Como melhorar a relação com os fornecedores

Manter um bom relacionamento com os fornecedores é essencial na maioria dos setores. Então, como criar relações eficientes e desenvolver uma colaboração melhor com os fornecedores? Leia nossas principais dicas aqui.

PRODUTIVIDADE | 6 MINUTOS DE LEITURA
improving supplier relationships - Workplace from Meta
Tipos de relacionamentos com fornecedores

Tipos de relacionamentos com fornecedores

Quase todas as organizações têm fornecedores de uma forma ou de outra, sejam eles atacadistas, varejistas, distribuidores ou subcontratados.

Os relacionamentos com os fornecedores podem ser baseados em qualquer coisa, desde um único acordo a uma parceria estratégia de longo prazo em que o fornecedor é parte integral da forma como a empresa funciona. Embora seja importante criar bons relacionamentos com todos os fornecedores, nem todos os tipos de relacionamentos com fornecedores iguais. Além disso, nem todos precisam do mesmo grau de colaboração e cultivo.

Os tipos de relacionamentos com fornecedores incluem:

  • Plena independência

    Esses relacionamentos são baseados puramente em torno de transações. Os fornecedores com plena independência fornecem produtos ou serviços quando necessário com base no valor de mercado. O fornecedor e o comprador são completamente independentes e não têm nenhum relacionamento além do acordo firmado. O comprador pode ou não comprar mais do fornecedor.

  • Relacionamento contínuo

    Um relacionamento contínuo é um que o comprador tem um fornecedor preferencial. Esses fornecedores terão contratos de médio prazo e precisarão de mais atenção do que os fornecedores de plena independência.

  • Parceria

    Os compradores terão contratos de prazos mais longos com os fornecedores parceiros e precisarão criar relacionamentos mais fortes com eles.

  • Aliança estratégica

    Em uma aliança estratégica, o comprador e o fornecedor trabalham juntos para aproveitar os pontos positivos um do outro. Os parceiros em uma aliança estratégia podem colaborar no desenvolvimento de produtos e marketing, bem como em pesquisa e desenvolvimento. Esses relacionamentos são de vital importância e exigirão um grau elevado de colaboração.

  • No momento certo

    Esse tipo de relacionamento com o fornecedor é comum em manufaturas. Diferentemente do relacionamento de plena independência, ele requer que o fornecedor seja uma parte integral das operações da empresa, incluindo o desenvolvimento de produtos. Fornecedores no momento certo fornecem materiais alinhados ao processo de produção do comprador. Esse método garante que os compradores só comprem o que precisam e quando precisam e não fiquem com excesso de material.

  • Terceirização

    Muitas empresas terceirizam, seja usando freelancers, subcontratados da empresa ou internacionalização, que é terceirizar parte da empresa para uma empresa parceira internacional. Esses relacionamentos são importantes para as empresas. Por isso, é importante cultivá-los bem.

Por que é importante manter um bom relacionamento com os fornecedores?

Por que é importante manter um bom relacionamento com os fornecedores?

Relacionamentos fortes e colaborativos com fornecedores são vitais para a produtividade, o desempenho e os resultados. Uma pesquisa da McKinsey com grandes organizações de vários setores mostrou que empresas que colaboraram com fornecedores regularmente foram mais lucrativas e tiveram maior crescimento e menor custo operacional do que outras nos respectivos setores.

Por outro lado, um relacionamento ruim com os fornecedores pode levar ao aumento de custos, produtos e serviços de qualidade inferior e até mesmo danos à reputação.

Por isso, é fundamental criar e, acima de tudo, nutrir bem o relacionamento com os fornecedores. Afinal de contas, leva mais tempo, esforço e é mais caro encontrar um novo fornecedor do que ter um bom relacionamento com um existente.

Ter um bom relacionamento com fornecedores pode ajudar com:

Serviço

Um fornecedor feliz será mais propenso a se esforçar mais para fornecer à sua empresa os produtos e serviços de que ela precisa.

Eficiência

Quando compradores e fornecedores tiverem reservado um tempo para se entender, a comunicação entre as empresas será mais fácil e os processos serão mais simples, economizando tempo e recursos.

Economia de custos

Gerenciar o relacionamento com os fornecedores de maneira eficaz permitirá que você identifique e elimine custos desnecessários. Você também poderá negociar descontos ou taxas melhores com seus fornecedores.

Minimização de interrupções

As consequências da pandemia, o aumento dos custos, a guerra na Ucrânia e as condições climáticas extremas contribuíram para a interrupção das cadeias de abastecimento. Ter um bom relacionamento com os fornecedores ajudará você a identificar riscos antecipadamente e a tomar medidas para mitigá-los.

De acordo com a Plante Moran, que faz pesquisas com empresas do setor automotivo, os fabricantes com as melhores relações com fornecedores são capazes de otimizar seus cronogramas de produção para obter lucratividade durante interrupções na cadeia de abastecimento.

Melhorias completas

Quando fornecedores e compradores têm um bom relacionamento, eles podem compartilhar experiências e trocar ideias, melhorando o atendimento e fazendo com que a cadeia de abastecimento funcione com mais tranquilidade.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Dez dicas para gerenciar o relacionamento com os fornecedores

Dez dicas para gerenciar o relacionamento com os fornecedores

O gerenciamento bem-sucedido do relacionamento com fornecedores depende de uma combinação de boa comunicação, conscientização e confiança. Confira algumas dicas para melhorar seu relacionamento com seus fornecedores.

  1. Defina as regras básicas

    O contrato entre você e seu fornecedor forma a base do relacionamento. Por isso, é fundamental para a colaboração comercial que as informações sejam transparentes. Deixe claro o que você espera que o fornecedor entregue e quando e garanta que ele entenda e cumpra os termos.

  2. Defina KPIs

    Os fornecedores precisam entender o que você deseja alcançar desde o início. Estabeleça metas claras para seu fornecedor e mensure continuamente o respectivo desempenho em relação a elas. Compartilhe suas descobertas com seus fornecedores para que eles foquem áreas de melhoria.

  3. Comunique-se de maneira eficaz

    Ser capaz de conversar, planejar e compartilhar informações é essencial para um relacionamento bem-sucedido com os fornecedores. Ter as ferramentas certas permitirá que você se comunique com clareza e consistência com seus fornecedores.

  4. Dê feedback

    Informe aos fornecedores que eles estão fazendo um bom trabalho. E aborde os problemas imediatamente. Talvez você pense que as coisas estão começando a dar errado com seu fornecedor, mas reluta em dizer por medo de prejudicar o relacionamento. Isso é um erro. Resolver as dificuldades assim que elas surgem garante que ambas as partes possam eliminar os problemas pela raiz.

  5. Não atrase pagamento

    O fluxo de caixa e os atrasos nos pagamentos podem ser um grande problema para os fornecedores, especialmente para as pequenas empresas. De acordo com uma pesquisa da Federação de Pequenas Empresas do Reino Unido, 52% das pequenas empresas sofreram com atrasos nos pagamentos em 2022. Ser uma empresa que sempre paga em dia deixará você com uma boa reputação entre seus fornecedores, o que aumentará a probabilidade de que eles façam uma esforço extra, podendo até oferecer um desconto.

  6. Comporte-se de maneira justa

    Relacionamentos com fornecedores são uma via de mão dupla. Por isso, faça a sua parte. Compartilhe com os fornecedores as informações das quais eles precisam para trabalhar, cumpra sempre as condições de pagamento acordadas e crie expectativas razoáveis para eles.

  7. Não se concentre apenas nas transações

    Tratar seus fornecedores de longo data como parceiros e demonstrar apreço pelo bom desempenho ajudará a criar melhores comunicações e relacionamentos mais fortes.

  8. Entenda como seus fornecedores trabalham

    Reserve um tempo para conhecer a empresa dos seus fornecedores e como eles trabalham. Isso ajudará você a entender a perspectiva deles, bem como ajudará a desenvolver uma relação de confiança com eles e a dar um insight sobre os processos e recursos dos quais eles dispõem. Além disso, também ajudará você a entender suas diferenças e a lidar com elas para fazer o relacionamento funcionar.

  9. Tenha o software certo

    O software de gerenciamento de relacionamento com fornecedores pode ajudar a desenvolver sua estratégia de fornecedores e avaliar o desempenho deles. Ao mesmo tempo, ter as ferramentas de colaboração certas ajudará você a se comunicar de maneira simples e a compartilhar informações com seus fornecedores.

  10. Aproveite o trabalhar em parceria

    Ao se alinhar aos seus fornecedores e ver seu relacionamento como uma parceria de negócios, ambas as partes provavelmente alcançarão taxas de sucesso mais altas. Fortalecer o relacionamento significa maior produtividade e capacidade de inovação. Assim, todos os envolvidos ganham.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Você também pode se interessar por:

Você também pode se interessar por:

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Produtividade | 11 minutos de leitura

O que é a produtividade e por que ela é importante?

A produtividade era um assunto em destaque mesmo antes dos lockdowns globais. Agora, ela é uma parte fundamental dos negócios. Descubra o que entendemos por produtividade, como a mensuramos e como aumentá-la após a pandemia.

Produtividade | 11 minutos de leitura

Técnicas de gerenciamento de tempo

À medida que a maneira e o local onde trabalhamos continuam mudando, é essencial ajudar trabalhadores remotos e da linha de frente a se manterem engajados e produtivos. Estas técnicas de gerenciamento de tempo podem ajudar.

Produtividade | 7 minutos de leitura

Como aumentar a produtividade pessoal

O que é produtividade pessoal e como aumentá-la? Siga estas etapas simples para atingir os seus objetivos de produtividade.