Como serão os empregos no futuro?

Os tipos de emprego conhecidos estão desaparecendo do mercado de trabalho e novos estão surgindo no lugar. Analisamos quais cargos estarão em demanda no futuro do trabalho.

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA
jobs workplace future - Workplace from Meta

Os desenvolvimentos em tecnologia, comunicações e métodos de trabalho significam que muitos empregos antes conhecidos desapareceram ou evoluíram e se tornaram irreconhecíveis. Por exemplo, o trabalho dos secretários evoluiu para a função multifacetada dos assistentes pessoais.

Um quinto das pessoas trabalha em cargos que provavelmente terão menor demanda até 2030.

Além disso, novos empregos surgiram. Há 25 anos, não existiam profissionais de marketing digital ou gerentes de redes sociais. O mesmo se aplica aos ambientes de produção. Em fábricas modernas, por exemplo, é provável ver mais funcionários controlando robôs e processos do que trabalhando em linhas de montagem.

Mas nada é imutável. De acordo com a instituição beneficente britânica de inovação Nesta, cerca de um quinto de nós trabalha em ocupações cuja demanda provavelmente diminuirá até 2030. O interessante é que novos empregos podem estar surgindo à medida que o mundo do trabalho evolui. Confira algumas das funções que podem definir o futuro do trabalho…

Designer de experiência imersiva

Designer de experiência imersiva

A Nesta especula que, à medida que a realidade virtual, aumentada e mista avança e se torna mais popular, precisaremos de novas habilidades para desenvolver essas experiências digitais. Pessoas inteligentes começarão a procurar maneiras de serem pioneiros nesse espaço empolgante e em expansão.

Consultor de energia alternativa

Consultor de energia alternativa

As questões ambientais que envolvem o uso de combustíveis fósseis estão se tornando cada vez mais urgentes. É provável que tenhamos que nos tornar muito mais imaginativos sobre como fornecer energia para as casas e locais de trabalho do futuro. Aspirantes a consultores de energia alternativa estão bem posicionados para serem bem pagos por suas ideias.

Especialista em saúde pessoal

Especialista em saúde pessoal

Os cargos do setor de saúde não são novos. Contudo, à medida que vivemos mais, eles provavelmente se tornarão ainda mais importantes no futuro do trabalho. A Nesta destaca a saúde como um setor que tende a crescer. Portanto, atente-se para uma nova geração de terapeutas ocupacionais, personal trainers, conselheiros e cuidadores treinados que podem se encontrar em alta demanda.

Nutricionista de novos alimentos

Nutricionista de novos alimentos

As dietas estão mudando conforme cresce a conscientização sobre os impactos ambientais da produção de alimentos. Dietas veganas estão se popularizando. Alimentos geneticamente modificados, e suas possíveis implicações, estão se tornando mais comuns. As organizações continuam experimentando a adição de proteínas artificiais ou à base de insetos aos nossos cardápios. Cientistas na vanguarda da nutrição podem se beneficiar.

Consultor de imagem em redes sociais

Consultor de imagem em redes sociais

A forma como as pessoas se representam nas redes sociais está se tornando cada vez mais importante. Principalmente para as gerações Y e Z. Especialistas que ajudam as pessoas a criar perfis autênticos que as ajudarão a alcançar objetivos pessoais e profissionais podem ser capazes de traçar boas carreiras para si.

Especialista em colaboração no trabalho

Especialista em colaboração no trabalho

Não é uma nova função, mas é uma que está sempre evoluindo. O trabalho do futuro pode ser ainda mais geograficamente diverso do que hoje. As organizações também devem tomar grandes decisões ao comprar ferramentas de negócios e sistemas de TI. É importante que elas acertem nessa escolha. Esses especialistas dedicados se especializarão em colaboração e ajudarão a garantir que as empresas selecionem e implementem as ferramentas certas. Plataformas como o Workplace desempenharão um papel cada vez maior em conectar organizações inteiras e facilitar o fluxo de comunicação e ideias.

Técnico da internet das coisas

Técnico da internet das coisas

Adoramos nossa tecnologia de casa inteligente e provavelmente a usaremos ainda mais no futuro. Portanto, se um de nossos gadgets com acesso à internet apresentar uma falha, ou pior ainda, se for invadido, precisaremos de alguém para resolver o problema rapidamente.

É aí que entram os técnicos da internet das coisas. De forma semelhante aos encanadores e eletricistas de hoje, eles serão as pessoas de referência no futuro.

Veja como usar o Workplace conecta organizações para que as pessoas alcancem mais juntas. Experimente o Workplace Premium gratuitamente por 90 dias.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

As ferramentas de colaboração estão inspirando uma nova era de trabalho ágil?

Na primeira parte desta publicação, analisamos alguns dos desafios enfrentados pelos métodos ágeis no ambiente de trabalho moderno.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Não entendeu o significado? Saiba como as ferramentas de colaboração estão aproximando equipes globais

Quando sua equipe se estende por todo o mundo, o uso estratégico de ferramentas de colaboração e comunicação pode superar diferentes fusos horários, culturas e barreiras linguísticas.