publicações de conquista para compartilhar as vitórias da equipe em grupos de discussão de toda a empresa. Essas publicações ajudam a aumentar a visibilidade do trabalho da sua equipe e a espalhar uma cultura de reconhecimento por toda a organização.


Compartilhar publicações de conquista

Crie grupos individuais com subordinados diretos

9. Crie grupos exclusivos secretos com subordinados diretos

Crie grupos exclusivos secretos para gerenciar suas relações com subordinados diretos. Esses grupos podem ser usados para compartilhar atualizações e feedbacks privados. Eles também são uma ótima maneira de integrar novos funcionários e discutir avaliações de desempenho.

Crie grupos multifuncionais

10. Crie grupos multifuncionais

Para receber feedback de outras partes de sua organização, crie um grupo aberto multifuncional de feedback para sua equipe. Isso manterá os outros membros da organização atualizados sobre seu trabalho e progresso, além de fornecer mais feedback e perspectiva.

Mais ajuda

Mais recursos úteis


Recursos técnicos

Encontre todas as informações necessárias para uma implantação de TI bem-sucedida do Workplace.


Kit de orientação

Materiais para download que ajudam a instruir e envolver a organização no Workplace

Esta página foi útil?