Como a mentoria no trabalho pode ajudar a engajar funcionários

Mais de dois terços dos americanos da geração Y aceitariam uma redução de salário para trabalhar em uma empresa que oferecesse boas oportunidades de mentoria. Veja o que considerar ao configurar um programa de mentoria no local de trabalho.

ENGAJAMENTO DO FUNCIONáRIO | 3 MINUTOS DE LEITURA
lack of mentorship in the workplace - Workplace from Meta

Os jovens funcionários querem evoluir rápido. Para 91% dos funcionários da geração Y, o rápido progresso na carreira é uma prioridade. Mas, muitas vezes, eles não têm a experiência necessária para progredir na carreira.

Ter um esquema de mentoria no local de trabalho pode incentivar as pessoas de toda a organização, além de aumentar o engajamento dos funcionários e a satisfação. É algo que pode impulsionar bastante a cultura do local de trabalho e aprimorar as habilidades dos seus funcionários da geração Y. E há benefícios mensuráveis para quem está fazendo a mentoria também.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Por que ser mentor no local de trabalho?

Por que ser mentor no local de trabalho?

A mentoria pode, sem dúvida, aumentar a retenção de funcionários e estimular a progressão na carreira. Pesquisas mostram que os trabalhadores da geração Y que planejam permanecer em uma organização por mais de cinco anos têm duas vezes mais probabilidade de ter um mentor (68%) do que não ter (32%).

Um estudo da empresa americana Robert Half mostra que 86% dos executivos acreditam que ter um mentor é importante para o desenvolvimento da carreira.

A mentoria no local de trabalho também pode facilitar o compartilhamento eficaz de conhecimento. E usar a mentoria para desenvolver novos líderes preparará sua organização para o futuro e ajudará no planejamento da sucessão.

Mentoria formal ou informal no local de trabalho?

Mentoria formal ou informal no local de trabalho?

Há diferentes maneiras de oferecer mentoria no local de trabalho. Em alguns casos, a mentoria é informal: ela se desenvolve organicamente à medida que um funcionário busca conselho e ajuda, talvez de um colega mais sênior. Em outros, você pode indicar supervisores especializados.

As empresas também adotam "sistemas de mentoria", em que um colega de trabalho mais experiente é o mentor do novato.

Outra opção é a mentoria em grupo, em que um mentor supervisionará várias pessoas. A tecnologia certa pode ajudar a facilitar esse tipo de abordagem.

Os grupos de projetos no Workplace, por exemplo, fornecem um espaço seguro para um mentor criar e desenvolver relacionamentos com várias partes interessadas.

Um grupo pode ser de duas ou mais pessoas. Ele é um registro acessível e pesquisável de conversas e marcos, bem como um repositório de documentos, como KPIs ou planos pessoais.

Se formalizar seu programa de mentoria, você terá a vantagem de poder definir metas claras e estabelecer resultados mensuráveis. Mas um programa formal não impede o desenvolvimento de sistemas informais.

Qual é o propósito da mentoria no local de trabalho?

Qual é o propósito da mentoria no local de trabalho?

Para que a mentoria no local de trabalho seja bem-sucedida, é importante entender o objetivo dela. O objetivo da mentoria é treinar funcionários para realizar um trabalho específico? O objetivo é apoiar e encorajar um desenvolvimento de carreira de longo prazo?

Talvez você queira implementar programas que ofereçam uma mistura de ambos. Depois de decidir o propósito da mentoria, você deve definir metas claras e analisá-las com frequência.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Quem serão os aprendizes?

Quem serão os aprendizes?

Atribuir mentores a novos funcionários é uma maneira óbvia de começar de maneira positiva a jornada deles na sua organização. Mas e os funcionários atuais?

Muitos podem se beneficiar com um mentor ensinando a eles novas tarefas, ajudando-os a progredir na carreira e a aprofundar o envolvimento deles dentro da organização.

Quando deve começar a mentoria no local de trabalho?

Quando deve começar a mentoria no local de trabalho?

Pode ser positivo atribuir um mentor a cada novo funcionário durante o processo de integração. Isso dará instantaneamente a eles uma face familiar na empresa e os fará mergulhar na cultura da empresa desde o início. Eles também saberão que têm alguém a quem recorrer em caso de dúvidas.

Quem deve ser um mentor?

Quem deve ser um mentor?

Talvez você descubra que tem muitos voluntários dispostos a participar. Mas como combinar mentores e aprendizes? A tecnologia pode ajudar mais uma vez.

A integração do Cortado ao Workplace, por exemplo, ajuda você a configurar uma rede de mentoria em poucos cliques. O chatbot apresenta diferentes colegas aos funcionários com base em objetivos e interesses de carreira.

Seja qual for o método escolhido, parece claro que criar oportunidades eficazes de mentoria e desenvolvimento na sua organização pode ser essencial para a satisfação dos funcionários e para o sucesso contínuo dos funcionários mais jovens.

Continue lendo

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Engajamento de funcionários | 8 minutos de leitura

Engajamento dos funcionários: o que é?

O engajamento do funcionário afeta tudo, da produtividade à felicidade. Saiba mais sobre os principais motivadores do engajamento do funcionário e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Engajamento de funcionários | 8 minutos de leitura

Perguntas de pesquisa de satisfação do funcionário que realmente funcionam!

Quais são as melhores perguntas de pesquisa de satisfação dos funcionários? Analisamos as perguntas que suas pesquisas de clima organizacional, feedback 360 e outros questionários devem abordar.

Produtividade | 11 minutos de leitura

Revitalize a sua produtividade em um mundo pós-pandemia

Descubra o que queremos dizer com produtividade, como ela é mensurada e como mantê-la conforme as pessoas retornam gradualmente ao trabalho presencial após a pandemia.