Ryan Rodenbeck tinha uma visão para um novo tipo de corretagem imobiliária, que usaria marketing e tecnologia para "fazer o que ninguém estava fazendo".

Veja a história de como o Workplace se tornou uma peça fundamental dessa visão ousada.

Há dez anos, Ryan fundou a Spyglass Realty em Austin, no Texas. Enquanto seus corretores tomavam o mercado imobiliário da cidade, Ryan se concentrava em outras questões.

Algo maior do que classificados, vendas e receita. "Na Spyglass, o foco é a cultura da empresa. Queremos ser únicos. Queremos um ambiente familiar. E não queremos perder nossa identidade".

Grandes equipes precisam de grandes ferramentas

Com o crescimento da empresa, começaram os desafios. "Muitas pessoas não sabem como é difícil crescer de uma pequena empresa para um negócio de médio porte", diz Ryan.

"Como empresário, você trabalha dias, noites e finais de semana. Você coloca sangue, suor e lágrimas no trabalho e tenta encontrar o equilíbrio perfeito entre vida profissional e pessoal."

Para ter mais eficiência, eram necessárias "grandes equipes com grandes ferramentas"

O maior problema para Ryan era como administrar uma empresa que cresceu para mais de uma dezena de funcionários e continuar gerenciando os próprios clientes.
"Antes de alcançar o objetivo, você faz de tudo: corretagem, administração, agenciamento e formação. Chega um momento em que fica difícil entender por completo uma situação."
Ferramentas para aumentar a eficiência

Para Ryan, a resposta era óbvia: ele precisava ser mais eficiente. Mais eficiente com o tempo. E mais eficiente com o foco. Ele percebeu que para fazer isso, eram necessárias "grandes equipes e grandes ferramentas".

A equipe ele já tinha. Mas as ferramentas não. E encontrar a opção certa era mais difícil por causa da natureza do setor imobiliário.

"Não é um ambiente de trabalho normal. Algumas pessoas ficam no escritório, mas a maioria está sempre em movimento.

Para ter um local de trabalho em equipe eficiente, precisávamos de uma ferramenta versátil, ágil e que pudesse ser usada em qualquer lugar. E, claro, que fosse fácil de usar."
"Precisávamos de uma ferramenta versátil, ágil e que pudesse ser usada em qualquer lugar. E, claro, que fosse fácil de usar."

A descoberta aconteceu quando Ryan leu um artigo em uma revista especializada há um pouco mais de um ano. "Li sobre uma empresa que tinha começado a usar o Workplace. Fiz o cadastro na avaliação gratuita imediatamente e tudo se encaixou", ele diz.

"A primeira coisa que percebi foi a semelhança com o Facebook, mas sem as outras distrações. Poder colocar a equipe nesse sistema independente e totalmente nosso foi ótimo."

"Não apenas pelo treinamento e pela comunicação. A ferramenta ajudou a criar uma cultura que não tínhamos antes na empresa."

Como o Workplace transformou o treinamento, a comunicação e a colaboração

Embora Ryan admita que a Spyglass está "encontrando novas formas de usar o Workplace todos os dias, ele identifica três casos de uso que já transformaram a empresa.

"Em primeiro lugar, a integração de corretores", ele explica. "Antes, novos corretores chegavam no escritório e já recebiam informações sobre todos os aspectos diferentes das tecnologias que usamos. Isso levava muito tempo."

"Com o Workplace, é possível carregar uma série de vídeos em um grupo, que os corretores podem assistir no próprio ritmo antes mesmo de colocar os pés no escritório. Então, quando finamente nos encontramos, só fazemos uma recapitulação personalizada do que eles já sabem."

Ryan prevê que o novo processo de integração economiza cerca de 32 horas do tempo dos corretores por mês. "Em segundo lugar, colocamos todos os novos classificados de imóveis em um grupo", ele continua.

"Todas as pessoas de que precisamos estão nesse grupo: gerente de escritório, assistente de marketing, assistente virtual etc.".

"Por exemplo, quando acesso um classificado, a primeira coisa que faço é uma transmissão em vídeo ao vivo do imóvel para que minha assistente de marketing dê uma olhada e meu stager se inspire antes de um atendimento."

"Se eu estiver conversando com um cliente que precisa me dizer algo, em vez de colocar em outro sistema, adiciono essa informação ao grupo para que todas as pessoas envolvidas na transação fiquem por dentro das novidades."

"Em uma palavra, a diferença que o Workplace fez para a empresa foi na 'eficiência'."

Por fim, Ryan usa o vídeo ao vivo para ficar em contato constante com a equipe. Às vezes, é algo simples, como gravar uma mensagem sobre mudanças na política ou novidades da empresa.

No entanto, como ele pode fazer isso de qualquer lugar, e os corretores vão assistir em tempo real no Workplace, não é mais preciso esperar para reunir todos no escritório.

Ryan acredita que isso economiza cerca de quatro horas por mês em reuniões desnecessárias. "Em uma palavra, a diferença que o Workplace fez para a empresa foi na 'eficiência'", diz Ryan.

Uma ferramenta para corretores fazerem o que fazem de melhor

Geoff Perfect, diretor global para empresas de pequeno e médio porte no Workplace, olha para um cenário mais amplo. "Temos muito orgulho do impacto que o Workplace tem sobre o setor imobiliário", ele diz.

"Vemos empresas do Reino Unido, do Canadá e da Austrália que estão transformando a maneira como trabalham em equipe. Estamos simplificando muito o processo de vendas com ferramentas melhores de comunicação e colaboração, bem como capacitando corretores a fazer o que fazem de melhor: fechar negócios."

Cultura. Camaradagem. Educação

A mensagem de Ryan para o restante do setor é simples: "Se você é um corretor imobiliário e ainda não conhece o Workplace, está perdendo todo um mundo de eficiência, cultura empresarial, camaradagem e educação."

"É o que vai me permitir alcançar o 'crescimento até conquistar a liberdade'. Estou muito feliz com a ferramenta."

Para ver o que sua equipe pode conquistar com o Workplace, verifique a página do Workplace para o setor imobiliário.

Oito dicas para aumentar a produtividade no local de trabalho

É muito bom falar sobre como impulsionar a eficiência e a produtividade no ambiente de trabalho. Mas como fazer isso? Pare de procrastinar com estas oito dicas.

Aprendizado colaborativo e engajamento dos funcionários

O princípio do aprendizado colaborativo tem como base que as pessoas aprendem umas com as outras quando estão juntas. Analisamos como isso pode ajudar sua organização.

Mais conectividade significa mais produtividade?

Saiba mais sobre como organizações mais conectadas podem ser mais produtivas.