Como superar os oito desafios de trabalho híbrido

O FUTURO DO TRABALHO | 6 MINUTOS DE LEITURA
Overcoming hybrid work challenges

Sua empresa será um espaço de trabalho híbrido no futuro? Estes são os oito maiores desafios do modelo de trabalho híbrido que você pode enfrentar e como superá-los.

O trabalho híbrido está acontecendo em todos os lugares depois da pandemia. E não há sinais de que as organizações voltarão ao modelo de horário comercial padrão de cinco dias por semana tão cedo. Porém, como tudo no novo futuro do trabalho, os modelos híbridos de trabalho apresentam o próprio conjunto de desafios.

Em um ambiente de trabalho híbrido, alguns ou todos os funcionários têm a liberdade de escolher quando e onde trabalhar. Isso é diferente do trabalho totalmente remoto, porque normalmente há um local físico e a expectativa de que as pessoas passem pelo menos parte do tempo trabalhando presencialmente.

Essa abordagem mista oferece vários benefícios. Entre eles, maior produtividade, maior bem-estar dos funcionários e até aumento dos lucros. Mas não há uma solução única para o trabalho híbrido. Cada organização tem os próprios motivos para adotar o trabalho híbrido e decidir o que significa para ela e os seus funcionários.

O trabalho híbrido precisa ser planejado para que funcione bem. Reconhecer os desafios é o primeiro passo. Isso ajuda a criar uma estrutura que funcione para líderes, equipes e organizações por um longo prazo.

Uma jornada ao escritório infinito

Descubra como e por que o nosso melhor trabalho acontecerá dentro do metaverso.

Os desafios do trabalho híbrido

Os desafios do trabalho híbrido

Vamos ver os oito desafios mais comuns dos modelos de trabalho híbrido e considerar como os líderes e equipes podem trabalhar em conjunto para superar esses obstáculos.

  1. Desigualdade entre funcionários híbridos e não híbridos

    O desafio: nem todos podem trabalhar de forma remota, o que significa que podem perder os benefícios do trabalho híbrido. Esse é um desafio principalmente para as organizações com trabalhadores da linha da frente. Eles podem achar que estão fazendo o trabalho pesado enquanto os colegas de escritório relaxam em casa. Por outro lado, os funcionários que passam todo o tempo ou a maior parte dele trabalhando de modo remoto podem se sentir excluídos das conversas e decisões, porque não estão presentes fisicamente. Isso pode fazê-los sentir desvalorizados e não ouvidos, mesmo entre os colegas.


    A solução: para combater isso, as organizações devem buscar criar condições equivalentes para os trabalhadores híbridos e não híbridos. É fundamental que todos os funcionários se sintam valorizados e incluídos no trabalho. Também é crucial que sejam oferecidas oportunidades de crescimento e reconhecimento a todos, independentemente de onde trabalham. Os relacionamentos precisam ser cultivados de forma igualitária em toda a empresa. Apesar de serem, em grande medida, algo pessoal, a tecnologia também pode contribuir para eles.


    Considere investir em ferramentas que permitam interações diárias contínuas entre os funcionários remotos, que trabalham em escritório e na linha de frente. Capacite os trabalhadores descentralizados com acesso fácil a ligações de vídeo e espaços virtuais em que todos possam obter atualizações, compartilhar informações e fazer perguntas. Faça as suas comunicações de forma móvel para que os trabalhadores da linha da frente participem das conversas e tenham voz.


  2. Acertar na colaboração

    O desafio:a colaboração no local de trabalho parecia mais fácil quando todos estavam sentados na mesma sala. Com o trabalho híbrido, não se pode presumir que todos os funcionários estarão no mesmo lugar ao mesmo tempo. A colaboração é fundamental para a qualidade e o sucesso. Portanto, os líderes devem encontrar uma forma de restabelecer esse importante senso de colaboração à distância.


    A solução: as empresas precisarão mudar da colaboração síncrona (funcionários que trabalham de forma coletiva no mesmo ambiente em tempo real) para a colaboração assíncrona (contribuições individuais em projetos coletivos durante horários diferentes e em locais separados). A tecnologia tem novamente aqui um papel essencial. Os investimentos em ferramentas de espaço de trabalho virtual que permitam a organização de projetos, a comunicação remota e o compartilhamento de documentos em tempo real possibilitarão que os funcionários colaborem entre si sem estarem no mesmo espaço físico.


  3. Gerenciar equipes divididas

    O desafio: o gerenciamento de equipes em diferentes locais pode ser um desafio, particularmente para garantir que os funcionários tenham as mesmas oportunidades. Um quinto dos trabalhadores do Reino Unido acha que recebe menos reconhecimento trabalhando remotamente. E isso não é totalmente infundado. De acordo com o Office for National Statistics, as pessoas que trabalharam de casa entre 2013 e 2020 tiveram 38% menos probabilidade de receber um bônus do que as que trabalharam no escritório.1


    A solução: objetivos e metas formalizados dão aos funcionários um senso de propósito no trabalho, ajudando-os a visualizar o próprio progresso e motivando-os a seguir em frente. Os líderes de equipe precisam promover conversas regulares e encontros informais com todos os seus funcionários. Não só para se conectar nas tarefas diárias, como também para fornecer orientação sobre o desenvolvimento profissional.


  4. Criar um bom equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal

    O desafio: o nosso estudo sobre insights da força de trabalho internacional mostra que o o equilíbrio entre vida pessoal e a profissional melhorou para a maioria das pessoas desde o início da pandemia. Mas a desvantagem é que alguns funcionários se sentiram incapazes de desligar, o que teve impacto negativo na saúde mental deles. Em resposta, muitas empresas aumentaram o investimento no bem-estar no local de trabalho, implementando novos sistemas de apoio para ajudar os funcionários a alcançar um equilíbrio positivo entre o trabalho e a vida pessoal, mesmo quando trabalham de modo remoto.


    A solução: as empresas que optarem por se manter híbridas no pós-pandemia precisam continuar dando ênfase ao bem-estar para ajudar os trabalhadores. Com isso, podem evitar o esgotamento dos funcionários e garantir que eles continuem se sentindo apoiados. Os gerentes e líderes precisam criar oportunidades para os membros da equipe falarem sobre a própria saúde e bem-estar. Isso pode acontecer durante as conversas individuais, coffee breaks virtuais da equipe ou mesmo durante sessões com especialistas externos em bem-estar. Tornar o bem-estar um tema de discussão entre as suas equipes ajudará as pessoas a se sentir à vontade para falar, se e quando precisarem de mais apoio.


  5. Manter uma cultura positiva no local de trabalho

    O desafio: uma cultura positiva no local de trabalho consiste em criar conexões entre as pessoas. Quase dois terços dos trabalhadores dizem que ter amigos no local de trabalho torna o trabalho mais agradável. Já um quarto procura os amigos do trabalho quando precisa de apoio tanto no local de trabalho quanto em problemas pessoais.2 Mas como é possível manter essas conexões de apoio quando as pessoas não estão trabalhando fisicamente juntas, como antes?


    A solução: de acordo com a McKinsey, proporcionar pequenos momentos de engajamento entre funcionários é fundamental para a criação de uma cultura positiva no trabalho. Os funcionários que têm a oportunidade de fazer pequenas conexões frequentes por meio de coaching, mentoria, compartilhamento de ideias e coworking formam relacionamentos mais profundos com os colegas, conseguem maior foco e níveis de produtividade mais altos.


  6. Criar o ambiente de trabalho híbrido certo

    O desafio: com o trabalho híbrido, há menos pessoas trabalhando de forma presencial todos os dias. Isso pode fazer com que um local de trabalho dedicado pareça um desperdício de recursos. No entanto, se você pretende que os seus funcionários trabalhem no escritório pelo menos parte do tempo, precisará fornecer um espaço dedicado e benefícios suficientes para que valha a pena ir até lá. Então, como o seu escritório antigo pode funcionar no novo mundo?


    A solução: seja radical. Não tenha medo de repensar o seu escritório de formas novas e interessantes. As alterações podem incluir: alugar espaços de coworking, compartilhar o aluguel com outras organizações ou descentralizar mais, com vários escritórios menores em vários locais.


    Cada empresa é diferente. Por isso, é essencial dedicar um tempo para encontrar uma solução que funcione para você e os seus funcionários. Descubra como será o espaço do escritório no futuro.


  7. Falhas de comunicação

    O desafio: a má comunicação atrasa o fluxo de trabalho, deixando os trabalhadores confusos ou perdendo informações importantes. Porém, conseguir uma comunicação eficiente e eficaz à distância pode ser um desafio. Uma pesquisa mostra que 90% de toda a comunicação é não verbal, com o significado sendo transmitido pela linguagem corporal e pelo tom de voz.3 Então, faz sentido dizer que, se não conseguirmos ver ou ouvir as comunicações dos colegas, isso provavelmente diminuirá a probabilidade de as mensagens serem compreendidas perfeitamente da primeira vez.


    A solução: as empresas híbridas devem estabelecer novos canais de comunicação para garantir que as informações importantes sejam recebidas e entendidas pelas pessoas que precisam delas. Sempre que possível, você deve tentar fazer toda a comunicação formal pessoalmente ou por meio de videoconferências ao vivo. É possível usar canais de mensagens instantâneas para incentivar a comunicação regular e organizada entre as equipes, impedindo a formação de barreiras entre trabalhadores remotos e presenciais.


  8. Integração efetiva

    O desafio: o processo de integração pode ser estressante para os iniciantes, principalmente para as equipes remotas, mesmo que a organização tenha a melhor das intenções. Tentar incorporar um novo contratado na cultura da sua empresa e informá-lo sobre os processos internos pode demorar muito mais tempo se ele precisar dividir o tempo entre casa e escritório.


    Um bom processo de integração tem várias vantagens, incluindo o aumento dos níveis de engajamento, a diminuição do tempo gasto em aprender o trabalho e a diminuição da rotatividade de funcionários. Uma pesquisa do Brandon Hall Group descobriu que um processo robusto de integração pode melhorar a retenção de novas contratações em 82% e a produtividade em mais de 70%.4


    A solução: os gerentes e líderes precisam encontrar novas soluções para que o processo de integração funcione em um ambiente híbrido. Enfatize as conexões pessoais com apresentações individuais, crie uma cultura de colaboração e feedback e estimule os iniciantes a participar de conversas e atividades não relacionadas ao trabalho. Lembre-se: a integração não é um trabalho só do gerente. Por isso, é uma boa ideia envolver toda a equipe, quebrando barreiras e estabelecendo a base para conexões sólidas desde o primeiro dia.


Você também pode se interessar por:

Faça parte do futuro do trabalho

Cadastre-se para receber as nossas análises mais recentes sobre o futuro do trabalho e do metaverso.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito

1 "Homeworking hours, rewards and opportunities in the UK: 2011 to 2020", ons.gov.uk, 2021
2 "The 2021 Post-Lockdown Friends & Happiness in the Workplace Survey", Wildgoose, 2021
3 "How Much of Communication Is Nonverbal?", Universidade do Texas
4 "The True Cost of a Bad Hire", Brandon Hall Group, 2015
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito


Publicações recentes

O futuro do trabalho | 11 minutos de leitura

O futuro do trabalho

Como é o trabalho no metaverso? O modelo híbrido veio para ficar? Embora não seja possível saber ao certo o que o amanhã reserva, você pode preparar sua organização para o futuro.

O futuro do trabalho | 12 minutos de leitura

Trabalho híbrido: a nova forma de trabalhar

Quer que os seus funcionários retornem ao escritório ou eles podem continuar trabalhando em casa? Que tal um pouco de cada? O trabalho híbrido pode ser o caminho certo para a sua organização.

O futuro do trabalho | 6 minutos de leitura

Como trabalharemos no metaverso?

Da colaboração em equipe à cultura da empresa, confira cinco maneiras como o metaverso e a realidade virtual transformarão o futuro do trabalho e dos negócios.