Automação no local de trabalho

A automação no local de trabalho está transformando a forma como nos comunicamos e trabalhamos em equipe. Como a cultura do local de trabalho precisa mudar para acomodar essa transformação?

CULTURA | 3 MINUTOS DE LEITURA
automation culture - Workplace from Meta

Criar um local de trabalho preparado para o futuro tem a ver tanto com a mudança da cultura do espaço de trabalho quanto com a tecnologia. As empresas precisam cultivar um ambiente em que humanos e máquinas consigam trabalhar lado a lado.

A automação simplifica cada vez mais tarefas, economizando tempo e dinheiro, e você pode adotá-la ao criar uma cultura flexível e colaborativa.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Efeitos positivos da automação

Efeitos positivos da automação

  • Redução em tarefas tediosas e rotineiras, dando espaço aos funcionários para se tornarem mais criativos

  • Aumento nos trabalhos difíceis de automatizar

  • Ganhos de produtividade: de acordo com a Salesforce, mais de 74% dos usuários de automação afirmam que usar ferramentas de automação os ajuda a trabalhar mais rapidamente

  • A criação de tipos de trabalho para atender a requisitos novos e diferentes

Efeitos negativos da automação

Efeitos negativos da automação

  • Os locais de trabalho podem parecer desumanizados, gerando estresse e uma rápida rotatividade da força de trabalho

  • Os funcionários podem temer a perda do emprego, tornando-os infelizes e menos produtivos

  • Os funcionários que não aprimoram suas habilidades podem ficar para trás

Por isso, o que as empresas podem fazer para garantir que os impactos da automação sejam positivos para funcionários e para a organização?

Seis maneiras de melhorar o impacto da automação

Seis maneiras de melhorar o impacto da automação

A automação pode agilizar tarefas, aumentar a precisão e fazer boa parte do trabalho pesado. Contudo, as organizações precisam agir para garantir que ela tenha um impacto positivo. Veja algumas dicas.

1. Mude a mentalidade da sua força de trabalho

Muitas pessoas são naturalmente resistentes à mudança. E muitas temem que robôs as substituirão em breve. Esses medos são realistas? Um relatório da PwC para o governo do Reino Unido estima que cerca de 7% dos trabalhos no país têm alta probabilidade de serem automatizados até 2025. Contudo, a McKinsey afirma que quase todo emprego tem o potencial de automação parcial.

E a automação não afeta apenas as pessoas na base da pirâmide. A McKinsey estima que as "atividades que consomem mais de 20% do tempo de trabalho de um CEO podem ser automatizadas usando as tecnologias atuais". Portanto, a adesão e a mudança terão que vir de cima.

As organizações podem buscar maneiras de introduzir a automação como uma oportunidade para que as pessoas trabalhem com as máquinas e não contra elas. Cultivar uma mentalidade positiva em torno da automação é fundamental. Principalmente se o seu local de trabalho tiver pessoas de diversas gerações, cada uma com diferentes expectativas e maneiras de trabalhar.

Se a automação no local de trabalho puder melhorar as tarefas do dia a dia, como o processamento da folha de pagamento ou a integração de recém-contratados, faz sentido usá-la. Ela deixará a força de trabalho com mais tempo para se dedicar às tarefas que a automação não consegue executar. Por exemplo, as que exigem julgamento humano, conhecimento e inteligência emocional.

No final das contas, a automação pode tornar o trabalho mais agradável. Ela afasta a monotonia das tarefas diárias. Além de proporcionar uma experiência geral melhor tanto para os funcionários quanto para os clientes.

2. Estimule o pensamento criativo

As máquinas são ótimas para resolver problemas simples. No entanto, não são tão boas quando se trata de ideias e inovação. Por exemplo, as avaliações padrão de empréstimos podem ser automatizadas, liberando o agente de crédito para examinar casos extremos mais atentamente ou para dedicar mais tempo na obtenção ou no aconselhamento de clientes em potencial.

Por isso, a automação pode liberar sua equipe para se concentrar em atividades mais criativas ou inovadoras. As forças de trabalho terão mais tempo para pensar de maneira inovadora e colaborar em projetos empolgantes, bem como inventar novas maneiras de tornar o uso da inteligência artificial mais significativo.

Além disso, a automação ainda não é tão boa quanto seres humanos em trabalhos que envolvem inteligência emocional, gerenciamento de pessoas, uso de conhecimento ou interação social. Sendo assim, a automação pode ajudar você a encontrar cadastros em potencial. No entanto, você provavelmente ainda precisará de um vendedor habilidoso que possa entender os compradores em potencial e lidar com possíveis objeções antes de elas surgirem para fechar um negócio.

O local de trabalho do futuro será mais pautado em trabalhar em equipe e descobrir oportunidades. Exatamente as coisas em que os humanos são bons.

3. Aproveite a ascensão da "força de trabalho líquida"

À medida que mais tarefas se tornam automatizadas, as organizações precisarão de uma força de trabalho ágil e flexível, que pode exigir a contratação de mais funcionários contratados ou autônomos. Uma força de trabalho líquida de pessoas que podem se adaptar rapidamente ao ambiente e se manter relevante.

Lacunas de conhecimento podem ser preenchidas por funcionários temporários, que passam sabedoria e experiência aos colegas. Os trabalhadores fluidos também podem trazer perspectivas e soluções externas que viram funcionar em outro lugar.

Organizações ágeis prosperam, pois podem se adaptar rapidamente às mudanças, deixando para trás empresas mais antiquadas.

A automação no local de trabalho também apresenta oportunidades para que as pessoas melhorem suas habilidades por meio de vídeos e webinars e no metaverso.

4. Incentive a diversidade

Ter uma força de trabalho diversa traz diferentes maneiras de pensar e diferentes experiências de vida para encarar problemas, resultando em novas ideias e novas soluções. O pensamento divergente pode ajudar a estimular ideias para novos produtos, novos mercados, novas formas de fazer as coisas, principalmente nos locais onde a automação abre espaço para a criatividade.

A diversidade precisa ser o ponto central de qualquer projeto de IA ou de automação. Todos nós já vimos ou ouvimos falar de casos em que os modelos usados para treinar sistemas de IA são muito limitados, gerando resultados distorcidos.

5. Trabalhe o espírito de equipe

Na era da automação, não é mais necessário que todos trabalhem no mesmo espaço físico. Contudo, ainda é importante fazer com que os funcionários sintam que pertencem à organização.

O espírito de equipe também é vital em organizações que estão passando por mudanças, incluindo a introdução de mais automação. É vital para o sucesso que todos estejam avançando para a mesma direção e possam ver as vantagens de novas formas de fazer as coisas, em vez de resistir à mudança.

Plataformas de colaboração como o Workplace podem dar autonomia às pessoas em diferentes disciplinas e localizações, para que se comuniquem de maneira mais eficiente usando ferramentas online, como bate-papo de vídeo e mensagens instantâneas.

Dessa forma, você pode desenvolver o espírito de equipe e uma colaboração eficaz com apenas duas simples etapas: dar autonomia às pessoas ao oferecer a elas as ferramentas certas e automatizar tarefas do dia a dia para que os funcionários passem mais tempo focados no que fazem de melhor.

6. Continue se reinventando

Os funcionários não esperam mais permanecer no mesmo cargo por 10 ou 20 anos realizando as mesmas tarefas. As gerações Y e Z, em particular, têm a reputação de estarem sempre mudando de emprego, com a geração Y permanecendo no emprego por uma média de apenas 2,8 anos. Em um mundo tão acelerado, as empresas e as equipes devem permanecer atualizadas e se reinventar continuamente.

As empresas que permitem aos funcionários melhorar as habilidades por meio de treinamento, mentoria e experiência no trabalho se tornarão cada vez mais atrativas para trabalhar e capazes de atrair os melhores talentos, mantendo assim uma vantagem competitiva.

Os executivos de alto escalão também precisarão expandir os conhecimentos. É provável que haja diversas oportunidades de automação em potencial em qualquer empresa. A verdadeira habilidade será entender aquelas com o melhor valor e potencial no longo prazo. A escolha nem sempre será simples ou fácil, com muitas áreas competindo por investimento. Entender os problemas e o valor da automação será essencial para tomar as decisões certas.

Isso significa cultivar uma cultura de aprendizado constante e evolução de funções, desde a base ao topo da organização.

Continue lendo

Continue lendo

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você pode revogar seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails quando quiser. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

Por que diversidade e inclusão se tornaram mais importantes do que nunca

O que é diversidade e inclusão e por que esses temas são tão importantes no local de trabalho? Exploramos por que as grandes empresas se preocupam com essas questões importantes.

Cultura | 9 minutos de leitura

Como resolver problemas de comunicação corporativa

Entenda o que é comunicação corporativa! Descubra o que é a comunicação corporativa e como você pode melhorá-la. Confira estas dicas fáceis.