Poucas companhias aéreas levam a tecnologia tão a sério quanto a Virgin Atlantic. Há vinte anos, a iconoclasta marca britânica tornou-se a primeira linha aérea no mundo a introduzir telas no encosto dos assentos. Recentemente, a Virgin liderou o setor ao testar o uso de tecnologia vestível e oferecer Wi-Fi em toda a frota.

O responsável por isso é Don Langford, vice-presidente sênior de tecnologia da Virgin Atlantic e da Virgin Holidays. Mas essas tecnologias não representam nem a metade dos avanços.

Usando o Workplace para reunir 10 mil pessoas

Usando o Workplace para reunir 10 mil pessoas

Há quase 10 mil funcionários entre a Virgin Atlantic e a Virgin Holidays. Obviamente, a grande maioria deles são móveis: seja trabalhando na aeronave como pilotos e tripulação ou em hangares, balcões de check-in e na pista.

Pensamos que o Workplace seria melhor que o Yammer, e estávamos certos

Pensamos que o Workplace seria melhor que o Yammer, e estávamos certos

O trabalho do Don é conectar essa equipe, mantê-la envolvida e garantir que as ideias, notícias e informações possam fluir livremente entre as várias equipes e departamentos. Mas é fácil falar. "Usávamos o Yammer, mas a taxa de adoção nunca chegou perto de onde queríamos que estivesse", diz Don. "Pensamos que o Workplace seria melhor, e estávamos certos."

O apelo inicial era simples. "Muitas pessoas usam o Facebook, então, quando vimos a interface, pensamos que seria uma transição muito fácil", recorda Don. "E estávamos certos. As pessoas se adaptaram ao Workplace rapidamente.”

Criamos muitos novos canais de comunicação que não existiam

Criamos muitos novos canais de comunicação que não existiam

Na verdade, todo o projeto se moveu na “velocidade da luz”: desde a exploração inicial até a implementação completa em apenas quatro meses. Hoje, "temos mais de 80% de adoção e criamos muitos novos canais de comunicação que não existiam antes".

Usando o Workplace na colaboração e produtividade

Usando o Workplace na colaboração e produtividade

Porém, o impacto do Workplace na Virgin Atlantic evoluiu, indo muito além da simples comunicação. "Ele facilita a capacidade de fazer perguntas e enviar informações", diz Don. Por exemplo: "Tenho um stand-up semanal de TI. Alguém pode filmar no próprio iPad e publicar no Workplace alguns minutos depois."

O Workplace facilita a capacidade de fazer perguntas e enviar informações

O Workplace facilita a capacidade de fazer perguntas e enviar informações

"Em 24 horas, dezenas de pessoas assistiram algo que não teriam assistido. Esse número é ampliado em muitas vezes em toda a empresa. Isso turbinou a maneira como trabalhamos."

O Workplace ainda transformou o reconhecimento e o engajamento dos funcionários. "Quando saí de férias, falei com um dos nossos representantes e publiquei uma selfie num dos nossos grupos abertos a todos da empresa. Mais pessoas viram o rosto dela e ouviram falar do trabalho que ela fez em apenas uma fração do tempo que teria sido possível antes."

Usando o Workplace para automatizar o trabalho e criar bots

Usando o Workplace para automatizar o trabalho e criar bots

A Virgin está dando o próximo passo na própria jornada digital, criando novas integrações para ajudar a transformar processos anteriormente mundanos em chatbots automatizados. O primeiro, o Verificador de Carregamento, já ajuda a equipe a aproveitar as vantagens de viagem, facilitando a descoberta de voos com assentos de reserva disponíveis.

“Basta pegar seu smartphone, acessar o bot Verificador de Carregamento e ver quantos assentos existem para Boston amanhã”, diz Don. “Todos os funcionários da companhia aérea adoram. Oferecer essa informação nas suas mãos de maneira tão simples foi um grande sucesso.

"E isso ajudou a impulsionar o uso do Workplace. A taxa de adoção subiu cerca de cinco pontos pouco depois de o termos ativado. Acredito que as integrações são uma maneira fantástica de experimentar coisas novas."

Acredito que as integrações do Workplace são uma maneira fantástica de experimentar coisas novas

Acredito que as integrações do Workplace são uma maneira fantástica de experimentar coisas novas

Don está no setor de companhias aéreas há mais de duas décadas. Mas ele atribui o próprio sucesso como líder de tecnologia à falta de experiência na área. "Fui da área de atendimento ao cliente para a de tecnologia e isso foi muito útil", ele explica. “Conseguir entender o que meus parceiros de negócios e a organização desejam tornou o trabalho muito fácil.”

Pensando nisso, como ele apresentaria o Workplace para os colegas CIOs? "Eu diria que o Workplace faz duas coisas muito bem. Ele faz um trabalho fantástico de comunicações e engajamento, principalmente se a sua equipe é remota ou diversa. Todos os seus funcionários já sabem como usá-lo e muitos deles já estão bem envolvidos com a plataforma."

Ele faz um trabalho fantástico de comunicações e engajamento, principalmente se a sua equipe é remota ou diversa

Ele faz um trabalho fantástico de comunicações e engajamento, principalmente se a sua equipe é remota ou diversa

"As integrações permitem a criação de vários aplicativos leves que ajudarão em vários problemas que você pode ter na sua empresa. Você pode usá-las para serviços ao consumidor ou por razões operacionais, e todos poderão participar com facilidade."

O impacto tem sido igualmente grande para o próprio Don: "Pessoalmente, sendo funcionário da empresa, tenho tido contato com pessoas que nunca tive antes. Já vi todos os tipos de atividades que nunca tinha visto. Fiz conexões com pessoas que não teria antes. Isso é fantástico."

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Por que a velocidade no local de trabalho está aumentando

A vida está mais acelerada e sob demanda do que nunca. A geração Y agora espera essa velocidade e rapidez no trabalho também.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Trabalhadores da geração Y no local de trabalho: os segredos para mantê-los felizes

Os trabalhadores da geração Y são o futuro do trabalho. Como fazê-los se sentir em casa na sua organização?

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como o Workplace se tornou a principal ferramenta de comunicação para a maior empresa de ferramentas do mundo

Nossas perguntas e respostas frequentes com os líderes do setor que usam o Workplace para transformar a maneira como as organizações trabalham. Nós nos reunimos com líderes empresariais que estão ajudando a determinar o futuro do trabalho.