O trabalho híbrido pode realmente aumentar a produtividade e melhorar o equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal? Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios e desafios do modelo de trabalho híbrido.

Quando a pandemia começou em 2020, as empresas tiveram que encontrar maneiras de continuar funcionando enquanto transferiam os seus funcionários do escritório para o trabalho remoto de um dia para o outro.

Mas, longe de ser uma medida provisória liderada pela crise, a saída do escritório revolucionou a maneira como as empresas gerenciam as suas forças de trabalho.

Depois que o entusiasmo e o choque iniciais passaram, os líderes e os gerentes de empresas começaram a avaliar não apenas os problemas que a mudança para o trabalho remoto trouxe, mas também os ganhos. E há muitos deles.

De acordo com uma pesquisa da PWC de 2021, 83% dos empregadores relatam que o trabalho remoto foi um sucesso. Do ponto de vista dos funcionários, uma pesquisa da Poly descobriu que 64% dos trabalhadores híbridos na Europa e nos Emirados Árabes Unidos acreditam que a cultura do escritório mudou para sempre. Desses funcionários, 82% pretendem trabalhar de casa pelo menos um dia por semana e 54% planejam uma divisão equilibrada entre casa e escritório.1

Esse sucesso é devido a vários fatores, não apenas pela divisão dos funcionários em trabalho no local ou remoto. Graças a uma mistura de necessidade, digitalização, disponibilidade de tecnologia cada vez mais acessível, internet mais rápida e amplamente disponível, o trabalho híbrido e uma força de trabalho distribuída vieram para ficar.

Uma jornada ao escritório infinito

Descubra como e por que o nosso melhor trabalho acontecerá dentro do metaverso.

O que é um modelo de trabalho híbrido?

O que é um modelo de trabalho híbrido?

O que isso significa para o futuro do trabalho? Em primeiro lugar, existem vários modelos híbridos. O que os liga é que eles são fundamentalmente centrados no funcionário.

  • Rotação de grupos ou equipes: grupos designados de pessoas passam dias ou semanas alternados no escritório usando um horário fixo. Isso permite que as empresas mantenham equipes e fluxos de trabalho juntos.

  • Trabalho por acordo: o trabalho híbrido “à vontade” envolve pessoas negociando quais dias trabalharão remotamente e quais trabalharão no escritório diariamente. As equipes gerenciam isso de maneira formal ou informal, usando calendários digitais e ferramentas de colaboração para ajudar os funcionários a se manterem conectados e atualizados com as tarefas e o progresso. É o modelo mais revolucionário e centrado no funcionário, sendo altamente eficaz para maximizar a segurança, a produtividade e o bem-estar dos funcionários. No entanto, gerenciá-lo pode ser um desafio.

  • Preferência pelo escritório ou preferência pelo trabalho remoto: as empresas decidem qual modelo priorizarão. Adotar uma abordagem que prioriza o escritório significa que as organizações não precisarão se afastar muito dos métodos de trabalho tradicionais. Uma abordagem remota, em que os funcionários ficam principalmente fora do local, permite reduzir os custos do escritório.

  • Cronograma híbrido: o trabalho no local e remoto é programado por semanas divididas ou alternadas.

Mas que trabalho você deve fazer remotamente e o que é melhor no local? O trabalho assíncrono, ou seja, o trabalho feito sozinho sem a necessidade de estar no mesmo espaço ou fuso horário que outras pessoas, pode ser feito melhor remotamente. Porém, o trabalho síncrono, que envolve colaboração em tempo real com outras pessoas, pode ser feito melhor quando as pessoas estão juntas.

De preferência, as organizações devem acomodar os dois tipos de trabalho em ambas as situações, como ter áreas silenciosas nos escritórios e as ferramentas de colaboração certas para reuniões online eficazes.

Quais são as vantagens e as desvantagens do trabalho híbrido?

Quais são as vantagens e as desvantagens do trabalho híbrido?

Vantagens do trabalho híbrido

O trabalho híbrido tem muitas vantagens. Algumas delas são:

1. Satisfação no trabalho

De acordo com o Estudo Internacional de Insights do Workplace realizado com a BCW, 62% dos funcionários dizem que se sentem mais produtivos e mais conectados aos colegas desde o início da pandemia, enquanto 60% desfrutam de um melhor equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal. Os pais, em particular, se beneficiaram do melhor equilíbrio que o trabalho híbrido traz, de acordo com uma pesquisa da Hibob.2

2. Mais produtividade

O trabalho híbrido dá às pessoas a chance de se concentrarem sem distrações, como interrupções de outros membros da equipe, ruído de fundo e conversas paralelas. Trabalhar em casa, especialmente se a empresa forneceu o equipamento certo, pode oferecer a paz necessária e um ambiente mais relaxante e familiar para se concentrar.

Permitir que os funcionários planejem o próprio horário significa que eles podem programar o trabalho nos horários em que se sentem mais produtivos, sem ter que se ater ao horário tradicional das 9h às 17h. E, claro, poupa o tempo gasto anteriormente em deslocamentos.

3. Custos de escritório mais baixos

Com uma parte significativa da força de trabalho trabalhando remotamente a qualquer momento, as empresas podem reduzir o espaço do escritório. Elas também podem economizar nos custos relacionados, como móveis, taxas comerciais, seguros e taxas de serviço. Isso também levou a um aumento na disponibilidade de escritórios compartilhados e espaços de trabalho multiúso.

4. Acesso a novos talentos

Com uma variedade de opções híbridas para oferecer, as empresas obtêm acesso a um conjunto mais amplo de funcionários em potencial. À medida que o trabalho híbrido se torna a nova norma, as empresas que oferecem flexibilidade terão vantagem quando se trata de atrair e manter os melhores funcionários. A flexibilidade que o trabalho híbrido oferece pode ajudar os pais a continuar trabalhando e facilitar o trabalho das pessoas com deficiência ao lado dos seus colegas. Além disso, as empresas são menos restritas por localização quando se trata de contratação.

5. Saúde, segurança e bem-estar

Menos pessoas nos escritórios e, portanto, nos transportes públicos, facilita consideravelmente o distanciamento social. Em cidades cada vez mais congestionadas, o trabalho remoto também pode ser visto como uma oportunidade para reduzir a exposição à poluição prejudicial, acidentes de trânsito e atrasos que levam a horas perdidas e acúmulo de estresse.

No entanto, as considerações de saúde e segurança ainda se aplicam aos trabalhadores remotos. As empresas e os gerentes precisam garantir que os membros da equipe que trabalham fora do local sejam apoiados em termos de equipamentos seguros e conhecimento de boas práticas de trabalho.

Desvantagens do trabalho híbrido

1. Dificuldade em manter a equidade

Equipes de sucesso são unidas na busca de objetivos comuns, em que os membros compartilham a crença de que têm um papel significativo a desempenhar. A justiça e a igualdade precisam ser mantidas não apenas na prática, mas na percepção. Isso pode ser difícil de alcançar quando a força de trabalho é dividida em vários locais.

Existe o risco de criar uma divisão entre as pessoas "com acesso" e "sem acesso" à tecnologia. Se o trabalho híbrido não for uma opção para todos, as pessoas podem ter receio de perder o aprendizado com os seus colegas ao trabalhar em casa ou que possam ser discriminadas ou tratadas de maneira diferente.

2. Falta de comunicação entre as equipes

Quando os funcionários trabalham remotamente, eles podem se concentrar nas tarefas em vez de se envolverem com toda a empresa ou equipe. Além disso, o acesso a outras áreas e funções da empresa pode ser limitado. Isso tem implicações nas perspectivas de desenvolvimento de carreira, bem como o risco de perder oportunidades de novas ideias e debates valiosos entre departamentos ou equipes.

3. Limites confusos entre trabalho e vida pessoal

Trabalhar em casa ou em outros locais remotos pode levar a um aumento da produtividade e mais liberdade para planejar um equilíbrio positivo entre trabalho e vida pessoal. Mas também cria o risco de confundir os limites entre trabalho e casa, o que pode levar à pressão, ou seja, o funcionário se sente sempre “no trabalho” e incapaz de relaxar ou desligar.

Trabalhar remotamente, total ou preferencialmente, pode levar a sentimentos de isolamento e distância da equipe, com perda percebida de suporte e exclusão da cultura do local de trabalho.

4. Custo

Embora existam economias óbvias a serem feitas na redução do espaço de escritório, tornar uma força de trabalho híbrida mais produtiva, mais feliz e mais sustentável pode levar a custos à medida que avançamos na pandemia.

O orçamento usado anteriormente para alugar e equipar o escritório agora precisa cobrir espaços de reunião e colaboração mais versáteis, Wi-Fi acessível e mais rápido, espaços de armazenamento para funcionários que não estão no local e maior segurança em locais remotos.

Embora os trabalhadores híbridos geralmente usem os próprios aparelhos de aquecimento e iluminação, as empresas precisarão fornecer a tecnologia certa para que eles façam o trabalho, bem como móveis ergonômicos e equipamentos de escritório.

Como maximizar os benefícios do trabalho híbrido

Como maximizar os benefícios do trabalho híbrido

O trabalho híbrido e flexível faz parte do futuro do local de trabalho. Os gerentes podem evitar as desvantagens e maximizar a experiência nas empresas e na força de trabalho de várias maneiras:

  • Garanta que todos os membros da sua equipe saibam que eles têm suporte e confiança para gerenciar o próprio tempo e produtividade

  • Seja claro no que você espera em termos de trabalho, produtividade, desempenho e contribuições para a empresa e o restante da equipe

  • Forneça o melhor suporte tecnológico e digital possível

  • Envolva funcionários remotos em atividades não relacionadas ao trabalho da equipe e da empresa para incentivar a construção de relacionamentos e o trabalho em equipe

  • Planeje e programe o trabalho e as equipes para que todos saibam onde estão os outros membros da equipe e no que estão trabalhando

  • Crie e mantenha muitas oportunidades de orientação, suporte, atualizações e acompanhamentos

  • Invista em segurança de dados eficaz para proteger a empresa e o funcionário

  • Considere remodelar o espaço de trabalho para acomodar a mudança de uso dos membros da equipe quando estão no escritório

Continue lendo


Relacionado

Faça uma viagem pelo escritório infinito

1 "POLY: THE EVOLUTION OF THE WORKPLACE", Poly, 2021
2 "Return to work study: FLEXIBILITY DRIVES EMPLOYEE HAPPINESS", HiBob, 2021
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Relacionado

Faça uma viagem pelo escritório infinito


Publicações recentes

O futuro do trabalho | 11 minutos de leitura

O futuro do trabalho

Como é o trabalho no metaverso? O modelo híbrido veio para ficar? Embora não seja possível saber ao certo o que o amanhã reserva, você pode preparar sua organização para o futuro.

O futuro do trabalho | 12 minutos de leitura

Trabalho híbrido: a nova forma de trabalhar

Quer que os seus funcionários retornem ao escritório ou eles podem continuar trabalhando em casa? Que tal um pouco de cada? O trabalho híbrido pode ser o caminho certo para a sua organização.

O futuro do trabalho | 6 minutos de leitura

Como trabalharemos no metaverso?

Da colaboração em equipe à cultura da empresa, confira cinco maneiras como o metaverso e a realidade virtual transformarão o futuro do trabalho e dos negócios.