A ascensão do trabalho híbrido

A ascensão do trabalho híbrido

Quando o mundo entrou em confinamento, empresas de quase todos os setores industriais foram forçadas a transferir suas operações para fora do escritório. No Reino Unido, por exemplo, 46,6% dos empregados estavam fazendo pelo menos parte do trabalho em casa em abril de 2020. Para a maioria das organizações, essa transição rápida não foi isenta de desafios. Então, porque as coisas não voltaram ao normal após o fim do confinamento?

De acordo com uma pesquisa da Travel Perk, 76% das empresas assumiram um compromisso permanente com o trabalho híbrido, permitindo que os funcionários dividam o horário de trabalho entre a residência e o escritório.1

Então, o que está realmente por trás dessa mudança cultural? Será que o trabalho híbrido veio para ficar?

Uma jornada ao escritório infinito

Descubra como e por que o nosso melhor trabalho acontecerá dentro do metaverso.

O que causou a mudança do trabalho no escritório para o híbrido?

O que causou a mudança do trabalho no escritório para o híbrido?

Ao longo da pandemia, a mudança para o trabalho remoto fez com que as empresas enfrentassem desafios urgentes e imediatos.

Com reuniões presenciais fora da mesa de trabalho, a tecnologia de videoconferência passou de opcional a essencial do dia para a noite. Já a colaboração online e os softwares de comunicação foram fundamentais para apoiar os funcionários que trabalhavam em projetos em grupo.

O investimento em tecnologia, conectividade e ferramentas de colaboração permitiu às empresas deslocar suas operações do escritório para um espaço virtual com o mínimo de interrupções. De fato, a mudança foi tão perfeita que muitas empresas relataram níveis de produtividade semelhantes ou maiores enquanto seus funcionários trabalhavam em casa.

Um conhecido estudo feito antes da pandemia pela Stanford, que entrevistou 16 mil trabalhadores durante nove meses, descobriu que o trabalho em casa aumentou a produtividade em 13%.2 Além disso, 70% dos funcionários disseram ter achado as reuniões virtuais menos estressantes e 64% preferiram as reuniões híbridas, de acordo com um relatório da Owl Labs.3

Mas o que tudo isso significa no futuro do trabalho? Com o trabalho híbrido tendo tanto sucesso e muitas empresas reavaliando o papel do escritório, qual será o equilíbrio perfeito entre o trabalho remoto e no escritório?

O escritório ainda é relevante?

O escritório ainda é relevante?

Por um lado, as organizações poderiam ter tido a tentação de se perguntar se precisavam mesmo do escritório. O trabalho em casa certamente se mostrou viável em termos de produtividade durante a pandemia. Mas também ficou claro que o escritório ainda tem um papel importante quando se trata de criar uma cultura positiva no local de trabalho e apoiar o bem-estar dos funcionários. Estar no local de trabalho, pelo menos em parte do tempo, pode ter um valor inestimável para:

  • Criar conexões

    As ferramentas de colaboração reúnem as pessoas, independentemente de onde estão. Essas conexões podem ser reforçadas ainda mais com interações informais, que acontecem quando as pessoas estão juntas nos mesmos locais físicos.

  • Colaborar presencialmente

    A mudança para o trabalho remoto fez as pessoas pensarem em quais tarefas são mais bem realizadas de forma independente e quais são mais bem realizadas de forma colaborativa. Essa consciência está ajudando as pessoas a fazer melhor uso do tempo, reservando os dias "remotos" para trabalhos que necessitam de intensa concentração individual e os dias no escritório para tarefas mais colaborativas.

  • Manter um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional

    Quando sua casa também é seu escritório e você pode ser contatado o tempo todo, pode ser difícil se desligar. Ir para um local de trabalho dedicado, pelo menos parte do tempo, ajuda a restabelecer essa importante fronteira entre o trabalho e o restante da vida.

  • Promover o treinamento e o desenvolvimento

    Estar no mesmo espaço físico que os colegas mais experientes durante pelo menos parte da semana pode facilitar o aprendizado no trabalho.

Embora seja provável que os escritórios continuem existindo durante algum tempo, eles serão muito diferentes no futuro.

Por que o trabalho híbrido é tão atrativo?

Por que o trabalho híbrido é tão atrativo?

O trabalho híbrido oferece aos funcionários todas as vantagens do trabalho em casa, sem perder os benefícios da comunidade e da cultura do local de trabalho.

Mas os benefícios não são apenas para o funcionário: um relatório recente da Accenture descobriu que 63% das empresas com grande aumento na receita usam modelos híbridos de "produtividade em qualquer lugar".

Vamos analisar melhor alguns dos principais benefícios que o trabalho híbrido pode trazer.

Benefícios do trabalho híbrido para os funcionários:

  • Melhoria no equilíbrio entre vida profissional e pessoal: as empresas híbridas permitem aos funcionários se adaptarem ao trabalho em torno dos compromissos familiares e pessoais

  • Custo de vida mais baixo: os funcionários podem viver de forma mais econômica com a redução nas despesas de transporte e refeições fora de casa

  • Menos deslocamentos: menos viagens de e para o escritório deixa mais tempo para a família, exercícios e atividades pessoais

  • Maior produtividade: as pessoas que trabalham de forma remota pelo menos uma vez por mês têm 24% mais probabilidade de serem felizes e produtivas4

Benefícios do trabalho híbrido para as empresas:

  • Despesas gerais mais baixas: com menos trabalhadores indo ao escritório, a necessidade de grandes espaços de escritório é reduzida significativamente, resultando em custos de aluguel menores para as empresas, bem como em menos dinheiro gasto com energia elétrica

  • Menor rotatividade de pessoal: em média, as empresas que permitem pelo menos algum trabalho remoto têm uma rotatividade de pessoal 25 vezes menor do que as que não o fazem5

  • Atrair talentos melhores: o trabalho híbrido permite que as empresas explorem um pool de contratações mais diversificadas, que não é limitado pela localização

As empresas continuarão híbridas?

As empresas continuarão híbridas?

O trabalho híbrido pode ser muito popular agora, mas será que as pessoas vão gradualmente deixar de trabalhar de segunda a sexta-feira no escritório? As empresas não acham isso. De acordo com uma enquete da Willis Towers Watson, a maioria dos funcionários não prevê um retorno à prática de trabalho de antes da pandemia, acreditando que quase metade dos funcionários adotarão o trabalho híbrido.6 E uma pesquisa da McKinsey com 100 executivos da Ásia, Europa, América Latina e EUA descobriu que nove em cada dez organizações combinarão o trabalho remoto com o híbrido.

Uma das razões pelas quais é provável que o trabalho híbrido continue é a demanda dos funcionários: 88% dos trabalhadores gostariam de trabalhar remotamente pelo menos parte do tempo. 7 As empresas que não oferecem essa opção podem perder funcionários e ter dificuldades no recrutamento, à medida que os candidatos procuram organizações mais flexíveis. As organizações que adotaram o trabalho híbrido também têm tido ganhos de produtividade, engajamento dos funcionários e ganhos de satisfação dos clientes. Ninguém está com pressa para desistir dessas coisas.

Como será o futuro do trabalho híbrido?

Como será o futuro do trabalho híbrido?

De acordo com a pesquisa da McKinsey, embora possam ter visões de alto nível, muitas empresas ainda não decidiram como implementar o trabalho híbrido no futuro. É provável que, em um futuro próximo, as organizações procurem preencher essas lacunas, criando políticas que definam exatamente como o trabalho híbrido será realizado nos seus negócios.

Entre os aspectos que devem ser considerados estão qual modelo hibrido adotar. O trabalho remoto ou presencial dominará? Os funcionários poderão escolher quando vão ao local de trabalho ou os gerentes serão responsáveis por programar um número mínimo de dias de trabalho presencial? Para que o trabalho híbrido funcione, as empresas precisam aprender com o que deu certo ou não para elas. A McKinsey fala sobre a importância de experimentar e iterar. Claro, é essencial que planos e visões sejam informados com clareza a todos os níveis da organização.

Também é importante olhar para o futuro do trabalho híbrido no longo prazo, uma vez que as organizações constroem a base tecnológica para novos saltos futuros, por exemplo, para o metaverso. Nos próximos anos, a internet em que é possível entrar transformará o trabalho híbrido, permitindo que as pessoas criem espaços compartilhados com os colegas, onde quer que estejam.

Como as empresas podem aprimorar as práticas de trabalho híbrido?

Como as empresas podem aprimorar as práticas de trabalho híbrido?

O modelo de trabalho híbrido, em geral, demonstrou ser produtivo e envolvente, mas também apresenta desafios. Entre eles estão o isolamento social, a falta de comunicação entre os trabalhadores, a falta de oportunidades de desenvolvimento e o risco de esgotamento dos funcionários devido ao excesso de trabalho.

Veja aqui algumas dicas que ajudarão você a gerenciar um modelo de trabalho híbrido que mantenha a produtividade e, ao mesmo tempo, promova uma cultura de trabalho apoiadora e inspiradora.

  • Incentive a comunicação aberta: a pandemia abriu os olhos dos gerentes para a importância de contatos regulares e conversas sinceras sobre o modo como as pessoas estão vivenciando o trabalho. É importante manter essas oportunidades de contatos no mundo híbrido.

  • Seja flexível: a adoção de flexibilidade no horário de trabalho, bem como em onde ele é realizado, pode tornar sua organização mais atraente para os melhores talentos.

  • Estabeleça limites: proteger sua empresa do esgotamento dos funcionários é fundamental. O Chartered Management Institute (CMI) sugere que as organizações considerem medidas como políticas de "direito de desconectar" para proteger o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos funcionários.

  • Encontre tempo para conexão: de acordo com a McKinsey, as empresas que apoiaram pequenas interações entre colegas para o compartilhamento de ideias ou networking, por exemplo, tiveram uma produtividade maior durante a pandemia. Manter essa situação daqui para frente ajudará as organizações a prosperar.

  • Seja inclusivo: o trabalho híbrido abre novas oportunidades, mas há também um risco real de exacerbar as desigualdades e até mesmo gerar novas desigualdades, adverte o CMI. Líderes e gerentes precisam estar muito conscientes da necessidade de promover ambientes inclusivos, onde quer que as pessoas estejam trabalhando.

Faça parte do futuro do trabalho

Cadastre-se para receber os nossos insights mais recentes sobre o futuro do trabalho e do metaverso.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas da Meta relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito

1 "Top hybrid work trend stats from global companies for 2022". Travel Perks, 2022
2 "Does Working from Home Work? Evidence from a Chinese Experiment". Stanford, 2013
3, 4 "State of Remote Work 2021". Owl Labs, 2021
5 "Top hybrid work trend stats from global companies for 2022". Travel Perks, 2022
6 "The future is hybrid as employers plan for post-pandemic working patterns". Willis Towers Watson, 2021
7 "Making Hybrid Inclusive – Key Priorities for Policymakers". Work Foundation / CMI, 2021 Willis Towers Watson, 2021
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito


Publicações recentes

O futuro do trabalho | 11 minutos de leitura

O futuro do trabalho

Como é o trabalho no metaverso? O modelo híbrido veio para ficar? Embora não seja possível saber ao certo o que o amanhã reserva, você pode preparar a sua organização para o futuro.

O futuro do trabalho | 12 minutos de leitura

Trabalho híbrido: a nova forma de trabalhar

Quer que os seus funcionários retornem ao escritório ou eles podem continuar trabalhando em casa? Que tal um pouco de cada? O trabalho híbrido pode ser o caminho certo para a sua organização.

O futuro do trabalho | 6 minutos de leitura

Como trabalharemos no metaverso?

Da colaboração em equipe à cultura da empresa, confira cinco maneiras como o metaverso e a realidade virtual transformarão o futuro do trabalho e dos negócios.