Como configurar e usar grupos do Workplace

por Rossa Brown

Os grupos do Workplace são uma maneira poderosa para pessoas e equipes se conectarem, colaborarem e compartilharem conhecimento. Descubra como eles funcionam e como usá-los.

Os funcionários locais, remotos e móveis e as pessoas de outras empresas com as quais você trabalha estão todos usando grupos do Workplace para colaborar e se conectar. Os grupos são fáceis de configurar e personalizar. Dessa forma, você pode convidar pessoas rapidamente e começar a trabalhar de imediato. Veja como começar.

Para que posso usar os grupos?

Os grupos do Workplace são espaços privados para discutir projetos, gerenciar informações e compartilhar documentos de maneira segura com colegas ou clientes.

Os membros do grupo podem carregar, compartilhar e armazenar arquivos ilimitados e trabalhar em documentos em tempo real. Suas equipes podem usar integrações a ferramentas como o SharePoint para colaborar de maneira eficaz com as ferramentas que usam todos os dias. Trabalhar em grupo também cria um registro seguro e de acesso instantâneo para que você tenha um cronograma completo do seu projeto.

Você pode configurar grupos sobre qualquer tópico. A Consolis, uma empresa de criação de soluções, é um exemplo. Um de seus grupos mais significativos é o Grupo Clean Floor. O objetivo dele é garantir um alto padrão de limpeza e segurança dos funcionários em todas as fábricas. Leia o estudo de caso completo aqui.

Quais tipos de grupos existem?

Há vários tipos diferentes de grupos:

  • Equipes e projetos: para as equipes trabalharem e conversarem
  • Discussões: para receber feedback de colegas
  • Anúncios: para divulgar novidades, atualizações e anúncios
  • Social e outros: para planejar atividades de trabalho
  • Multiempresarial: para trabalhar com pessoas de outras empresas
Além disso, há três opções de privacidade disponíveis: aberto, fechado e secreto. A escolha dependerá da função do grupo. Um grupo aberto pode abranger toda a empresa: um lugar para discutir ideias para reuniões de trabalho ou fazer anúncios, por exemplo. Os grupos fechados ou secretos são para colaboração em tarefas e projetos específicos.

Como faço para iniciar um grupo?

Depois de decidir que tipo de grupo deseja, é simples começar:

  • Navegue até a página “Grupos” no Workplace e selecione Criar grupo.
  • Escolha um tipo e um nome para o grupo.
  • Clique em personalizar para alterar as configurações de privacidade para aberto, fechado ou secreto.
Em seguida, escolha os colegas de trabalho que você deseja adicionar ao grupo. Não é necessário adicionar todos de uma vez. Você sempre pode adicionar mais pessoas depois de criar o grupo.

Como faço para usar os grupos?

Ao criar um grupo, você se torna o administrador dele imediatamente. Para começar, é uma ótima ideia criar uma mensagem de boas-vindas. Nela, você pode explicar o propósito do grupo e incentivar as pessoas a publicarem.

Os membros do grupo podem ajustar as configurações de notificação para atender às suas necessidades e evitar a sobrecarga de informações. Você também pode pedir feedback sobre como o grupo está funcionando e fazer alterações.

Onde posso encontrar mais informações sobre grupos em ação?

Veja como as equipes da AirAsia usam os grupos para incentivar a conversa em toda a empresa, eliminar o isolamento e estimular uma colaboração melhor.

Ou confira a Golin, onde os funcionários foram tão inspirados pelo Workplace que criaram 200 grupos em menos de 24 horas.

Nunca perca uma atualização. Assine o blog do Workplace aqui.


Fique conectado

Mantenha-se atualizado com o Workplace assinando nosso boletim informativo para receber conteúdo incrível.


Siga-nos


Tudo muda quando estamos unidos

Continue lendo