Cinco soluções para gerenciar trabalhadores remotos

Ajudar os funcionários em regime de trabalho remoto e híbrido a se manterem colaborativos e conectados pode ser um desafio. Veja como fazer isso funcionar.

TRABALHO REMOTO | 3 MINUTOS DE LEITURA
5hacks - Workplace from Meta

Mesmo antes da pandemia, com a globalização e a tecnologia, os funcionários não precisavam mais estar no mesmo lugar para trabalhar juntos. O grande número de pessoas forçadas a trabalhar de forma remota com sucesso durante os lockdowns globais reforçou a noção de que o trabalho remoto e híbrido poderia funcionar em grande escala.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

O aumento do trabalho flexível já está proporcionando a muitas pessoas um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, já que elas podem escolher onde e quando trabalhar. Uma pesquisa da Powwownow mostra que 75% dos trabalhadores dariam preferência a um emprego que oferecesse opções flexíveis.

Esse número é ainda maior para as mulheres: 81%. Para muitas, é uma forma de equilibrar carreira e família sem se sentir deixada de lado.

Então, como é possível maximizar a produtividade ao gerenciar uma crescente força de trabalho remota?

Faça reuniões frequentes de acompanhamento

Faça reuniões frequentes de acompanhamento

Um dos maiores desafios do gerenciamento de funcionários remotos é a comunicação. Quando você tem muitas reuniões e preocupações com os resultados, é fácil esquecer dos funcionários remotos, principalmente se concluem todas as tarefas deles no prazo.

A tecnologia pode ajudar você a entrar em contato com sua equipe. As equipes usam ferramentas como as ligações de vídeo HD no Workplace Chat para conversar com funcionários remotos. É fácil converter seu bate-papo de mensagem instantânea em uma ligação de vídeo com apenas um clique. Assim, você pode acompanhar o andamento de tudo e manter as pessoas atualizadas.

Muitas vezes, os trabalhadores remotos podem se sentir isolados. Por isso, é importante mantê-los informados. Cerca de 64% dos trabalhadores do mundo inteiro dizem que a tecnologia de videoconferência facilita a criação de relacionamentos, inclusive com os gerentes.

Fuja da vontade de microgerenciar

Fuja da vontade de microgerenciar

Embora a comunicação frequente seja algo bom, em excesso ela pode causar estresse desnecessário. Com os trabalhadores remotos, não é possível manter o mesmo controle que você teria em um local de trabalho físico, onde pode supervisionar turnos, horários de reuniões e até mesmo as pausas.

Ao permitir o trabalho remoto, você demonstra que confia nos seus funcionários. Pare de controlar horários e concentre-se nos resultados. Se as pessoas concluem as tarefas no prazo e com um nível alto de qualidade, não deveria ser um problema deixar os funcionários trabalharem quando e onde quiserem.

Adote a tecnologia colaborativa

Adote a tecnologia colaborativa

A força de trabalho de hoje tem muito mais conhecimento sobre tecnologia do que as de gerações anteriores. E ferramentas familiares, como o Workplace, que permitem a colaboração em grupo online podem fazer uma diferença real nos níveis de engajamento.

Os grupos de projetos no Workplace permitem que os membros da equipe colaborem em qualquer lugar. As pessoas podem trocar arquivos e trabalhar em documentos compartilhados. Os gerentes podem atribuir tarefas, marcar colegas e fornecer feedback. O trabalho continua a fluir para todos, mesmo que estejam trabalhando remotamente.

Os melhores aplicativos para celular podem aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar o relacionamento entre as equipes, onde quer que estejam no mundo.

Leve a segurança a sério

Leve a segurança a sério

Como um número crescente de pessoas trabalha fora do escritório, isso significa que dados mais confidenciais da empresa estão sendo carregados em notebooks, smartphones e pendrives. Naturalmente, essa é uma grande preocupação para os empregadores.

Outra preocupação é a ascensão da TI invisível, em que os funcionários usam ferramentas para consumidor com pouco ou nenhum controle.

Estabeleça padrões de segurança para os trabalhadores remotos aderirem e, assim, manter os equipamentos e as informações da empresa protegidos.

Além disso, gerencie o risco fornecendo aos funcionários remotos acesso a materiais por meio de plataformas seguras e prontas para a empresa, como o Workplace. Dessa forma, eles não precisarão manter informações confidenciais nas unidades locais.

Valorize seus funcionários remotos

Valorize seus funcionários remotos

Notou que um dos seus representantes de vendas remoto está superando as metas? Ou um cliente fez uma avaliação incrível? Ou um funcionário remoto está produzindo mais e melhor do que qualquer outro?

Sempre reconheça e recompense os funcionários remotos. Se acharem que o bom trabalho deles passou despercebido, talvez eles se sintam desvalorizados.

Reconhecer os esforços deles com vales-presente, vouchers de restaurante ou até mesmo um simples agradecimento criará uma força de trabalho remota mais feliz e motivada.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar remotamente: benefícios e desafios

Mais e mais de nós estão e estarão trabalhando remotamente. Descubra os prós e os contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como apoiar funcionários no mundo do trabalho remoto. Workplace from Meta.

Como o Workplace está permitindo a comunicação com alta fidelidade e apoiando os funcionários no mundo do trabalho remoto.

Gerentes de pessoas | 4 minutos de leitura

Guia online que explora o trabalho remoto para gerentes

Um guia online sobre a Central de trabalho à distância do Workplace que explora o trabalho remoto para gerentes