Como impulsionar as métricas do Workplace

Principais dicas para ajudar você a incentivar a adesão e o engajamento.

Para aproveitar bem os recursos do Workplace, convém que todos os seus colegas estejam ativos e engajados. Incentivar isso pode ser desafiador. Contudo, uma série de dados estão disponíveis para você na seção Insights, no Painel Administrativo. Eles ajudarão a acompanhar, mensurar e entender o desempenho do Workplace. Reunimos as dicas mais importantes que você pode usar para melhorar as principais métricas.

Pessoas

Pessoas

Ativados: o número de pessoas que aceitaram o convite para participar do Workplace e ativaram os próprios perfis. Para que o Workplace tenha o maior impacto possível, convém que esse número corresponda a no mínimo 80% e consiga atingir 100%.

Dicas principais:

  • Envie lembretes de ativação semanais via Workplace a todos os convidados que ainda não ativaram as contas.
  • Envie uma mensagem de ativação personalizada do CEO. Quando os líderes promovem ativamente o Workplace, o restante da organização costuma aderir ao recurso. Talvez usar o email seja a sua melhor alternativa. É possível fazer mala direta para personalizar a mensagem.

Ativos mensalmente: o número de pessoas ativas no Workplace nos últimos 28 dias. Considera-se que uma pessoa estava ativa em determinado dia se usou o Workplace em um dispositivo.

Dicas principais:

  • Faça sessões mensais de perguntas e respostas ao vivo com o CEO. As sessões de perguntas e respostas ao vivo atraem mais colegas ao Workplace todo mês. As sessões de perguntas e respostas ao vivo são uma oportunidade única para os funcionários dialogarem com os líderes em um fórum público. Faça com que o Workplace seja o único lugar em que eles possam assistir ao stream ao vivo e divulgue o evento em todos os seus canais de comunicação.
  • Transfira todos os avisos da empresa para o Workplace e use os canais corporativos, como o email, para informar às equipes quando avisos forem feitos, inserindo um link para saber mais no Workplace.

Retidos: o número de pessoas ativas no Workplace em pelo menos dez dos últimos 28 dias. Os dados mostram que 85% das pessoas retidas permanecem ativas após seis meses. Portanto, essa métrica é primordial para avaliar o desempenho do Workplace depois do lançamento.

Dicas principais:

  • Peça o apoio dos gerentes de equipes para transferir toda a comunicação da equipe e de projetos para o Workplace. Os gerentes de equipes exercem uma grande influência. Quando migram a comunicação da equipe para o Workplace, os subordinados diretos fazem o mesmo. Compartilhe recursos de aprendizado com os gerentes de equipes, como o Guia de gerentes de equipes e o artigo Gerenciamento de projetos no Workplace. Dessa forma, você os ajudará a entender como podem usar o Workplace para centralizar as comunicações e alcançar mais metas com as respectivas equipes.
  • Torne o Workplace a página inicial padrão em todos os computadores. Ver conversas e colaborações no Workplace incentivará a adesão e o envolvimento de mais pessoas.

Pessoas no Workplace: essa tabela mostra o número de usuários convidados, retidos e ativados, assim como a quantidade de pessoas ativas a cada dia, mês e semana no Workplace. Utilize essas métricas para analisar o uso do Workplace em vários segmentos da organização.

Dicas principais:

  • Dê asas à criatividade com um concurso amistoso! Use os dados da tabela Pessoas de todo o Workplace para configurar concursos de ativação que envolvam uma série de equipes e departamentos. Saiba mais no nosso guia sobre como inserir a organização toda no Workplace.
  • Use a tabela para identificar equipes e departamentos com baixo desempenho e configure sessões de treinamento para instruir os funcionários sobre como podem aproveitar o Workplace.

Ativo em aplicativos e plataformas: o dispositivo móvel cria oportunidades para as pessoas ficarem conectadas, não importa onde estejam. Descobrimos que quem usa os aplicativos para celular tem duas vezes mais chances de usar o Workplace no dia a dia.

Dica principal:

Atividade

Atividade

Use a guia Atividade para entender quanto conteúdo, como publicações e comentários, está sendo criado no Workplace. A produção de conteúdo é uma parte importante de como o Workplace pode melhorar as conexões e a comunicação na sua empresa.

Não existe uma fórmula pronta para usar essas métricas. As publicações e os comentários mensais que você fizer dependerão do número de pessoas que usam o Workplace na organização.

Dicas principais:

  • Faça uma transmissão ao vivo no grupo Avisos da empresa para elogiar e recompensar os principais colaboradores. Parabenizar publicamente os funcionários pelas atividades deles no Workplace ajuda a incentivar mais colegas a aumentar o próprio engajamento na plataforma.
  • Peça aos seus promotores do Workplace que criem grupos de avisos e feedback franco para as equipes e os departamentos deles. Além disso, encoraje-os a publicar com regularidade, assim como a interagir com publicações feitas por colegas e fazer comentários.
  • Crie um grupo da empresa toda no qual os funcionários possam compartilhar notícias, tendências de mercado, artigos de opinião e outros anúncios relacionados ao setor.
  • Crie um grupo especialmente para que os funcionários se sintam fortalecidos e incentivados a compartilhar ideias brilhantes e críticas úteis. Grupos como "Feedback sobre produtos" e "Grandes ideias" podem engajar os funcionários e ajudar você a receber feedback relevante de toda a organização.

Publicações

Publicações

Na aba Publicações, você encontra o desempenho individual das publicações de um grupo. Acompanhe o número de pessoas que viram e leram a publicação, reagiram a ela ou fizeram um comentário e como as pessoas se sentem em relação a ela. Use esses insights nos próximos avisos.

Dicas principais:

  • Formate as publicações: grandes blocos de texto costumam distrair as pessoas. Use a formatação de publicações do Workplace para adicionar cabeçalhos, marcadores, texto em negrito e itálico e até emojis e GIFs. Assim, a publicação ficará mais atraente e fácil de ler.
  • Adicione imagens: elementos visuais chamam atenção. Use-os com frequência para ampliar o alcance das publicações.
  • Compartilhe vídeos: a maioria das pessoas retêm mais informações de vídeos do que de textos. Isso faz com que o conteúdo de vídeo seja uma ferramenta altamente eficaz e envolvente para comunicações internas. Com o recurso de legenda automática, o conteúdo de vídeo se torna mais acessível e fácil de consumir.
  • Crie documentos: você tem muito a dizer? Crie um documento diretamente no Workplace e chame a atenção das pessoas com fotos da capa personalizadas, recursos de formatação avançada, bem como imagens e vídeos incorporados.

Mais recursos úteis

Mais recursos úteis