Doze benefícios do uso de aplicativo de mensagens nos negócios

As mensagens instantâneas são um recurso cada vez mais importante para a comunicação corporativa. Mas como elas podem ajudar a sua organização? Vamos analisar essas questões.

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 3 MINUTOS DE LEITURA
instant messaging for business - Workplace from Meta
O que são os aplicativos de mensagens instantâneas para empresas?

O que são os aplicativos de mensagens instantâneas para empresas?

De acordo com um estudo recente, cerca de 43% dos funcionários já estão usando algum aplicativo de mensagens instantâneas no trabalho. Em uma era de COVID-19, as mensagens instantâneas se tornaram essenciais para muitas empresas, pois permitem que os funcionários se comuniquem sem deixar suas mesas. Elas permitem que os usuários “conversem” tanto sobre o trabalho quanto informalmente, o que ajuda na colaboração e na produtividade.

Agora que abordamos essa perspectiva, vejamos os benefícios adicionais. Veja abaixo os doze principais benefícios do uso das mensagens instantâneas para empresas:

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

eficiência

1. Eficiência

Uma das maiores vantagens do uso das mensagens instantâneas para empresas é exatamente essa característica: ser algo instantâneo. Com os bate-papos ao vivo para empresas, você pode ir direto ao ponto. Não há necessidade de conversas formais por telefone ou email.

Isso torna as mensagens instantâneas perfeitas para projetos ágeis nos quais você precisa se comunicar rapidamente e tomar decisões na hora. Transferir informações com rapidez significa que as pessoas podem agir imediatamente. E isso aumenta instantaneamente a produtividade e a eficiência.

Obtenção de mais insights

2. Obtenção de mais insights

Você pode ter acesso a mais informações sem precisar copiar muitas pessoas em emails ou participar de reuniões presenciais. Em vez disso, as pessoas podem conversar usando ferramentas como o Workplace, que permite o bate-papo ao vivo para empresas, assim como respostas instantâneas que geram mais criatividade e ajudam a aprimorar as ideias.

Feedback instantâneo

3. Feedback instantâneo

De acordo com uma pesquisa da Futurestep, a geração Y precisa de mais feedback no trabalho do que as outras gerações. As mensagens instantâneas facilitam isso. Você pode reagir instantaneamente ao trabalho e dar aprovação com uma simples curtida. Você também pode responder perguntas rápidas, enviar mensagens instantâneas para clientes e dar suporte sempre que necessário.

Facilidade de uso

4. Facilidade de uso

Seja no Facebook, no WhatsApp ou apenas nas mensagens de texto no celular, a maioria das pessoas está familiarizada com algum tipo de aplicativo de mensagens em suas vidas pessoais. A familiaridade com uma interface de sistema de mensagens instantâneas significa que as pessoas se sentirão confiantes em usá-la imediatamente, sem precisar aprender algo novo para se comunicar com eficácia. Isso pode reduzir drasticamente os custos de implementação de soluções completas para toda a empresa.

Segurança dos dados

5. Segurança dos dados

Uma questão que as organizações geralmente ignoram é a segurança. As empresas que não fornecem as ferramentas de trabalho de que os funcionários precisam podem ter que lidar com funcionários usando ferramentas pessoais para resolver problemas de trabalho. Esse "lapso da TI" pode deixar as empresas com menos controle sobre a segurança de seus dados, IP ou quem os acessa.

Democratização

6. Democratização

Em um grupo de troca de mensagens instantâneas, todos estão no mesmo nível. As pessoas podem ter o mesmo acesso às informações que o restante do grupo e o mesmo direito de contribuir. Isso significa que as organizações podem se beneficiar de ideias de pessoas que, de outra forma, não se sentiriam à vontade para participar da conversa. Com um aplicativo de mensagens, ninguém fica de fora.

Incentivo à criatividade

7. Incentivo à criatividade

As mensagens instantâneas para empresas são ótimas para estimular o fluxo rápido de ideias. A capacidade de lançar ideias para um grupo de mensagens instantâneas durante um brainstorm pode inspirar as pessoas a contribuir.

Trabalho remoto

8. Trabalho remoto

Com as forças de trabalho espalhadas por diferentes regiões geográficas e fusos horários, muitas organizações estão lidando com a questão de como entrar em contato e reunir todos os seus funcionários. As mensagens instantâneas para empresas podem trazer a solução quando as pessoas estiverem trabalhando remotamente.

Solução móvel

9. Solução móvel

Essa solução é acessível de qualquer lugar e as plataformas otimizadas para dispositivos móveis ajudam as pessoas a usá-la onde estiverem. Os bate-papos de vídeo fornecem o contato cara a cara que, de outra forma, seria impossível conseguir.

E não precisa ser uma ferramenta somente interna. Usando o Workplace, você também pode se conectar de maneira segura com fornecedores, clientes e parceiros externos, usando bate-papos com mensagens instantâneas para clientes em grupos multiempresariais.

Velocidade

10. Velocidade

Precisa entrar em contato com toda a sua organização rapidamente? As mensagens instantâneas são a solução. Em vez de depender de que as pessoas consultem a intranet da empresa ou seus emails, você pode levar informações para todos os funcionários com a rapidez necessária.

Saber quem está disponível

11. Saber quem está disponível

Não perca mais tempo escrevendo emails apenas para receber uma mensagem de ausência temporária. Enviando mensagens instantâneas para clientes, por exemplo, você sabe quem está online e pode programar as comunicações, tendo certeza de que alguém as receberá.

Foco no que é importante

12. Foco no que é importante

Com cerca de 269 bilhões de emails enviados todos os dias, não surpreende que os funcionários se queixem de sobrecarga de emails. Embora sempre haja um lugar para a troca de emails, as mensagens instantâneas podem reduzir pelo menos um pouco a enorme pressão causada pela Caixa de Entrada.

E isso pode ser motivo suficiente para implantar um aplicativo de mensagens instantâneas pronto para uso empresarial em sua organização…

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar remotamente: benefícios e desafios

Cada vez mais pessoas estão trabalhando de maneira remota. Muitas outras também trabalharão no futuro. Descubra os prós e os contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.

Comunicação corporativa | 9 minutos de leitura

Comunicação corporativa explicada.

Assim como os seus funcionários, a sua empresa depende do compartilhamento bem-sucedido de informações. Ainda assim, 66% das empresas não têm um plano de comunicação corporativa a longo prazo. Por que esse é um erro tão grave? Quais são os desafios mais comuns de comunicação? E como você pode evitá-los?

CASO DE SUCESSO | Leitura de 4 minutos

Guia de trabalho remoto para gestores

Se estiver gerenciando equipes remotas pela primeira vez, siga estas dez dicas para acertar nos conceitos básicos.