Como projetar o futuro do trabalho – Parte 3: foco nos dispositivos móveis

Na parte 3 da série "Como projetar o futuro do trabalho", exploramos o motivo pelo qual os locais de trabalho de sucesso do futuro serão centrados nos dispositivos móveis e repletos de bots.

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA

Primeira vez aqui? Confira nossa introdução à série na parte 1. Leia sobre o primeiro princípio e por que a comunicação do futuro será aberta por padrão na parte 2.

O segundo princípio: foco nos dispositivos móveis

O segundo princípio: foco nos dispositivos móveis

As estatísticas sobre dispositivos móveis falam por si mesmas: 61% do tempo passado online no Reino Unido ocorre em um dispositivo móvel (essa porcentagem é de 71% nos EUA e de 91% na Indonésia). A penetração de dispositivos móveis é de 84% na Europa, 80% nos EUA e 66% na Ásia Pacífico. Na África, o próximo bilhão de pessoas que começarão a usar a internet provavelmente nunca verão um computador desktop.

Sabemos que a próxima geração de trabalhadores estará vinculada aos seus celulares e não às suas mesas. Isso significa que precisamos criar experiências que sejam incrivelmente simples de realizar em dispositivos móveis.

Experiências como o Workplace Chat, que leva o que há de melhor no Facebook Messenger (uma plataforma que mais de 1,3 bilhão de pessoas usam todos os meses no celular) para o ambiente de trabalho. Isso torna as comunicações instantâneas por voz totalmente intuitivas, não importa se você está em um escritório, na fábrica ou em campo.

Bots e o futuro do bate-papo

Bots e o futuro do bate-papo

Talvez o melhor exemplo de desenvolvimento para dispositivos móveis seja a integração do Workplace com bots. Porque, apesar de colocarmos as pessoas no centro de tudo o que fazemos, também estamos construindo uma plataforma de TI da próxima geração. Os bots são um ótimo exemplo de como as duas coisas podem se unir.

Os bots tornaram leves, interativas e divertidas as tarefas que costumavam ser complicadas, demoradas ou simplesmente entediantes.

As pessoas criaram mais de 100 mil bots nos primeiros 12 meses depois que o Facebook abriu o Messenger para desenvolvedores, em 2016.

Os exemplos incluem de tudo, desde a automatização do atendimento ao cliente até veículos de mídia que compartilham manchetes de notícias, previsão do tempo ou resultados de futebol. Os bots tornaram leves, interativas e divertidas as tarefas que costumavam ser complicadas, demoradas ou simplesmente entediantes nos dispositivos móveis. E agora eles chegaram ao Workplace.

Há duas maneiras de usá-los no Workplace. Os bots nos Grupos podem fazer algumas das coisas que as pessoas fazem (mas não querem fazer). Eles podem publicar conteúdo novo, comentar mensagens com novas informações ou até mesmo curtir publicações para demonstrar reconhecimento ou aprovação. Podem também @mencionar pessoas para chamar a atenção delas ou @mencionar a si mesmas para realizar certas ações.

Os melhores criadores de bots do setor

Os melhores criadores de bots do setor

Assim como no Facebook, você pode criar seus próprios bots usando a API do Workplace (os desenvolvedores podem acessar esta página para saber mais). Também unimos forças com alguns dos melhores desenvolvedores de bots independentes. Nossos parceiros de serviços, que incluem Formative, Kore.ai, e Revevol, podem ajudar você a começar a usar e também fornecer suporte para bots avançados ou personalizados. Confira a lista completa de parceiros de serviços e inscreva-se para se tornar um parceiro do Workplace aqui.

Veja aqui alguns exemplos de bots em ação do nosso parceiro Azuronaut.

Sharepoint Bot ajuda você a trabalhar de forma mais inteligente

Sharepoint Bot ajuda você a trabalhar de forma mais inteligente

Use o SharePoint Bot para pesquisar documentos do SharePoint no Workplace. Encontre conteúdo em vários sites do SharePoint e use o Workplace para abrir e editar documentos. A pesquisa de documentos é rápida e intuitiva e usa prévias para ajudar você a localizar rapidamente a versão correta com a qual colaborar.

Os bots nos Grupos são ótimos para compartilhar informações entre equipes de diferentes países ou fusos horários. No Workplace Chat, os bots permitem a interação em tempo real entre grupos definidos de pessoas (como uma equipe) ou indivíduos específicos. Por exemplo, você pode usar um bot de bate-papo para enviar lembretes ou notificações importantes para alguém sobre um evento futuro, como uma entrevista ou reunião.

O Outlook Bot é excelente para administradores

O Outlook Bot é excelente para administradores

O Outlook Bot usa o Workplace para agendar todas as suas reuniões internas. Ele encontra a disponibilidade em vários calendários e regiões geográficas, cria o evento no calendário e envia automaticamente convites em seu nome. O Outlook Bot é excelente para administradores, fazendo com que as pessoas economizem tempo e se concentrem nos trabalhos mais importantes.

A revolução móvel foi acompanhada por uma mudança radical na forma como nos comunicamos. E foi essa mudança que inspirou nosso próximo princípio-chave, que compartilhamos com você na Parte 4 da série aqui. Confira a parte 2 da série aqui.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como projetar o futuro do trabalho – Parte 5: ferramentas integradas

Na parte 5, descobrimos por que maneiras novas, expressivas e multimodais de comunicação desempenharão um papel central nos locais de trabalho de sucesso do futuro.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como projetar o futuro do trabalho – Parte 4: expressividade

Na parte 4, descobrimos por que maneiras novas, expressivas e multimodais de comunicação desempenharão um papel central nos locais de trabalho de sucesso do futuro.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como projetar o futuro do trabalho – Parte 2: aberto por padrão

No Workplace, acreditamos que serão as pessoas, e não apenas a tecnologia, que definirão o futuro do trabalho.