Os Pioneiros do Workplace são os Diretores do Workplace mais sofisticados e inovadores do mundo. Nesta nova série, saberemos por que eles escolheram o Workplace e o impacto que a plataforma está causando em suas organizações.

Aqui, conversamos com Olafur Hand. Ele liderou a equipe que realizou a implementação do Workplace na Eimskip.

A Eimskip foi fundada na Islândia há mais de um século. Agora, ela opera em mais de 20 países, com mais de 60 escritórios. Além disso, conta com uma força de trabalho global composta por pessoas que trabalham em embarcações, escritórios, docas, estradas e terminais.

Então, como é possível permitir que todos esses funcionários remotos se comuniquem entre fronteiras, fusos horários e equipes?

São perguntas que Olafur e sua equipe se dispuseram a responder quando procuravam melhores formas de conectar a organização.

Comunicações interativas

Comunicações interativas

“A rede interna que estávamos usando para nos comunicar não era interativa”, conta Olafur. “A mensagem partia das hierarquias mais altas. No entanto, precisávamos de algo que possibilitasse a comunicação de baixo para cima.”

Percebemos rapidamente que o Workplace era uma progressão natural para as pessoas na Eimskip que já estavam usando várias ferramentas de redes sociais para ajudá-las a trabalhar.

“Já usávamos o Facebook em grupos fechados”, conta Olafur. “E tínhamos ouvido que a RBS já havia implementado o Workplace. Então nos perguntamos por que ainda não havíamos feito isso. Implementar o Workplace era apenas o próximo passo.”

Já usávamos o Facebook em grupos fechados. Implementar o Workplace era apenas o próximo passo.

Já usávamos o Facebook em grupos fechados. Implementar o Workplace era apenas o próximo passo.

Entrando de cabeça

Entrando de cabeça

A abordagem confiante da implementação pioneira realizada por Olafur e sua equipe garantiu resultados imediatos.

“Acredito que a melhor opção é entrar de cabeça e começar a nadar. É assim que aprendemos”, conta Olafur. E essa estratégia funcionou.

“Vimos várias pessoas do mundo todo embarcando na plataforma no dia do lançamento. Fazendo juntas coisas que elas nunca haviam feito antes. Fizemos festas no mundo inteiro quando implementamos a plataforma.”

Pessoas de todo o mundo, desde o escritório à doca até a ponte, puderam se reunir para participar e apresentar a plataforma

Pessoas de todo o mundo, desde o escritório à doca até a ponte, puderam participar da plataforma

Pessoas de todo o mundo, desde o escritório à doca até a ponte, puderam participar da plataforma

“Nunca vi isso antes”, conta Olafur. “Nosso gerente de RH ficou muito feliz e disse que definitivamente era algo que tínhamos que usar!”

Segundo Olafur, essa foi a primeira vez que ele percebeu como a decisão da equipe de implementar o Workplace permitia que as pessoas se reunissem em novas comunidades poderosas. Foi um momento inspirador. “Desde então, houve muitos outros.”

Socorristas

Socorristas

Outro momento foi o modo como as pessoas estão usando os grupos para se comunicar de maneiras que antes não eram possíveis. Em um setor com tantos perigos e riscos, não é surpresa que um grupo de socorristas se tornou parte vital da comunidade da Eimskip.

“Uma das maneiras mais interessantes como estamos usando o Workplace diz respeito a nossas equipes de socorristas. Se algo acontecer a bordo de uma embarcação ou se um motorista de caminhão se envolver em um acidente, podemos recorrer à plataforma. As pessoas usam os grupos do Workplace para compartilhar essas informações importantes. Todos os que precisam saber sobre o incidente recebem as informações imediatamente.”

Um novo caminho para as comunicações

Um novo caminho para as comunicações

O transporte é um setor antigo e pode ser lento. Contudo, Olafur acredita que a decisão de implementar o Workplace na Eimskip está gerando mudanças significativas na forma como a organização se comunica.

“As pessoas recebem informações ainda mais rapidamente do que eu esperaria para uma empresa grande como a nossa”, conta. “A maneira como as pessoas trabalham é mais interativa. Elas têm opiniões sobre as coisas e estão mais abertas a debatê-las. Também estão mais abertas a críticas sobre essas opiniões.”

Isso estimula conversas melhores e um diálogo aberto. Feedbacks e comentários construtivos ajudam a impulsionar projetos e a produtividade.

E o mais legal? Esse efeito está acontecendo em toda a empresa. Em todos os níveis e locais.

E o mais legal? O efeito Workplace está acontecendo em toda a empresa. Em todos os níveis e locais.

E o mais legal? O efeito Workplace está acontecendo em toda a empresa. Em todos os níveis e locais.

“Os funcionários que trabalham em docas estão mais envolvidos em relação ao que acontece em outros níveis da empresa. Já a liderança está mais envolvida em relação ao que acontece na empresa em todos os níveis.”

“Esse processo está ajudando as pessoas a alavancar a nossa empresa.” É assim que Olafur resume modestamente os esforços das suas equipes de implementar o Workplace na Eimskip. “E de uma forma totalmente diferente da que eu esperaria há dez anos.”

Agradecemos imensamente Olafur Hand e sua equipe na Eimskip.

Saiba como o Pioneiro do Workplace Steve Clarke fez da implementação do Workplace um sucesso na Virgin Atlantic.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como o vídeo ao vivo do Workplace conecta organizações inteiras

Use as transmissões de vídeo ao vivo para toda a empresa e mostre à equipe o que você tem de melhor.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Gerenciamento de documentos fácil

Nem sempre é fácil acompanhar todos os documentos de que as pessoas precisam para realizar o trabalho. Veja como usar o Workplace e suas integrações pode ajudar.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como o bate-papo de vídeo do Workplace ajuda as pessoas a se verem

Faça ligações de vídeo em HD com o toque de um botão e conecte-se instantemente com até 50 colegas.