O que é a metodologia ágil?
Acha que “ágil” é algo ligado somente a software? Pense de novo. Na verdade, é uma maneira de trabalhar e é algo que está intrinsecamente ligado à colaboração. Veja como uma abordagem ágil pode fazer seu time trabalhar melhor.


Rápido, responsivo, eficiente, interfuncional - todas essas são características de um ambiente de trabalho ágil. Mas, o que impulsiona a agilidade? Em última análise, a colaboração em equipe é a base do trabalho ágil bem-sucedido.
A consultoria McKinsey diz que equipes capacitadas, trabalhando com alinhamento, transparência e colaboração, são uma das “Cinco marcas de organizações ágeis.” Vamos explorar isso em mais detalhes.
Facilite o trabalho com Workplace
Desde informar a todos sobre o seu retorno ao escritório até a adoção do trabalho híbrido, o Workplace torna o trabalho mais simples.









O que é a metodologia ágil?
A metodologia ágil foi utilizada pela primeira vez por desenvolvedores de software, que reconheceram que “indivíduos e interações” têm mais valor do que “processos e ferramentas", o mesmo valendo para "colaboração com o cliente” ao invés de “negociação de contratos". Hoje o trabalho ágil é uma técnica produtiva e popular de gerenciamento de projetos. Setenta e um por cento das organizações estão usando abordagens ágeis em seus projetos.
Trata-se de agilizar processos e reunir equipes multidisciplinares, fora das hierarquias tradicionais. Quebrar paradigmas e capacitar funcionários abre a empresa para novos níveis de eficiência, algo que as organizações podem medir através do desempenho e dos resultados.
Em um ambiente ágil, as equipes dividem o trabalho em sprints – períodos curtos ligados a metas específicas e pequenas. Cada sprint contribui para a entrega geral do projeto.
Há quatro etapas em um sprint:
- Planejar
- Desenvolver
- Implantar
- Avaliar
As equipes trabalham de forma colaborativa até o prazo final, com as pessoas relevantes trabalhando juntas em cada tarefa específica. Com cada sprint funcionando de forma eficiente e efetiva, é mais provável que o projeto seja entregue a tempo e em um alto padrão de qualidade. O que as equipes aprendem com cada sprint é avaliado e levado para o próximo, para que o projeto possa evoluir para lidar com desafios que surjam ao longo do caminho.
Ser “ágil” é se valer de uma nova visão sobre como alcançar as metas de um projeto. Enquanto os métodos tradicionais usam uma abordagem linear, que segue uma sequência rígida de etapas, o trabalho ágil enfatiza a colaboração e a flexibilidade, revisando e incorporando feedback em vez de fazer um plano e se manter ele.
Colocar a flexibilidade no centro dos projetos torna o método ágil uma maneira ideal de trabalhar à medida que as organizações se adaptam a novos modelos de trabalho híbridos e remotos. É desafiador planejar em um ambiente em constante mudança - por isso, adaptar-se às circunstâncias é essencial. Com o trabalho remoto e híbrido tornando-se uma parte estabelecida do dia a dia da empresa, projetos ágeis acabam funcionado melhor, ao promover a colaboração com o mínimo de interrupção.
Quais são as melhores práticas ágeis?
Ser “ágil” é revolucionar a forma como as organizações pensam e agem. Aqui estão algumas práticas recomendadas que podem abrir as portas para colaboração, produtividade e entrega mais rápida:
Ter um onboarding eficaz
Ofereça treinamento específico e personalizado, como uma mentoria, para garantir que você mergulhe novos membros da equipe em seus processos ágeis e estabeleça expectativas antes de eles se envolverem nos projetos.
Autonomia da equipe
Dar às equipes responsabilidades claras e dar espaço para que elas se organizem e se autogerenciem garante mais liberdade para cumprir metas e superar desafios.
Clareza em torno de “como” e “por que” as coisas funcionam
Valores ágeis dependem das pessoas, por isso os membros da equipe precisam entender como trabalhar usando métodos ágeis e acreditar nos seus benefícios. Dessa forma, eles podem maximizar sua produtividade.
Foco na execução
Cada iteração ágil se concentra em fazer algo, ao invés de ficar preso em um labirinto de planejamento inicial.
Incentivar riscos e experimentação
Cada iteração ou sprint se concentra em uma tarefa ou entrega, de modo que há espaço para tomada de risco e inovação sem o risco de uma única falha afetar o cronograma geral.
Abrace a mudança e evolua
Um dos benefícios mais significativos do método ágil é a flexibilidade e a adaptabilidade. As equipes podem aprender com cada sprint para levar as soluções mais inovadoras par ao próximo sprint e através de todo o projeto (e os próximos).
Colaboração em equipe usando práticas ágeis
Uma vez que você tenha implantado o método ágil em sua empresa, como você garante que uma equipe ágil possa trabalhar em conjunto? As raízes das práticas ágeis desenvolvem-se a partir da interação e comunicação da equipe.
O método ágil incentiva minirreuniões diárias de 15 minutos ou "scrums". As reuniões de planejamento, revisão e avaliação de sprint abrangem aspectos mais específicos dos projetos, com subgrupos focados em tarefas individuais. As equipes consultam as principais partes interessadas regularmente para garantir que o projeto esteja no rumo certo.
Ferramentas de colaboração são cruciais para permitir que as equipes trabalhem juntas. Estas incluem:
- Dashboards colaborativos, para acompanhar o trabalho e fornecer detalhes de subtarefas do projeto
- Ferramentas de comunicação para conectar os membros da equipe, sejam trabalhadores baseados em escritórios ou remotos, onde quer que estejam no mundo. Isso significa que as equipes podem trabalhar de qualquer lugar e com menos barreiras
- Ferramentas de compartilhamento de arquivos, para dar a cada membro da equipe acesso aos documentos de que precisam
- Ferramentas de integração, para unir todos os softwares e aplicativos e evitar perda de tempo ao alternar seu uso
- Ferramentas de monitoramento de progresso, para ajudar os gerentes de projeto a planejar de forma mais eficaz e manter as equipes no cronograma, acompanhando o progresso do projeto em tempo real
Metodologia ágil: benefícios
Noventa e dois por cento dos executivos de nível sênior acreditam que a agilidade organizacional é fundamental para o sucesso dos negócios. Assim, conheça algumas das principais maneiras de como a colaboração ágil pode beneficiar sua organização:
Enfrentar desafios
Grandes empresas muitas vezes lutam com gargalos, equipes isoladas e falta de comunicação. O trabalho ágil ajuda a criar um local de trabalho aberto e acessível para que as pessoas possam identificar e resolver os desafios dos negócios com mais facilidade.
Evitar o isolamento
Quando as equipes que trabalham em projetos são isoladas das demais, não é fácil compartilhar ideias e informações. A colaboração ágil ajuda a conectar as pessoas certas de diferentes grupos para trabalhar em conjunto em tarefas, aumentando a colaboração entre equipes e a produtividade.
Identificar tarefas prioritárias
Dividir projetos complexos em sprints dá uma melhor compreensão do cronograma para o projeto e das tarefas envolvidas. Isso significa que os gerentes de projeto podem ver o que precisam priorizar, tanto no início quanto à medida que o projeto avança.
Dar às equipes uma vantagem competitiva
A colaboração ágil ajuda produtos e serviços a chegar ao mercado mais rapidamente – o que é essencial para se manter à frente da concorrência. Além disso, pode aumentar o engajamento dos funcionários, o que, por sua vez, aumenta o desempenho.
Melhorar e evoluir
Cada sprint envolve uma fase de revisão e avaliação, o que significa que o projeto pode se desenvolver à medida que você avança. As equipes podem implementar e testar soluções inovadoras e - se forem bem-sucedidas – adicioná-las no próximo sprint.
Crie um ambiente mais seguro para assumir riscos
Trabalhar em sprints curtos, focados em tarefas específicas, significa que as equipes têm mais liberdade para assumir pequenos riscos. Se o risco não compensar, não terá muito impacto em todo o projeto – mas, caso isso aconteça, pode criar oportunidades para fazer as coisas melhor.
Como explicar a metodologia ágil em poucas palavras
“Ágil” não é apenas uma metodologia - é uma mentalidade. Colaboração é uma maneira de ser e fazer. Trata-se de valorizar as pessoas e medir o sucesso em desempenho e resultados, em vez de tempo e colaboração individual.
As equipes podem dividir o trabalho em pequenos sprints que oferecem tarefas específicas em um curto espaço de tempo, simplificando processos e incentivando a produção focada. Essa forma iterativa de trabalhar é supereficiente, particularmente com equipes multifuncionais, que podem trabalhar mais rápido e de forma mais livre e colaborativa.
E é mais fácil do que nunca trabalhar de forma ágil com as ferramentas de colaboração disponíveis. Dashboards, compartilhamento de arquivos, monitoramento de progresso e integração de aplicativos conectam perfeitamente as pessoas certas com a tecnologia certa. Fluxos de trabalho se tornam um lugar para compartilhar ideias, e não para bloqueá-las.
Tudo isso pode ter começado com o desenvolvimento de software, mas a colaboração ágil não é apenas para tecnologia.
É um método mais inteligente de gerenciamento de projetos que funciona em todas os tipos de indústrias. Em uma era de trabalho remoto e híbrido, a colaboração ágil pode ajudar pessoas e equipes a se adaptarem aos desafios econômicos e de consumo. E essas são soluções que serão cruciais para o sucesso dos negócios nos próximos meses e anos.
Você também pode estar interessado em

Vamos ficar conectados
Receba as últimas notícias e insights sobre trabalho.
Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas relacionadas ao marketing do Facebook, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a inscrição de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.