Sete motivos para qualificar os funcionários da geração Y

Os funcionários mais jovens querem causar impacto no local de trabalho. Contudo, muitas vezes não têm experiência prática. Veja como ajudar a acelerar o aprendizado e a motivação.

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA
facebook upskill - Workplace from Meta

A geração Y, ou Millennials, como também são conhecidos, nasceu entre o início dos anos 1980 e a virada do milênio, abrangendo aproximadamente qualquer pessoa entre 18 e 36 anos.

Quem é da geração Y?

Quem é da geração Y?

Eles são filhos dos baby boomers. Eles atingiram a maioridade durante a crise financeira global, no início da revolução digital. E cresceram com a internet, celulares e conhecendo as redes sociais.

Os funcionários da geração Y são confiantes, querem demonstrar o próprio valor e ter sucesso no local de trabalho

Eles sabem usar a tecnologia e estão por dentro das últimas tendências digitais. Costumam ser pessoas voltadas para a família, muitas vezes motivadas pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional e relacionamentos no local de trabalho.

Mas isso não quer dizer que não se motivam por conquistas. Os funcionários da geração Y costumam ser confiantes, querem demonstrar o próprio valor e ter sucesso no local de trabalho.

Obstáculos à retenção

Uma pesquisa recente de Robert Walters sugere que nove em cada 10 britânicos da geração Y consideram o progresso rápido na carreira uma prioridade máxima [1]

Outra pesquisa da London Business School descobriu que 90% das pessoas da geração Y planejava sair da organização atual dentro de cinco anos. Com mais de 30% indicando apenas 24 meses [2]

Por que investir em qualificação?

Por que investir em qualificação?

É um risco que qualquer organização corre. Investir energia e recursos em um funcionário que pode simplesmente sair. Mas sem a qualificação, a sua força-tarefa ficará rapidamente estagnada.

Cerca de 90% das pessoas da geração Y planejava deixar a organização atual dentro de cinco anos

Se você não fornecer treinamento, é quase certo que os funcionários sairão da empresa. E você precisará preparar novos funcionários para a função. Você também arcará com os custos de contratação.

Além disso, a geração Y é ávida por treinamento e desenvolvimento. Se você oferecer a oportunidade de crescer e se desenvolver na empresa, é menos provável que eles saiam tão rapidamente.

Diferencial da geração X

Diferencial da geração X

Embora as pessoas da geração Y saiam da empresa se não receberem investimento, elas têm a mesma probabilidade de mudar de emprego do que a geração X.

Na verdade, se os valores da empresa corresponderem aos seus, ou seja, ética e orientação, progressão clara, flexibilidade e feedback, eles demonstram níveis ainda mais altos de fidelidade.

Aprendendo com a geração Y

Aprendendo com a geração Y

Essa geração não precisa estar em sala de aula ou participar de uma sessão estruturada de treinamento em grupo. Eles ficam satisfeitos em aprender usando o computador ou com a ajuda de mentores e treinadores no trabalho. Mas as organizações precisam motivá-los para isso.

Uma abordagem diferente

Uma abordagem diferente

O treinamento não deve ser apenas específico para o trabalho. É importante apresentar diferentes projetos aos funcionários e treiná-los em diferentes departamentos. Compreender como a empresa funciona de forma holística pode trazer benefícios indiretos poderosos.

Metas claras e progresso alcançável

Metas claras e progresso alcançável

A geração Y precisa enxergar uma carreira clara com metas alcançáveis definidas. Eles querem ter controle sobre a carreiras e ver progresso logo.

Investir na qualificação da geração Y tem tudo a ver com incentivar o trabalho árduo por meio de recompensas e reconhecimento

Desde o momento da contratação, eles querem saber exatamente o que se espera deles e o que receberão em troca.

Também precisam de uma gerência que os lembre da trajetória e do progresso ao longo dele.

Concessões e compromissos

Concessões e compromissos

Investir na qualificação da geração Y tem tudo a ver com incentivar o trabalho árduo por meio de recompensas e reconhecimento. Não faz sentido esperar que seus funcionários da geração Y trabalhem duro para desenvolver novas habilidades se não sentirem que se beneficiarão com elas.

E que haverá oportunidades de trabalhar com um mentor ou treinador nessa trajetória

A geração Y é questionadora. Eles querem saber o existe para eles.

Comunicação é fundamental

Comunicação é fundamental

Esclareça a esses funcionários que talvez seja necessário esperar dois anos para uma promoção. E que haverá oportunidades de trabalhar com um mentor ou treinador nessa trajetória. [3]

Se eles souberem que alcançar determinados objetivos ou competências baseadas em habilidades os ajudará a alcançar suas ambições mais abrangentes, eles ficarão muito mais motivados não só para permanecer na organização, mas também para ter sucesso dentro dela.

[1] How often should you provide feedback to Millennial staff? Adam Kingl, Forbes (2014)
[2] Generation Y: Loyalty And Leadership, Robert Walters (2017)
[3] ’Millennial survey: winning over the next generation of leaders’, Deloitte (2016)

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 3 minutos de leitura

Como estilos de comunicação podem influenciar a cultura no local de trabalho

A comunicação vai além das palavras. Identificar diferentes estilos de comunicação pode contribuir para a colaboração e melhorar a cultura da empresa. Veja como.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Transforme empresas em comunidades com os perfis do Workplace

Os novos perfis do Workplace são ideais para se conectar com colegas e saber mais sobre sua equipe. Veja como nossas novas atualizações ajudarão as pessoas a se conectar e realizar mais trabalhos.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

O que é necessário para a colaboração empresarial

Trabalhar com outras empresas está mais fácil do que nunca com melhores ferramentas de colaboração e conectividade.