Como cinco empresas usam o vídeo ao vivo para incentivar o engajamento

Descubra novas formas de melhorar a experiência do funcionário e desenvolver a cultura.

O surto de COVID-19 mudou a forma de fazer negócios. Pela primeira vez, muitas organizações estão tendo que oferecer suporte a forças de trabalho remotas ou híbridas (uma mistura de funcionários trabalhando remotamente, no escritório e na linha de frente). Isso tornou a tarefa de melhorar a experiência do funcionário e a cultura da empresa mais desafiadora do que nunca.

Se você estiver enfrentando desafios semelhantes, o Workplace pode ajudar de algumas formas. Reunimos cinco histórias de outros clientes do Workplace que aproveitaram o vídeo ao vivo para desenvolver comunicações bidirecionais envolventes que melhoraram a conexão e mantiveram a cultura da empresa viva durante o lockdown.

Leia mais para encontrar inspiração e instruções passo a passo para ajudar você a implementar essas estratégias na sua própria comunidade.

Unindo pessoas na Telefónica

Unindo pessoas na Telefónica

Logotipo da Telefónica

Com mais de 356 milhões de pessoas acessando a rede todo ano, a Telefónica, uma das principais empresas de telecomunicações da Espanha, entende o poder da conectividade. No início da pandemia global, a empresa sabia que precisava encontrar formas de manter a conexão entre os seus funcionários durante o lockdown.

Ela organizou um evento de vídeo ao vivo, convidando os funcionários e as respectivas famílias a participar e interagir com a conversa entre líderes seniores e um famoso tenista profissional. A sessão abrangeu uma grande variedade de tópicos, incluindo a COVID-19, esportes, o papel da Telefónica durante o momento de crise e como as famílias estavam lidando com o trabalho remoto.

A transmissão bateu o recorde de dois mil comentários feitos por espectadores. Ela ofereceu a toda a empresa um momento de conexão em um período em que essa união era muito necessária.

Como fazer isso no Workplace

  • Uma semana antes da transmissão, avise as pessoas no grupo da empresa. Se tiver algum convidado especial, compartilhe um teaser de quem é a pessoa, mas não a identifique pelo nome. Isso ajudará a aumentar a expectativa para o evento.
  • Publique uma contagem regressiva para a transmissão ao vivo 48 horas antes do evento. Inclua imagens na sua publicação para garantir que ela se destaque no Feed de Notícias. Confira o curso em ritmo individual Teorias avançadas sobre o estudo de publicações para saber mais sobre as melhores práticas de publicação.
  • Um dia antes do evento, compartilhe um vídeo pré-gravado dos líderes anunciando o convidado especial e mostre um teaser com o que os funcionários podem esperar da transmissão.
  • Transmita ao vivo com outras pessoas para toda a empresa. Explore as demonstrações interativas para ver um tutorial completo de como configurar a sua transmissão de vídeo ao vivo.
  • Engaje funcionários com sessões de perguntas e respostas e enquetes durante a transmissão. Além disso, responda às perguntas e mostre os resultados das enquetes.
  • Uma semana depois do evento, crie um vídeo de bastidores/melhores momentos e compartilhe-o no grupo da sua empresa para dar continuidade ao engajamento.
Promovendo o bem-estar no MercadoLibre

Promovendo o bem-estar no MercadoLibre

Logotipo do MercadoLibre

Com 138 milhões de usuários, o MercardoLibre (MELI) é o maior ecossistema de comércio eletrônico na América Latina. Diante da pandemia global, a empresa temia que a mudança para o trabalho remoto dificultasse a manutenção da cultura e o suporte ao bem-estar dos funcionários.

Por isso, o MercadoLibre priorizou o bem-estar dos colaboradores e usou vídeos ao vivo para organizar aulas regulares de ioga e meditação para a força de trabalho. Com o vídeo ao vivo, foi possível transmitir essas sessões para os funcionários de toda a América Latina. Quem perdesse o evento ao vivo poderia ver a gravação depois. Essas sessões foram a maneira perfeita de aproximar as pessoas ao mesmo tempo em que as ajudavam a lidar com as pressões do lockdown e as incertezas da economia.


Mulher sentada no sofá segurando um notebook, com cadernos e o seu cachorro ao seu lado.

Como fazer isso no Workplace

  • Crie um plano para a campanha de bem-estar e acompanhe publicações e transmissões de vídeo ao vivo usando o Calendário de engajamento do funcionário de 2021.
  • Crie um grupo aberto "Bem-estar na [Nome da empresa]". Esse grupo será um espaço onde os funcionários poderão se conectar uns com os outros para falar sobre saúde e bem-estar. Você também poderá usar o grupo para compartilhar dicas e transmissões ao vivo de sessões de bem-estar.
  • Anuncie o grupo recém-criado no grupo social da empresa (ainda não tem um? Crie um grupo aberto "Grupo social da [Nome da empresa]" e convide toda a empresa). Além disso, incentive os gestores de pessoas a compartilhar o grupo com as próprias equipes.
  • Você pode chamar convidados externos para apresentar as transmissões de bem-estar. Entretanto, também é uma boa ideia entrar em contato com funcionários apaixonados por saúde e bem-estar e envolvê-los nessa iniciativa. Compartilhe uma publicação no seu grupo de bem-estar convidando voluntários que podem ter interesse em conduzir as sessões de vídeo ao vivo.
  • Se você estiver fazendo transmissões de vídeos ao vivo semanais, quinzenais ou mensais, compartilhe publicações de lembrete nos grupos sociais da empresa um ou dois dias antes do evento para incentivar a participação das pessoas.
  • Transmita ao vivo no seu grupo de bem-estar com os convidados externos ou o seu funcionário voluntário. Além do indivíduo que está conduzindo a sessão, deixe uma pessoa encarregada de criar o vídeo e interagir com os comentários dos espectadores durante a transmissão. Explore as demonstrações interativas para ver um tutorial completo de como configurar a sua transmissão de vídeo ao vivo.
  • Quando terminar a gravação, o vídeo ao vivo será publicado automaticamente no grupo. Portanto, qualquer pessoa que perder a transmissão poderá vê-la depois.

Para obter mais inspiração e ideias para o engajamento de funcionários, baixe o Kit de campanhas de bem-estar personalizável.

Incorporando um compromisso com diversidade e inclusão na Numotion

Incorporando um compromisso com diversidade e inclusão na Numotion

Logotipo da Numotion

A NuMotion é fornecedora líder de tecnologia de reabilitação complexa nos Estados Unidos. Ela fornece produtos de mobilidade para ajudar milhares de pessoas a viver com mais liberdade.

Diversidade e inclusão sempre foram a prioridade no trabalho da empresa. Contudo, o Workplace ofereceu uma nova forma de ter conversas difíceis e debater questões complexas coletivamente como uma equipe.

A empresa organizou vários painéis de diversidade e inclusão usando o vídeo ao vivo, contando com a presença de Mike Swinford, CEO da empresa, juntamente com outros líderes seniores e funcionários de toda a organização. Esses painéis resultaram em um dos mais altos níveis de engajamento do Workplace para a Numotion.


Homem sorrindo enquanto fala em frente a uma câmera

Como fazer isso no Workplace

  • Caso ainda não tenha, crie uma infraestrutura de grupo do Workplace para oferecer suporte aos grupos de recursos de funcionários (ERGs) com grupos sociais abertos como "Negros na [Nome da empresa]", "LGBTQ+ na [Nome da empresa]" e "Muçulmanos na [Nome da empresa]” e muito mais.
  • Entre em contato com os líderes de ERGs e envolva-os no planejamento desses eventos. Eles podem participar como palestrantes em um painel, discutindo o trabalho que a empresa está fazendo para avançar a diversidade e inclusão interna e externamente.
  • Incentive a equipe de liderança a criar um modelo de compromisso com diversidade e inclusão. Para isso, as pessoas podem participar do evento virtual como palestrantes e moderadores durante os debates do painel.
  • Você também pode convidar formadores de opinião externos para participar do debate.
  • Uma semana antes da transmissão, avise no grupo de toda a empresa.
  • Compartilhe um lembrete no grupo de toda a organização 48 horas antes do evento para incentivar as pessoas a participar.
  • Transmita ao vivo com outras pessoas para toda a empresa. Explore as demonstrações interativas para ver um tutorial completo de como configurar a sua transmissão de vídeo ao vivo.
  • Engaje funcionários com sessões de perguntas e respostas e enquetes durante a transmissão. Além disso, responda às perguntas e mostre os resultados das enquetes.
  • Envie uma pesquisa no Workplace para coletar feedback sobre a transmissão e usar os insights obtidos para melhorar os eventos futuros.

Para obter mais informações sobre como criar uma comunidade inclusiva no Workplace, baixe este manual.

Dimensionando aprendizado e desenvolvimento na KRE8ivU

Dimensionando aprendizado e desenvolvimento na KRE8ivU

Logotipo da KRE8ivU

A KRE8ivU é um programa criativo de atividades após o horário escolar que ensina produção musical e cinematográfica. Localizado no distrito escolar de Lexington, Carolina do Sul, o programa está sendo ampliado para mais sistemas escolares em todo os Estados Unidos.

Antes da pandemia, os instrutores da KRE8ivU davam aula em campi universitários, onde as aulas físicas podiam acomodar apenas 25 alunos por vez. Agora, o treinamento de instrutores foi expandido e todas essas aulas são ministradas por vídeo ao vivo no Workplace. Todas as aulas são arquivadas. Dessa forma, os alunos podem voltar e visualizá-las a qualquer momento. Novos instrutores também são integrados e treinados virtualmente com os vídeos ao vivo.

Na verdade, a KRE8ivU transmitiu mais de 500 horas de treinamento online por meio de vídeos ao vivo desde maio de 2020.


Mulher sentada à mesa da cozinha sorrindo enquanto toma café e acena para a tela do computador.

Como fazer isso no Workplace

  • Crie um grupo aberto de aprendizado e desenvolvimento.
  • Trabalhe com as equipes de aprendizado e desenvolvimento, RH e comunicações para elaborar sessões de treinamento por vídeo ao vivo sobre tópicos que os funcionários querem saber mais.
  • Planeje os vídeos ao vivo e as publicações de aprendizado usando o Calendário de engajamento do funcionário de 2021.
  • Um ou dois dias antes de cada sessão de aprendizado, compartilhe um aviso nos grupos de toda a organização. Incentive os chefes de departamento e os gestores de pessoas a compartilhar sessões relevantes nas respectivas equipes e nos grupos dos departamentos.
  • Transmita ao vivo para o seu grupo de aprendizado e desenvolvimento. Use enquetes e perguntas e respostas nos vídeos ao vivo para interagir com o público durante a transmissão.
  • O vídeo ao vivo será publicado automaticamente no grupo. Portanto, se alguém perder a transmissão poderá vê-lo posteriormente.
  • Compartilhe um link para o vídeo ao vivo em outros grupos de toda a organização para incentivar mais pessoas a vê-lo.
  • Adicione o vídeo ao vivo à aba Aprendizado no seu grupo de aprendizado e desenvolvimento. Você pode usar a aba Aprendizado para organizar transmissões e publicações de aprendizado em "guias". Saiba mais sobre como usar o recurso Aprendizado neste curso em ritmo individual.

Para conferir uma visão geral rápida do recurso Aprendizado, assista ao vídeo abaixo. Para saber mais sobre como usar o Workplace para aprendizado e desenvolvimento, leia o nosso guia.

Comunicações executivas eficientes no nib Group

Comunicações executivas eficientes no nib Group

Logotipo do nib Group

O nib Group oferece seguro médico e de saúde a milhões de pessoas na Austrália e Nova Zelândia. Além disso, é um fornecedor global de seguros de viagem.

Quando a pandemia de COVID-19 eclodiu, toda a força de trabalho do nib passou para o trabalho remoto de um dia para o outro. Os funcionários precisavam de um espaço central que pudessem usar para obter informações importantes, fazer perguntas e se conectar com a liderança.

O diretor executivo do nib Group usa quinzenalmente o vídeo ao vivo para se comunicar com os funcionários. A equipe executiva também realiza sessões ao vivo de perguntas e respostas com frequência. Uma pesquisa de satisfação recente com os funcionários mostrou que esse maior nível de acesso aos líderes é altamente valorizado entre os funcionários do nib.

Como fazer isso no Workplace

  • Conte com o apoio da sua equipe de liderança para organizar sessões de perguntas e respostas semanais, quinzenais ou mensais.
  • Uma semana antes da primeira sessão de perguntas e respostas, avise as pessoas no grupo da empresa. Na publicação, compartilhe uma enquete sobre quais tópicos os funcionários estão interessados em saber mais. Use os tópicos identificados para ajudar os executivos a se preparar para o evento.
  • Compartilhe uma enquete no grupo da empresa 48 horas antes da transmissão ao vivo para coletar perguntas dos funcionários. Informe os funcionários de que as perguntas com mais votos serão respondidas durante o evento. Também será possível enviar perguntas durante a transmissão.
  • Antes do fim do vídeo ao vivo, incentive as pessoas a participarem de futuras sessões de perguntas e respostas.

Para saber mais sobre como usar o Workplace para obter mais visibilidade e acessibilidade para a diretoria, leia o nosso guia.

Como ser uma estrela de vídeos ao vivo do Workplace

TREINAMENTO AO VIVO

Junte-se a especialistas do Workplace nesta sessão de treinamento ao vivo interativa. Saiba como configurar um vídeo ao vivo, criar uma experiência envolvente para os participantes e manter o engajamento após o fim da transmissão.

Inscreva-se aqui

Demonstrações interativas ao vivo

CURSO EM RITMO INDIVIDUAL

Explore um passo a passo completo da experiência de vídeo ao vivo, desde a configuração até a análise da transmissão. Essas demonstrações interativas permitem que você simule a criação de vídeos ao vivo para que a sua próxima transmissão seja um sucesso.

Explorar demonstrações
Manual para conferências empresariais ao vivo

KIT DE FERRAMENTAS

Este guia abrangente em PDF para você baixar tem as informações necessárias sobre como organizar eventos internos usando o vídeo ao vivo no Workplace.

Saiba mais