Se você já passou por um processo de contratação antes, é provável que tenha analisado muitos currículos. É possível que você tenha ignorado muitos deles devido à pouca "experiência relevante".

Falar sobre uma habilidade é diferente de demonstrar uma habilidade.

Falar sobre uma habilidade é diferente de demonstrar uma habilidade

Mas e se um desses candidatos tivesse o necessário para ser o complemento perfeito para a cultura do seu local de trabalho com apenas um pouco de orientação e treinamento?

Os empregadores muitas vezes perdem potenciais funcionários interessados e cheios de energia, ignorando currículos que carecem de níveis de experiência que às vezes podem estar fora da realidade.

Muitos jovens da geração Y só agora estão dando o primeiro passo na carreira. Seus currículos, geralmente de uma ou duas páginas, são a oportunidade de contar tudo o que podem. E essa é a questão. Falar sobre uma habilidade é diferente de demonstrar uma habilidade.

Você tem expectativas realistas para os níveis de experiência?

Você tem expectativas realistas para os níveis de experiência?

E uma pessoa recém-formada não têm tantas experiências relevantes para adicionar ao currículo.

A geração Y está pronta para reinventar completamente o local de trabalho nos próximos anos. Ela está chegando com uma nova atitude e um novo conjunto de abordagens de trabalho. Alguns atributos típicos da geração Y que podem complementar e modernizar o local de trabalho incluem:

  • Em geral, a geração Y tem habilidade adaptáveis e podem direcionar seus talentos para uma ampla gama de áreas dentro da empresa em comparação com os baby boomers
  • Além disso, eles têm fome de aprendizado. A geração Y valoriza a orientação e deseja ter a chance de desenvolver e aprimorar novas habilidades
  • Eles são mais hábeis em lidar com mudanças. Elementos como automação estão ganhando destaque no local de trabalho e a geração Y continuará se esforçando para se adaptar e ter sucesso
  • Apesar da reputação de pular de emprego em emprego, a pesquisa mostrou que a geração Y não é mais propensa a essa atitude do que a geração X. Na verdade, se os valores da empresa correspondem aos seus (inclusive ética, flexibilidade e feedback), a geração Y mostra níveis mais altos de fidelidade


Em vez de escolher candidatos com base apenas nas credenciais de currículo, os empregadores devem entrevistar pessoas que demonstrem potencial para beneficiar a empresa. Segundo o consultor de recrutamento Claudio Fernández-Aráoz, os empregadores devem se esforçar para encontrar candidatos com “capacidade de se adaptar e crescer em funções e ambientes cada vez mais complexos”. 1

Existem várias maneiras de avaliar se o candidato tem potencial dentro da empresa sem depender muito do currículo.

Verificar referências de diferentes fontes

Verificar referências de diferentes fontes

As referências de uma pessoa são muito importantes. Especialmente quando é possível abordar pessoas de diferentes áreas da vida do candidato. Da mesma forma, as recomendações por escrito do LinkedIn podem ser muito úteis para o recrutamento de funcionários.

Interesse e entusiasmo = engajamento com a sua empresa

Interesse e entusiasmo = engajamento com a sua empresa

Não confie muito em "curtidas", pois é muito fácil clicar em um botão de alguma notificação push. Mas reservar um tempo para escrever uma recomendação significa que esse candidato realmente impressionou alguém com suas habilidades ou ética de trabalho.

Qual o nível de curiosidade e entusiasmo dessa pessoa?

Qual o nível de curiosidade e entusiasmo dessa pessoa?

Curiosidade, vontade de se desenvolver e ter sucesso são atributos fundamentais em funcionários em potencial. Preste atenção à carta de apresentação nesse caso. O candidato demonstra que deseja trabalhar em sua empresa mais do que em outras? Você sentiu entusiasmo por parte dele?

Também é importante considerar candidaturas ambiciosas

Também é importante considerar candidaturas ambiciosas

Também é importante considerar pessoas que enviam candidaturas ambiciosas como funcionários em potencial. Enviar uma candidatura ambiciosa indica que a pessoa escolheu a sua empresa como local onde trabalhar.

Interesse e entusiasmo = engajamento com a sua empresa. E esse é um ótimo ponto de partida para um relacionamento produtivo com o funcionário.

O funcionário tem uma energia contagiante?

O funcionário tem uma energia contagiante?

Funcionários mais jovens trazem energia para o local de trabalho e isso pode melhorar a atmosfera do ambiente. É possível dizer, assim que você conhece a pessoa, se ela está motivada e cheia de energia, e se seria uma adição positiva para o local de trabalho.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Continue lendo

Continue lendo

[1] 21st-Century Talent Spotting, Harvard Business Review
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: o que é e como causar um impacto positivo na sua organização

Com a pandemia forçando as organizações a mudar radicalmente a forma de trabalhar, a criação de uma cultura positiva no local de trabalho se tornou uma prioridade para as empresas no mundo todo.

Cultura | 8 minutos de leitura

Por que diversidade e inclusão são importantes?

Todos os funcionários querem se sentir valorizados, respeitados e iguais. Leia estas seis dicas para promover diversidade e inclusão na sua empresa e transformar esse desejo em realidade.

Comunicação corporativa | 9 minutos de leitura

Comunicação corporativa explicada.

A comunicação corporativa explicada! Descubra o que é a comunicação corporativa e como você pode melhorá-la. Confira estas dicas fáceis.