Desafios e benefícios do trabalho ágil

A popularidade de formas ágeis de trabalhar está aumentando, com um número cada vez maior de equipes adotando técnicas ágeis. Confira a seguir alguns dos prós e contras do trabalho remoto.

PRODUTIVIDADE | 6 MINUTOS DE LEITURA
agile collaboration tools - Workplace from Meta

Com foco em aumentar a produtividade rapidamente com mais flexibilidade e menos restrições, as técnicas de trabalho ágil são adequadas para a era do trabalho híbrido.

Pesquisas mostram que a adoção do trabalho ágil aumentou de 37% a 86% para equipes de desenvolvimento de software, enquanto dobrou para grupos não relacionados à TI.

No entanto, assim como muitas outras formas de trabalho, o trabalho ágil vem com seus benefícios e desafios para gerentes e equipes de liderança sênior.

Benefícios do trabalho ágil

Benefícios do trabalho ágil

Algumas das vantagens do trabalho ágil incluem:

Maior colaboração e comunicação

O trabalho ágil ajuda a criar um local de trabalho aberto e acessível para que as pessoas possam identificar e resolver problemas empresariais com mais facilidade. As equipes trabalham juntas para priorizar tarefas e cumprir prazos, enquanto economizam tempo por meio de uma boa comunicação.

Maior capacidade de resposta à mudança

Os gerentes de projeto podem ver o que precisam priorizar, tanto no início quanto no andamento do projeto. A colaboração ágil ajuda produtos e serviços a chegarem ao mercado mais rapidamente. Isso é essencial para se manter à frente da concorrência. Além disso, ela pode aumentar o engajamento dos funcionários. Por sua vez, isso aumenta o desempenho. Dessa forma, as equipes trabalharão de forma mais inteligente, sem precisar trabalhar demais.

Como eliminar o isolamento no trabalho

Quando as equipes que trabalham em projetos estão isoladas, não é fácil compartilhar ideias e informações. A comunicação ágil ajuda a conectar as pessoas certas de diferentes grupos para que trabalhem juntas em tarefas, aumentando a produtividade e a colaboração entre as equipes.

Maior satisfação dos funcionários

As equipes ágeis têm autoridade de tomar decisões e assumir a responsabilidade do próprio trabalho. Isso pode gerar um senso de autonomia e engajamento entre os membros da equipe. Além disso, o foco nas necessidades de clientes e o feedback frequente podem ajudar os funcionários a se sentirem mais conectados ao trabalho que estão realizando e ao impacto que isso tem na organização e nos seus clientes.

Definição de tarefas prioritárias

Detalhar projetos complexos em sprints ágeis cria um entendimento melhor quanto ao cronograma do projeto e das tarefas envolvidas para o cumprimento das datas. Isso significa que os gerentes de projeto podem ver o que precisam priorizar, tanto no início quanto no andamento do projeto.

Melhoria e evolução

Cada sprint envolve uma etapa de análise e avaliação, o que significa que o projeto pode se desenvolver à medida em que é realizado e não apenas no final. As equipes podem implementar e testar soluções inovadoras. Se elas tiverem sucesso, podem ser adicionadas na próxima sprint. Dessa forma, o projeto evolui constantemente.

Criação de um ambiente mais seguro para assumir riscos

Trabalhar em sprints que focam tarefas específicas em um período de tempo menor significa que as equipes têm mais liberdade de assumir riscos menores. Se um risco não valer a pena, não terá muito impacto no projeto como um todo. No entanto, se tiver, pode abrir novas oportunidade de aprimoramento.

Desafios do trabalho ágil

Desafios do trabalho ágil

Ao introduzir o trabalho ágil, há diversos desafios que as organizações podem enfrentar.

Não funciona para todas as estruturas

O trabalho ágil requer um alto grau de confiança, comunicação e colaboração entre membros da equipe. Isso pode ser difícil de conquistar em organizações mais tradicionais e hierárquicas. Para implementar o trabalho ágil, sua empresa pode ter que mudar sua estrutura. Essa mudança pode encontrar resistência.

Gerenciamento ineficiente

Muitos gerentes acham difícil abrir mão do controle e delegar responsabilidades às equipes. Para ser ágil, todos os executivos e o gerenciamento de nível intermediário e sênior devem estar cientes de que haverá mudanças nas práticas de gerenciamento de projeto. Eles devem entender os benefícios do trabalho ágil e precisam entender totalmente o que é esperado deles.

Funciona melhor para funcionários sociáveis

Em equipes ágeis, as informações muitas vezes se tornam uma mercadoria comercializada de forma mais eficaz pelos comunicadores mais qualificados. Redes sociais e conversas ad hoc se tornaram regra para compartilhamento de conhecimento e tomada de decisões. Os membros menos extrovertidos da equipe consideram limitado o acesso que têm a informações importantes do projeto.

Muito foco em equipes

A necessidade de responsabilidade coletiva da equipe pode impedir os desejos daqueles que estão trabalhando em regime totalmente remoto. Quando se espera que cada membro da equipe participe de todas as tomadas de decisão, há o risco de que os gerentes vejam os funcionários remotos como pessoas com baixo desempenho, ou até mesmo individualistas.

Quais são as diferenças entre trabalho ágil e trabalho flexível?

Quais são as diferenças entre trabalho ágil e trabalho flexível?

O trabalho ágil e o trabalho flexível são, algumas vezes, usados como sinônimo. No entanto, eles não são a mesma coisa. O trabalho flexível envolve dar aos funcionários a liberdade de decidir onde e quando eles trabalham para que possam ter um equilíbrio melhor entre vida pessoal e profissional. O trabalho ágil se trata de trabalhar de forma colaborativa e iterativa para fornecer produtos e serviços de forma rápida e responsiva.

Ele foca o trabalho sem hierarquia. Entretanto, restrições desnecessárias podem funcionar bem com o trabalho flexível, contanto que os membros da equipe consigam trabalhar juntos, seja em espaços virtuais físicos ou compartilhados.

Como gerenciar equipes ágeis

Como gerenciar equipes ágeis

Crie equipes multifuncionais

Muitas vezes, os projetos ágeis precisam da opinião das pessoas com diferentes experiências e áreas de conhecimento. Para que isso funcione, os gerentes precisam entender como criar equipes multifuncionais que podem trabalhar juntas para atingir a mesma meta.

Isso significa selecionar com cuidado indivíduos com diferentes habilidades e conhecimento que podem colaborar bem juntos. Ao trabalhar em um projeto, a equipe pode ouvir sobre os desafios em potencial de cada membro, permitindo que ela resolva problemas mais cedo e aumente a eficiência.

Incentive a responsabilidade

Antes de optar por implementar processos ágeis, você precisa garantir que seus funcionários se sintam confiantes com essa forma de trabalho.

Uma das barreiras para o sucesso da abordagem ágil é que as equipes relutam em adotar métodos de trabalho ágeis e em assumir a responsabilidade do trabalho delas. Os gerentes podem ajudar a superar isso incentivando as equipes a assumir essa responsabilidade e a trabalhar nas próprias iniciativas sem exigir a aprovação para cada ação ou decisão.

Comunique os benefícios da abordagem ágil

Uma comunicação ineficiente pode impedir que projetos ágeis avancem. É importante para o gerenciamento e a liderança comunicar os benefícios do trabalho ágil com eficácia. As pessoas precisam entender por que a organização quer adotar o trabalho ágil. Além disso, é essencial conhecer os benefícios tanto para os funcionários quanto para a empresa como um todo.

Continue lendo

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Colaboração entre equipes | 10 minutos de leitura

Crie uma colaboração em equipe

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração da sua equipe no local de trabalho, incluindo os benefícios da colaboração e como melhorar o trabalho em equipe.

Produtividade | 11 minutos de leitura

Revitalize a produtividade em um mundo pós-pandemia

A produtividade era um assunto em destaque mesmo antes dos lockdowns globais. Agora, ela é uma parte fundamental dos negócios. Descubra o que entendemos por produtividade, como a mensuramos e como aumentá-la após a pandemia.

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar remotamente: benefícios e desafios

Cada vez mais pessoas estão trabalhando de maneira remota. Muitas outras também trabalharão no futuro. Descubra os prós e contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.